|
A popularidade do sistema de navegação para PDAs PocketGPS Pro Moscou chegou muito perto do marco usuário milésimo. Nos próximos dias serão registrados cópia do número redondo-10 000. esperando PocketGPS "Jubileu" do usuário Pro para um presente valioso, que pode ser encontrado aqui. Enquanto isso, em antecipação a este importante acontecimento, decidimos entrevistar o chefe do grupo de desenvolvimento de sistemas de navegação da empresa MakTsentr Andrey Kuznetsov, a fim de descobrir como ele vê o presente eo futuro do programa, em particular, e do mercado de navegação na Rússia como um todo. Antecipando um pouco, vamos dizer que rosado, apesar das "dores de crescimento" ... HPC.ru: dez mil usuários do sistema de navegação - é muito ou pouco? AK: Depende de quem e em que ângulo visual. 10.000 exemplares vendidos por 2,5 anos. Europa ou da América - números pequenos. Mas para a Rússia, onde o mercado de navegação está em sua infância, ele é bastante grande. HPC.ru: É sabido que a pirataria de software na Rússia extremamente elevada. Você quis interferir com a pirataria? AK: Hmm ... Vamos contar. O volume de produtos falsificados na Rússia é realizada em 85%. Esses dados, em qualquer caso, os resultados da Microsoft, o principal adversário interno de pirataria. Ele, também, para que alguém se refere. Eu acho que parece baixo, mas não a essência. Suponha-se que 85% - do total do mercado. Em seguida, o número verdadeiro de todos os usuários PocketGPS Pro - cerca de 65 mil ruim. Considere a perda de rendimentos? Mas mais não é tão simples. Estes 55 mil imigrantes ilegais são divididos em vários grupos. O primeiro - Os fãs de "brindes" que nunca vai comprar o software licenciado. Princípio. A segunda - os pobres, que bem precisa de uma navegação do carro. Em seguida, vêm o preguiçoso, apressado e atarefado. Para comprar algo, você deve ir a algum lugar. Pelo menos para emitir um cartão de crédito e colocar dinheiro no banco. Depois de adquirir o programa, terá que esperar para ser trazido. Basta alguns minutos para vasculhar na Internet e encontrar ou não encontrar, e esquecê-la dentro de meia hora. E o último grupo - são "testadores", que quer ter a certeza que vai dar dinheiro para a coisa certa. Poyuzat para começar. So. Muito poucas pessoas a partir dos últimos dois grupos chegaram à conclusão de que, eventualmente, comprou a licença Pro PocketGPS. Por quê? Em seguida, as atualizações, novos mapas, suporte e tudo mais. Sim, e "o dinheiro hack", por assim dizer, geralmente abaixo da média. E para aqueles que querem poyuzat, pode oferecer quase totalmente a versão demo funcional. A partir desta versão 2.4.0, que serão recolhidos periodicamente. É verdade, as atualizações de mapas para o demo são raros, mas é também uma demonstração. Se você somar, então - sim, sem pirataria teria sido melhor. Mas nossa experiência nos diz que este não é fatal, se o produto é interessante e as pessoas querem. HPC.ru: Você não luta com os piratas? AK: Eu não diria isso. Pelo contrário, eu diria algo contrário. Um conjunto de ações é muito ampla: de acesso ao programa de proteção tecnológica de atualizações, mapas e assim por diante. Obras bom suporte técnico, e os usuários apreciam. Algum tempo atrás, entrou em associação anti-pirataria "Russian Shield". Isso deve reduzir o número de pessoas dispostas a roubar outra pessoa. HPC.ru: suporte técnico está disponível o tempo todo? AK: Até agora, apenas em dias úteis e durante o expediente. Gostaria de estendê-lo para a noite e fins de semana, mas até para isso não é possível. Trabalhando em todo o site www.pocketgps.ru relógio, há um registro automático, as atualizações de arquivo que contém uma base de conhecimento de pequeno porte, etc HPC.ru: By the way, o tempo todo. O que há de novo é esperado nos próximos meses? O que se alegrarão no ano novo? AK: Eu estou feliz em responder a esta pergunta. O fato de que tivemos um longo período de evasivas, "preencher a lacuna" e construir uma equipa que finalmente terminou. Agora vamos começar a pagar, para que os nossos amigos vão encontrar um monte