Sony CLIE 300 - Palm em japonês

Aguarde! A próxima, muito suja durante o seu desenvolvimento de rumores e especulações Pocket PC é finalmente incorporada ao produto real. Sony Clié PEG-Sxxx, como é o nome completo do dispositivo - este é o primeiro minicomputador gigante japonesa de eletrônicos, correndo PalmOS. Até o momento, é o sistema PalmOS mundo operacional mais popular em dispositivos portáteis. No momento do lançamento de dispositivos baseados em PalmOS empresa que atua em Palm Inc., TRG, Handspring e Symbol. Além disso, cada uma destas empresas estão praticando totalmente abordagem independente para a funcionalidade de seus dispositivos. Além disso, para o mercado de dispositivos PalmOS são preparadas várias empresas.

"O que há num nome? .."

abreviatura CLIE representa Link Comunicação Informação Entertainment. Ou seja, Mobile, Exchange, Armazenagem e Entretenimento - estas são as quatro operações básicas de informação, para que os desenvolvedores de colocar o dispositivo. Como assim, eles conseguiram, pode dizer-se apenas depois de um tempo, mas agora o aparelho atrai a atenção com suas propriedades extraordinárias.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Atualmente disponível em duas versões CLIE - com a cor (PEG-S500C) eo display monocromático (PEG-S300), mas a versão a cores só está disponível nas lojas no Japão. As vendas de versões de cor em outros países, vai começar somente no final de (2000) anos. Por esta razão, na revisão de hoje irá considerar apenas o modelo de PEG-S300, já foram vendidos fora do Japão.

PDAs Especificações:

  • Processador: Motorola Dragonball EZ de 16 MHz
  • Sistema operacional: Palm OS 3.5
  • Memória: 8 MB de RAM / 2 MB de RAM flash / 8MB de mídia removível Memory Stick (incluído com o dispositivo)
  • Ecrã: LCD, 160x160 pixels, 16 tons de cinza
  • Refeições: As baterias Li-ion
  • Câmbio: barramento USB e infravermelho
  • Tamanho e peso: 7,30 x 1,59 x 10,85 cm, 121, a

"Sob o olhar"