de coisas interessantes. Em primeiro lugar, estamos trabalhando em total compatibilidade com o Windows Mobile 5.0. Cabe a nós agora - a prioridade número um. Em segundo lugar, o cardeal foi redesenhar a interface do usuário. Modern PocketGPS Pro - Sistema supernastraivaemaya muito flexível.Rota, por exemplo, pode abrir cinco maneiras diferentes. Ou seis. Mas ... lá, como se dissesse: o outro lado. Necessidade de ler as instruções. Algumas coisas são bem concebidos, mas percebeu não muito sucesso. Em geral, o programa deve se tornar mais e mais compreensível para as pessoas. O conceito geral: rapidez, simplicidade, clareza. Um mínimo de cliques às ações. Evidência de cada ação. Gerenciando o dedo sem a caneta. Diga-me mais sobre o que vai aparecer muito em breve. Em primeiro lugar, será que as novas configurações. Simples, compreensível, extensível, organizada no princípio Configurações Pocket PC. Em segundo lugar, serão aplicadas para controlar o brilho de energia e na tela do PDA em si PocketGP Pro. Em terceiro lugar, será implementado o teclado "grandes", construído em PocketGPS Pro, projetado para colocar um dedo sem a caneta. Devo dizer que sobre o seu projeto teve que quebrar a cabeça, mas, eventualmente, ter uma interessante e original. Para teclas maiores, conseguiu economizar bastante espaço na tela e não perder a funcionalidade de um motor de busca, entre outros. A quarta mudança - o novo utilitário-GPS. Ele é projetado para conectar facilmente o receptor GPS. Toda a informação proveniente do receptor, será exibido na janela principal. Com ele você pode aprender sobre o estado do receptor no momento do estado da conexão do céu, o número de satélites utilizados para realizar a busca automática de portas que acessar o padrão NMEA-console - escrita e leitura de arquivos de log NMEA. No início do GPS utilitário aparece como um aplicativo separado, que pode ser baixado gratuitamente. Em seguida, incorporá-lo em PocketGPS Pro, mas o download gratuito continuará. Haverá busca novos diálogos, POI e Waypoint'ov, afiada sobre a gestão de um dedo, padronizado, fácil de entender. Por guia, você pode estar em um clique Get Directions. Há poucos mais importante "pequenas coisas" que nós pretendemos fazer, sem demora. Nós perguntamos sobre isso há muito tempo. É, por exemplo, exibidas em uma tela alguns diagramas, mas também sobre como alterar a aparência de um ponto, o que mostra a posição GPS no mapa (agora - a máquina vermelha). Pode mudar o veículo tipo, tamanho e cor. Haverá várias opções e clique em modo de "circulação". By the way, com este botão, voltamos anedota. Significava o volante. O estilista desenhou um volante bonito ", com três raios, no estilo do 30-s. Mas o botão de roda pouco se transformou em uma estrela de três feixes muito reconhecível. Agora o seu chamado - o botão "Mercedes". Nós acabar com a discriminação de marcas de outro carro (embora inconscientemente), mas ela vai fazer até que eu digo. Surprise. Segure e mais alguma coisa na manga ainda. E quando a gente acabar com essas agradável, mas ainda mudanças externas, desça a sérios problemas - roteamento e avisos do sistema. Há, também, tenho trabalho a fazer. HPC.ru: Não solicitado uma voz masculina? AK: Sim, mas isso é apenas detalhes. Alterar o formato de compressão de sugestões. Será que tem várias opções. Possível, gravar os seus próprios avisos. Mas o mais importante - irá finalizar o sistema de posicionamento na rota. Dicas devem respeitar a situação do tráfego. "Left" deve significar apenas à esquerda, e não um pouco para a direita e depois para ligar ... HPC.ru: O que vai mudar em termos de roteamento? AK: o problema será resolvido tendo em conta os movimentos da taxa de câmbio durante o percurso. Que o programa não se ofereceu para ir no sentido oposto ao movimento real da máquina. Agora, isso acontece quando imprecisões cartões e "cuidado" receptor GPS. Na outra chave da qualidade de roteamento - na confiabilidade e validade kartosnovy. Hoje, os cartógrafos não têm tempo para o desenvolvimento de Moscou. Cartão atrás da vida real. Em Moscovo, por 2-3 anos para a construção de casas e metade de um ano na rede rodoviária. Nos arredores de Moscou, a situação é geralmente APB ... Para ser justo, esse problema não é apenas da Rússia. Mapas em qualquer lugar para trás os tempos. Só temos essa lacuna, enquanto fatal, e mais distante de Moscou, o pior. E para a precisão de roteamento kartosnovy novamente, não naiperveyshee condição. Na Europa o problema - é a densidade da rede rodoviária ea distribuição uniforme da população na superfície (e em todos os lugares para construir algo e quebrar). Temos outras circunstâncias: restrições draconianas, a um monopólio total em conjunto com a inconsistência dos departamentos e razdolbaystvo. Mais uma vez, muito quebrar e construir. Mapas na URSS foram desenhados exclusivamente para os militares ea KGB. Sempre foi, e em grande parte permanece até hoje.A situação está a mudar para melhor. Mas não tão rápido quanto você quiser, porque a inércia é forte, e muitos lucrativos status quo. HPC.ru: O que posso fazer para ter aparecido nos mapas Rússia precisa? AK: Bem, eu não sou um cartógrafo ... Para começar, talvez seja possível levantar a indústria cartográfica, abolir todas as restrições aos mapas de detalhe e precisão de posicionamento. Mas um par de meses atrás, o Governo decidiu ainda deixar tudo como está. Ou seja, para prender e não soltar. Minha humilde opinião é que na vida a precisão dos mapas será determinada por nossa maneira usual: viabilidade econômica para a tomada de decisões vitais e os laços pessoais aguardando as decisões. Deixe-me dizer mais sobre o que realmente está acontecendo, não há discussão sobre o tema "O que eu faço." Agora na Rússia buscando vários fornecedores europeus de SIG para a navegação automóvel. A empresa holandesa Teleatlas NavMaps e sua parceira russa conseguiu angariar o apoio da Roscartography ". Eles começaram com Moscovo: ter um dos melhores disponíveis até à data, mapas locais e "sair" dela, que é comparado com a rede rodoviária e golpeou-a no mapa, com sinais de trânsito, marcas, etc Agora, eles são tratados com Pedro, em seguida, proceder a outras grandes cidades. De acordo com o padrão "Teleatlas" As cidades devem ser ligados rodovias. De tal forma que toda a rede rodoviária mapeados podia se mexer, abrindo o caminho de cidade para cidade. HPC.ru: Como vai evoluir PocketGPS Pro em conexão com a aparência de mapas Teleatlas? AK: "hoje MakTsentr tem, na minha opinião, a melhor tecnologia nacional de navegação para automóvel - PocketGPS Pro. "Teleatlas" tem um kartosnovy notável desenvolvimento da tecnologia de navegação para automóveis, e um conjunto de cartas para a Rússia. Como poderíamos ir após o outro? Nós estamos cooperando ativamente. Tão significativa que nós temos uma versão experimental do PocketGPS Pro com suporte para cartões "Teleatlas. Aqui estão alguns "experimental" screenshots. cartão "Pintura" e colocando os nomes na imagem estão em versão alfa.
|
|
HPC.ru: Há planos para lançar uma versão comercial PocketGPS Pro no mapa "Teleatlas? AK: Quando eu não posso responder. Em qualquer caso, não será amanhã. Hoje, nós trabalhamos com as melhores cartas, na minha opinião, o fornecedor nacional de navegação GIS em Moscou, a empresa de consultoria Geocenter. Este SIG é fornecido Moscovo - região de Moscou. O "Teleatlas" área parece, a julgar pelos detalhes do seu parceiro russo, NavMaps, no segundo trimestre de 2006. By the way ", Geocenter Consultoria também está ativamente trata de outras regiões, de modo que o monopólio neste mercado não nos ameaçam. HPC.ru: PocketGPS Pro Moscou - que é ótimo. E como sobre Sankt-Peterburg, Novosibirsk, Yekaterinburg e outro? AK: Eu tenho um pouco sobre isso. Você ouve por todos os lados que a navegação de automóveis na Rússia está apenas começando. Tenha paciência. Dois anos atrás, começamos em Moscou. Agora desenvolveu um interesse em outras regiões. Temos ofertas interessantes de nossos parceiros e estamos indo definitivamente para expandir a geografia PocketGPS Pro. HPC.ru: Você planeja desenvolver PocketGPS Pro não é para PocketPC?