Quando vi a primeira imagem do dispositivo na rede, o seu design parece um pouco "desajeitado" depois do meu Palm V com o seu design ergonómico pronunciada e as linhas suaves da transição. No entanto, agora vendo o "pouco de japonês" ao vivo, eu mudei minha opinião. O facto de o CLIE na mão dá um sentido de totalidade e EMERGÊNCIA solidez. Diria mesmo que este sentimento é mais forte entre todos os dispositivos da classe de palma (incluindo até mesmo o Palm V / Vx). Apesar do fato de que o CLIE é inferior à largura da Palm V / Vx, ele é mais fino e um pouco mais nele. Devido a isso, é conveniente usar, pois o dispositivo confortavelmente na mão. Plasticky não rangem e dobrar. Nas imagens abaixo você pode ver o CLIE, o Palm V e Palm IIIc e comparar visualmente esses dispositivos.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Outro ponto interessante é que o corpo tem os parafusos CLIE convencionais, que são facilmente extraídas com uma chave de fenda Phillips. Acho que isso vai particularmente gosto desses artistas que, com a exclamação: "Eu me pergunto o que é que ele está carrapatos dentro?" destorcer como todos os tipos de dispositivos:). Como você pode ver na foto, alguma aparência incomum CLIE dar execução ao longo dos lados das faixas de prata, semelhantes aos guias. Na verdade, aqueles que não são. Se você olhar atentamente para a foto, você pode ver que eles são parte da tampa traseira do aparelho, ajuste o painel frontal. Pequenos botões no painel frontal parece bastante agradável. Em tamanho, elas são um pouco menos de botões semelhantes Palm V / Vx.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Para se deslocar para cima / baixo são um pequeno patamar de dois pontos. Embora, como eu disse anteriormente, todas as teclas têm tamanho reduzido, têm boa resposta tátil. Ligeiramente côncavas dos botões torna quase nivelada com a parte da frente do PDA, por isso você tem que tentar arduamente para pressionar acidentalmente o botão.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Botão de controle está na parte superior do aparelho. Assim como os botões na frente, ela tem um bom feedback. Além disso, aqui é uma porta de infravermelho, slot para Memory Stick e silo (caneta de plástico para inserir informações.) A parte superior da caneta é feita de plástico, ea parte destinada a entrar, é um metal. Devido a isso, a entrada de caneta é visivelmente mais suave, o que, aliás, é incomum para a caneta de outros dispositivos.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Memory Stick módulo é realizado na ranhura, com um trinco. Para extrair, basta clicar sobre ele. Quando a "placa de memória" inteiramente utaplivaetsya no slot, coincide plenamente com a parte superior do Clié. Quando a memória está instalado, ou, inversamente, é extraída a partir do dispositivo, um sinal é ouvido em alto-falantes (mesmo se o aparelho está desligado). Além disso, quando instaladas em slots slot do módulo de memória em torno de um pequenas luzes LED. No momento, Memory Stick é um dispositivo simples para armazenar dados e programas. Além disso, os aplicativos não podem ser executados diretamente a partir da unidade. Juntamente com o MSGATE CLIE vem um utilitário especial para copiar dados de / para Memory Stick.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
No momento não desenvolver uma solução que rapidamente backup e restauração de dados. A única coisa disponível para um utilizador é manualmente copiar os arquivos e dados em armazenamento removível. Sony tem tirado a sua memória conector planos Stick o mesmo papel que o slot de expansão universal Handspring Springboard na Série PDAs viseira. Na futura produção de câmeras digitais, modems sem fio e dispositivos similares com o fator de forma de Memory Stick. No entanto, na memória, presente CLIE vara só pode ser utilizado como dispositivo de armazenamento. Não se esqueça de uma outra inovação, que a Sony tenha usado um PDA-estrutura, por assim dizer. Na parte superior esquerda dos componentes de hardware é certamente familiar para marcar muitos controle jog wheel. Como você sabe, ele tem dois graus de liberdade, ou seja, girar e além disso, para funcionar como um botão, se você clicar nele. A roda não tem o limitador, é possível transformá-lo em qualquer direção que quiser:). Progressos na roda (a rotação e depressão) bastante branda. Se você pressionar o botão seletor, enquanto na tela, as categorias de aplicativos, você alternar para a próxima categoria. Se você virar o volante enquanto estiver em qualquer categoria, você verá uma lista de pedidos nesta categoria. Percorrendo a lista usando a roda de rolagem para cima ou para baixo, você pode selecionar o aplicativo desejado. Em seguida, pressionando o seletor, você pode executar o aplicativo selecionado.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
A lista de aplicativos permanece na tela em cerca de 2-3 segundos, depois desaparece. Próximo ao ícone de um aplicativo que tem suporte para jog dial, a tela exibe a aplicação da sua pequena imagem. Endereço aplicação de livro (livro de endereços) permite que você navegue pela lista de nomes com o botão de ajudar a exercitar e selecione a entrada desejada. Para voltar à janela do aplicativo, pressione jog dial novamente. Anexo Diary (Daybook) dial joystick permite hoje. Ao clicar o botão de rolagem permite alternar entre diferentes modos de exibição (dias, semanas, meses ..). Anexo Planner (Memo Pad) com jog dial também permite que você navegue através de registros. A única desvantagem é que, por exemplo, os canhotos usar essa opção é muito inconveniente. Aparentemente, os criadores do dispositivo considerado, a porcentagem de canhotos entre os usuários de computadores de mão é pequena o suficiente e decidiu ignorá-los:). Outro recurso interessante do CLIE é a sua iluminação. Finalmente, tudo voltou ao "seu próprio caminho, e que invertida fundo chato, que" gostava "os usuários dos modelos mais recentes da Palm, finalmente, deu lugar a uma normal, familiar, contudo, às vezes Palm III.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Olhando para o CLIO luzes, podemos dizer: "Alguma coisa parece caro ..". :)
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
dispositivos de tela bastante claro e explícito.Apesar de suas dimensões são um pouco menores tamanhos de tela Palm V / Vx, não é tão pequeno como um Palm m100. Achei que a tela é bastante fácil de operar e visualizar as informações. Embora, eu acho que a tela do Palm V é ainda CLIE tela um pouco mais claro. A tabela abaixo mostra as características dos diferentes dispositivos Palm.
m100 CLIE Palm III / IIIx Palm V Palm IIIc
Centímetros 6,8 x 5 7,8 x 5,5 8,13 x 6,03 7,81 x 5,69 8,00 x 5,92

DPI 0,29 X 0,29 - 0,35 X 0,35
-
-
Coluna de som bastante claro e alto. Parece até que os alto-falantes são testados por mim antes de o Palm V e Palm IIIc soou um pouco mais quieto. Acho que para o volume é aproximadamente igual à dinâmica do m100 novo, mas infelizmente, devido à falta deste dispositivo comigo, eu não posso compará-los. A vida de CLIE pilhas é aproximadamente igual a vida útil da bateria Palm V / Vx. O desempenho global do dispositivo é bastante elevada. Em CLIE usa o mesmo processador Motorola DragonBall de 16 MHz, como no Palm V. Para medir o desempenho, eu usei um programa de Neil Pontes Benchmark (http://www.quartus.net/). Primeiro, desabilite todos os hacks em HackMaster'e, corri-lo no CLIE. Compare os resultados com os dados existentes para o Palm V, Palm IIIc, viseira e m100.
Benchmark
CLIE 120%
m100 99%
Palm IIIc 205%
Palm V 99%
Visor Deluxe 158%
Como você pode ver o mini computador da Sony tem uma velocidade maior do que o Palm V e m100, mas ainda menor do que a viseira eo Palm IIIc. Japonês PDA vem com o tempo e CLIE (bem como os dispositivos da Handspring) a troca de dados com o computador através da interface USB. Na verdade, a lidar com USB é muito mais fácil se apenas porque não há nenhuma necessidade de olhar para livre interrupção para a porta COM. Para sincronizar, você deve instalar em um ambiente de trabalho conjunto de um software especial, conectá-lo a um computador portátil através de um suporte (o chamado especial de sincronização Stand). Após isso é apenas um clique de inicialização processo HotSync, no fundo do berço até o início do intercâmbio.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Em Hanspring sincronização da velocidade viseira via USB é alta o suficiente. No entanto, o CLIE é aproximadamente igual à taxa de câmbio através de uma porta serial. Por que isso? Quando Hanspring criar o seu dispositivo, ele reescreveu completamente o aplicativo de compartilhamento de atingir a maior velocidade. Por outro lado, a Sony está apenas ligeiramente refinado o intercâmbio de software padrão. Portanto, a sincronização dos trabalhos japoneses PDA com bastante rapidez, mas ainda não tão rápido como uma viseira. E, finalmente, a última surpresa (em ferro). Sony incluiu na entrega do seu PDA é um dos lugares mais confortáveis ​​cobre, com quem eu me encontrei. Ele parecia estar envolvida em torno do CLIE corpo e, além disso, podem ser usados ​​como suporte.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
O único inconveniente, que atraiu minha atenção é a falta de ranhuras ou ilhoses para anexá-lo ao seu cinto.
Sony CLIE 300 - Palm em japonês

Software

Se falamos de software, o CLIE - um típico dispositivo PalmOS. É a versão 3.5 do controle do sistema operacional e parece e funciona como um dispositivo Palm normal ou uma viseira. A única diferença é o suporte de aplicações-chave CLIE (Catálogo de Endereços, Agenda, Planner, Scheduler) gestão jog dial. Além disso, a Sony ampliou a possibilidade de Address Book, que permite armazenar em suas fotos. Agora você nunca vai esquecer o rosto dos seus amigos (ou vragovJ). O dispositivo de entrega inclui o seguinte software adicional: PictureGear Pocket - visualizador de imagens. Função programa é aproximadamente igual a Album To Go, além disso, você pode organizar seu próprio slideshow. No mesmas imagens podem ser armazenadas, como na memória principal eo armazenamento em Memory Stick. PictureGear 4,2 Lite - permite konvertivat suas imagens favoritas no formato Pocket PictureGear para visualizá-los no seu Clié. GMedia - player de vídeo (!). Clipes podem ser armazenados apenas na memória principal (por que eles não podem ser guardados no Memory Stick, está além da minha compreensão). A velocidade de reprodução é alta o suficiente e é realmente interessante aplicação. A única coisa que falta é uma imagem a cores:).
Sony CLIE 300 - Palm em japonês
By the way, a duração do clip de cerca de 8,8 segundos é cerca de 433 KB de memória. O kit também inclui programas AvantGo (navegador de Internet) e TruSync, que pode ser usado para sincronizar dados com os dados no Microsoft Outlook ou do Lotus Organizer.

Conclusão

Sony CLIE é um minicomputador muito monocromático, equipado com 8 MB de RAM. Além disso, o dispositivo tem um fator de forma bastante confortável. Se você estiver procurando por um PDA (com tela monocromática e memória RAM suficiente), você deve ter em mente o seguinte: se o preço de PDA Sony Clié, Palm preço Vx mesmo para o seu hard-ganhou "verdes" que você recebe um slot adicional, Memory Stick, com os já incluídos no kit 8 MB de armazenamento. Você também terá de comunicar com o PC através de manipulador de interface USB e especial jog dial, e mais fácil com o dispositivo. Então, se você escolher entre o Palm Vx e CLIE, eu acho que a melhor compra será handheld da Sony. Se você estiver procurando por um dispositivo com capacidade de expansão máxima, não há concorrentes na Hansdpring Visor Deluxe, com uma ranhura Springboard, e hoje temos muitos módulos diferentes para ele. E se você está procurando o menor dispositivo PalmOS no mercado, você tem que olhar para o Palm Vx, que tem a este respeito, não rivais. Boa sorte com sua compra!

Prós:

- Memory Stick e uma unidade já está incluído no kit

- Switch Jog Dial

- USB do berço

Contras:

- A velocidade de sincronização via USB sincronizar apenas ligeiramente mais rápida através da porta serial

- Não há nenhuma maneira de rodar aplicações diretamente da unidade Memory Stick

- Jog Dial não é adequado para canhotos Fontes, Materiais:

PalmQ Online

O parafernálias

Os autores, em tradução:

Oleg Krulikovsky