|
AK: Não só é planejada, mas agora ainda tem algo para se gabar. Criada em computador de navegação e CARMAN eu Bestway vendidos com Pro PocketGPS a bordo.Agora, o trabalho que temos avtonavigatorov promissor várias novas marcas muito conhecidas. Alguns deles têm a chegar ao mercado no início de 2006. Como um sistema de navegação, mais uma vez, escolhido PocketGPS Pro. HPC.ru: E sobre outras plataformas? AK: Para o Palm OS em seu estado atual - Definitivamente não. Eu mesmo já estive com a Palm, mas será o primeiro adversário de tal desenvolvimento. Se a Palm vai migrar para o Linux, seria razoável, então nós pensamos. Smartphones com Symbian - um interessante, mas difícil de navegar do produto. Variedade de interfaces de usuário, os recursos de hardware modesto ... Com a abundância de hoje de problemas Symbian têm de ser adiados. Mas para os smartphones baseados em Windows Mobile 5.0 - por que não? O abismo entre eles e os convencionais PDA WM-se estreita. Em breve será possível saltar. E esses telefones inteligentes tornam-se mais e mais. Em geral, pense nisso. HPC.ru: Quem você considera seus principais concorrentes? AK: Não são muitos. Este ocidental e oriental sistemas de navegação. Por exemplo, o TomTom Navigator, Destinator, Navigon. Grave e de desenvolvimento caros, popular na Europa. Na Rússia, eles não estão disponíveis, mas é uma questão de tempo. O segundo concorrente - navegantes carro construído. Hoje 10% dos carros (acho que no mundo) estão equipados com sistemas de navegação integrados. Se a Europa ea América são geralmente carros de alta classe, no Japão - já é a mais comum. Eles também virão para a Rússia, desta vez não está muito longe. No entanto, na minha opinião, estes concorrentes não podem ser tanto nossos inimigos como aliados. Agora, o mercado não é suficiente massa crítica para iniciar a reação em cadeia. É assim que o mercado de PDA em 1997: o período romântico de entusiastas, os pioneiros, os fãs. Depois vem a vendas e marketing, e romance é convertido em dinheiro, embora seja uma vergonha. Após 2-4 anos, o mercado da Rússia irá navegar para a fase de "início das vendas maciça." Os jogadores mais interessante, e os mais activos eles irão se comportar, quanto mais cedo isso vai acontecer. Da minha perspectiva, vindo até nós os produtos da Western - o benefício do plano estratégico, embora o operacional-tático, que será mais difícil. Mas a concorrência - uma coisa útil, faz spinning e inventar algo novo. HPC.ru: E sobre os concorrentes russos? AK: Você está falando? Na Rússia há alguns interessantes programas de GPS, por exemplo, GIS Russa, Novosibirsk produtos de Vito. Mas esta não é a navegação automóvel. Pelo contrário, é um receptor superGPS, com uma série de funções, uma das quais é para ver os mapas e desenhos em sua posição GPS. Mas a navegação do carro - isto é, em primeiro lugar, a rota eo tráfego sobre ela para obter dicas. Bem, ainda em busca de objetos, talvez. Alternativa sistema de navegação russo em termos técnicos, agora não pode competir com seriedade PocketGPS Pro. Eles são muito inferiores em velocidade e funcionalidade. Na estética, enfim. elementos da interface do usuário de alguns destes sistemas, "emprestado" de nós, e, na minha opinião, não muito sucesso. Provavelmente, "alternativschiki" estão bem posicionados como aplicações de baixo custo OEM, se um vendedor quer salvar a funcionalidade. Em geral, é difícil avaliar a nossa posição competitiva em termos comerciais, porque eu estou longe de ser o departamento de marketing. Na minha opinião, PocketGPS Pro tem bons números de vendas. Estamos PocketGPS posicionamento Pro como um caro, mas vale o dinheiro pedido. HPC.ru: Finalmente eu quero ter um interesse no destino do "irmão mais novo", MacCentre PocketGPS. Você vai manter e melhorar? AK: Sim, nós estamos indo. Em MacCentre PocketGPS tem grande potencial. Infelizmente, os nossos recursos não são suficientes para o desenvolvimento deste programa GPS. Em primeiro lugar, deve melhorar o desempenho dos mapas raster para remover a restrição em seu tamanho máximo, adicionar os cartões sindical no "Atlas". Precisa ser feito e com o apoio de vários sistemas de coordenadas, como os mapas em papel raramente são criadas no sistema WGS-84. Bem, na verdade, um monte de coisas que eu quero fazer, se será possível. By the way, algumas características MacCentre perekochuet PocketGPS futuro PocketGPS Pro. HPC.ru: Muito obrigado para a história detalhada e interessante. Desejamos-lhe sucesso contínuo, planos e, claro, o milésimo aniversário início vinte. Os autores, em tradução: