Notebook: menos, mais fino, mais leve

Recentemente, os fabricantes de laptops muita atenção no subnotebook chamado - um dispositivo que combina conveniência e ampla funcionalidade de um notebook com uma mão e do tamanho e peso relativamente pequeno, PDAs inerente - sobre o outro. Visão geral dos modelos mais populares. Há muito tempo atrás, no reinado do lendário "dvushek" Os engenheiros da empresa japonesa Toshiba lançou o primeiro computador portátil como computador portátil, freak pelos padrões de hoje, pesando 70-10 kg, e alimenta apenas na rede. Mas, então, foi uma inovação - o primeiro PC móvel que você pode levar com você onde quer que vá - fantástico! Conforme o tempo passava, havia laptops, de acordo com os computadores atuais móveis que estão a ter um peso de 2 a 4 kg e uma bateria, pode assegurar a aplicação da maioria das funções de um PC moderno. Mas para uso rotineiro em condições de estrada, mesmo que estas máquinas eram muito pesadas. Por isso, recentemente, muita atenção para os fabricantes de laptops no subnotebook chamado assim - dispositivos que têm um peso inferior a 3,5 libras (cerca de 1,6 kg) e uma espessura de 2 a 3 cm de comprimento e largura do computador móvel é determinada principalmente pelo tamanho da o teclado ea tela, de acordo com esses parâmetros subnotebooks não diferem dos notebooks convencionais. Apesar do seu peso e características de tamanho entre laptops e handhelds clássica teclado (PDAs), subnotebooks são uma solução de compromisso, que combina facilidade de uso e funcionalidade rica notebook com uma mão e do tamanho e peso relativamente pequeno, PDAs inerente - sobre o outro. Mas, como qualquer outro compromisso, a sub-notebooks têm suas desvantagens. Talvez a mais significativa delas é a aplicação, a fim de reduzir o peso e dimensões, principalmente a espessura, bastante inconveniente para usar discos rígidos externos. E as pilhas de tamanho pequeno porte fornecem menos tempo de funcionamento, portanto, a fim de manter um tempo de funcionamento aceitável, os desenvolvedores têm deliberadamente limitar a capacidade de sub-notebooks, embora nos últimos anos, com o advento dos mais recentes processadores e outros componentes com muito menos do que antes, consumo de energia, este problema desaparece gradualmente no fundo.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Abertura da era da computação móvel, Toshiba, e depois não liberado da palma da mão mãos, propondo em 1997 uma bem-sucedida, por sua vez, uma série de subnotebooks Libretto. Nesta série o tipo de processador Pentium, variando de 75 MHz no 50ST modelo low-end, e terminando com o Pentium MMX 166/233, nos modelos mais populares de Libretto 100/110ST sucesso e sobreviveu até hoje. Ser computador quase completa, equipada com um disco rígido que automaticamente permite que você use o sistema operacional Windows 9x, visor TFT a cores, que suporta trabalhar resolução de 800 x 480 e 32 megabytes de memória expansível, Libretto ainda capaz de executar a maioria das tarefas, que se concentram em notebooks maiores. Para manipular objetos na tela usando um mini-joystick Accupoint tipo, localizado na tampa de um subnotebook, o direito do ecrã. Sistema de som inclui 16bit placa de som estéreo, realizada no chip Yamaha OPL3 e é compatível com SoundBlaster Pro, microfone embutido e alto-falante mono. Para se comunicar com o mundo exterior, mas construído porta IR, junto com um porto replicador de portas: serial RS 232, saída VGA, paralela (ECP) e PS / 2 para mouse e teclado externos.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Lógico continuação eo desenvolvimento Libretto série foi uma série Portege 3hhh. Nesta série, a empresa Toshiba, um aumento modesto em tamanho e peso dos sub-notebooks, recebeu sistemas poderosos, capazes de competir com os últimos modelos de notebooks de tamanho normal.Até à data, o modelo de produção são 3440ST e 3480ST, diferindo apenas o processador só é aplicável (Pentium III 500 e 600, respectivamente, enquanto o segundo suporta SpeedStep - tecnologia proprietária de poupança de energia da Intel) e HDD. A configuração padrão Portege, como Libretto, vem com apenas uma unidade externa de disquetes, e para aqueles que desejam usar o CD-ROM, você deve comprar um modelo externo com a conexão PC através da porta-cartão. Manipulador Accupoint, como em todos os "grandes" laptops Toshiba, localizado no 86-tecla do teclado, quase em tamanho real. bateria de lítio removível proporciona um tempo de operação contínua de até 3 horas, mas há uma bateria de alta capacidade opcional, e com ele neste momento já aumenta até 8,5 horas.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Utilizando as soluções de design aplicado no libreto, uma empresa japonesa Cássio lançou uma família de netbooks muito bonito sob o título geral FIVA. Até à data, existem duas versões: MRS101 e CPU usando MRS102 / vídeo integrados processador Geode National Semiconductor (Media GX) 200 / 233 MHz, disco rígido de capacidade de 3,2 / 6 MB de RAM e uma capacidade padrão 32/64 MB, respectivamente. Ambos os modelos utilizam alta qualidade polegadas SVGA display 6.7, a tecnologia Hyper TFT de silício amorfo (HAST). MRS102 modelo, aliás, pode nem ter incorporado um modem V.90 (M63E) ou não (M62E). O subsistema de áudio é composto por uma placa de som compatível com Sound Blaster 16, microfone embutido e alto-falante mono e saídas para fones de ouvido e de linha (estéreo), similar às soluções usadas em subnotebooks maior parte das empresas. Para a comunicação com os modernos equipamentos, incluindo computadores de mesa, existem portas USB e infravermelho, e para o legado (COM, LPT PS / 2) - tem que usar Port Replicator. Desenvolvendo ativamente modelo udavshuyusya, a empresa planeja lançar Cassio ainda outra modificação da FIVA, com base em modernas vysokoekonomichnogo processador Crusoe - FIVA MPC-206. Sendo uma verdadeira solução de ponta oi para esses dispositivos tamanhos pequenos, o novo modelo está equipado com integrado IEEE-1394, 100Base-TX Ethernet, modem, slot para CompactFlash e PC Card. Bem, esses "presentinhos", como 8,4''de tela LCD a cores, 128 MB de RAM e 20 GB de disco rígido apenas partiu e assim ter uma imagem clara. Mas o principal destaque de que ainda não este - o portátil tem dois sistemas operacionais, Windows Me e Linux, e alternar entre elas com o interruptor montado na lateral!
Notebook: menos, mais fino, mais leve
A maioria dos pequenos portáteis fabricados pela Sony, inclui uma linha de VAIO PictureBook C1 XX, e diferem de todas as outras subnotebooks presença de built-in câmera de vídeo que funciona, além de vídeos, também na foto. Ele usa um 1/6-inch CCD-matriz (350 mil pixels) que cria o tamanho da imagem é de 640 x 480. Hoje, esta linha inclui vários ultrapassadas e já terminou o seu ciclo de produção do modelo VAIO PictureBook C1 XS, construída sobre o bom e velho processador Intel Pentium II 400 MHz, e substituiu o seu VAIO PictureBook C1 VN, que utiliza a mais recente "grito" modo de computador - muito sensacionais nos últimos anos processador Transmeta Crusoe TM5600 empresa, com clock de 600 MHz na posição normal e 300 MHz - em modo de economia. Mas esta é uma jóia desta série, eu acho que ainda não está construída e, francamente, não entendo muito bem porque você precisaria de uma câmera de vídeo, e nenhum processador exóticas, mostrando o caminho, resultados muito modestos em comparação com seus concorrentes da Intel, e um espectacular monitor LCD.Display (proporção de 2,13: 1, tamanho da imagem de 1024 x 480 pixels, 8,9 polegadas de diagonal) afeta a qualidade da imagem - mesmo pequenas fontes é perfeitamente legível, e da imagem em movimento não é a inibição perceptível, típica para a maioria dos painéis LCD. A Sony, com persistência invejável usa seus novos desenvolvimentos em todos os seus produtos, promovendo-os como candidatos para os padrões da indústria no futuro. Assim, em VN PictureBook C1 é o Memory Stick para cartões de memória flash patenteada utilizada nos modelos mais recentes da tecnologia da Sony - a partir da gravação de câmeras de vídeo, e ganhando aceitação, e outros fabricantes de equipamentos de informática. Outra novidade - a roda Jog Dial, usando o que, é muito fácil de controlar o cursor - para percorrer os itens do menu, é suficiente para rodar o Jog Dial, e fazer uma escolha, basta pressioná-lo. Todos os subnotebooks da Sony, ao contrário de outros fabricantes, estão equipados com alto-falantes estéreo, o que só enfatiza mais uma vez, o mais poderoso foco de multimídia, mas bastante caro sub-notebooks da Sony.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Sua segunda série de sub-notebooks, "SR", a Sony está se posicionando como uma série de computadores portáteis para trabalho ou lazer. O modelo antigo da série, PCG-SR17K, apesar de seus mais de tamanho modesto e peso, em seus parâmetros de base pode dar chance a muitos laptops, mas também novos desktops. Com dimensões ligeiramente maiores do que a série anterior C1, SR tem um pouco maior tamanho widescreen LCD e um teclado, um lugar para tocar o site Touch-pad, que em alguns casos, muito mais fácil apontar pá Stick, foram utilizados para a série C1. Naturalmente, juntamente com touch-pad está presente ea roda Jog Dial, no entanto, como um slot para cartões Memory Stick, que se tornaram familiares atributos Tecnologia Sony. Além disso, se estamos falando de original "gadgets", gostaria de salientar a presença de interface iLink (IEEE 1394), utilizado em todos os laptops da empresa. Esta interface se tornou de facto o padrão em tecnologia de consumo de vídeo (aliás, quase todas as filmadoras Sony estão equipados com as últimas gerações deles), são cada vez mais migrando para o novo mercado de discos rígidos externos, onde ele conseguiu a oposição não só a interface comum, USB 1.0, mas também bastante competitiva relativa ao seu justo parecia ser muito mais produtivo versão do USB 2.0. Subnotebook vem com um drive externo FDD 3.5 ", mas agora CD-ROM (ou DVD-ROM), com placa de interface RS-de comprar mais separadamente.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Muito prazer em representar os produtos russos em uma série de ilustres computador "de marca". Sob a marca RoverBook empresa russa Infomash "oferece uma vasta gama de notebooks bastante barata, mas de alta qualidade. Nesta série Voyager modelo MT4 com razão pode reivindicar o título de "subnotebook". E deixe-se de um modelo de réplica M722 Taiwan MiTAC MiNote, deixar-se notebooks, na melhor das hipóteses, só vai no nosso país da caixa, não é de forma alguma prejudicar as realizações do Infomasha "como uma das líderes no mercado computadores móveis. Depois de muito tempo não é nenhum segredo que mais de 90% de todos os produzidos no mundo dos laptops - um nativo de Taiwan, e este número inclui todos, sem exceção, o modelo reconhecido "marcas". Voyager MT4, baseada no chipset Intel 440MX-100 suporta todos os processadores modernos móveis da Intel, incluindo Celeron'y sob o ônibus de 100 MHz e tecnologia SpeedStep Pentium III (SS).Ao contrário da crença popular, amplamente elogiado SpeedStep, implementado no Pentium III SS, e permite que o processador quando ligado a uma bateria de reduzir a sua velocidade de clock e reduzir a tensão de operação de 1,65 V a 1,35 V e, consequentemente, reduzir o consumo de energia, não traz notável benefícios do sistema equipado com processadores como antes, muito mais barato do Celeron-s. Afinal, em sistemas reais, o consumo de energia da bateria, não só o processador, mas a lógica do sistema, memória, disco rígido, controlador de vídeo, painel de LCD e outros componentes, ea contribuição do processador no consumo total de energia é modesto, assim economizando cerca de 1 W, resultante da utilização da tecnologia SpeedStep, dissolve-se em dezenas de watts consumidos por outros sistemas do notebook. Um recurso interessante do MT4 é a presença de até 4 slots de barramento USB, conector promissor barramento IEEE 1394, e modem embutido que suporta protocolos K56Flex e V.90 e 10/100 placa de rede Ethernet jamais será supérfluo. Em comunicação de dados em geral, e todos os outros, apresenta um subnotebook Voyager MT4 tudo em perfeita ordem.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Em uma ampla gama de laptops fabricados por um consórcio de Fujitsu Siemens, subnotebooks designado letra "B". No mercado russo, hoje, existem dois modelos como: No-2154 e B-2131, não são muito caros, mas as decisões bem equilibrada com base no Celeron 450 e 400, respectivamente. Uma característica interessante que os distingue de uma longa linha de dispositivos semelhantes, é a organização de gerenciamento de objetos na tela - além do usual tipo anipulyatorom QuickPoint, localizado entre as teclas do teclado, use a entrada de caneta diretamente na tela sensível ao toque usando um staylusa especial que acompanha um subnotebook. ferramentas especiais, oferece entrada de caneta no máximo, são fornecidos. Na adição de padrão é um replicador de portas (aliás, ambos os modelos têm intercambiáveis) e unidade de disco externo de 3,5 "CDROM externo mesmo 24x é opcional. Subnotebook ThinkPad 240 é produzido pela IBM por um bom tempo, indicando uma capacidade grande reserva, que foi originalmente inerente a este modelo. Não é o último papel foi o fato de que o subnotebook desenvolvedores, não perseguir tamanho ultra-slim, criaram um modelo é apenas ligeiramente menor do que o notebook normal, mas o tamanho do teclado foi mantida em 95% do padrão, o que torna o trabalho com ThinkPad conforto 240 especial. Além disso, os portos mais utilizados são construídos diretamente no próprio laptop, por isso não há necessidade de usar a um replicador de porta externa, que é necessário para a maioria dos subnotebooks outros. versões mais antigas ThinkPad 240, equipado com um processador Pentium IIISS 500, tem bateria de lítio de 6 células, que fornece até 4 horas de operação contínua, enquanto os seus jovens "irmãos" que os processadores utilizam Celeron 300-450, para reduzir o peso e, mais importante, o valor, trabalhar com uma bateria de 3 células, eo período de operação contínua em Eles são apenas duas horas, mas, no entanto, e este valor é bastante aceitável.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
A empresa de desenvolvimento mais recente na classe de subnotebooks Dell - modelo L400, que é uma poderosa estação de trabalho (processador Pentium III 700 MHz com suporte para SpeedStep, no pacote standard - 6 GB de disco, 128 Mb de RAM, pré-carregado com o Windows 2000) com um peso de pouco mais de 1, 5 kg e uma espessura de 2,5 cm para aumentar a quantidade de memória, há um slot na placa-mãe onde você pode instalar o tamanho do módulo de 64, 128 ou 256 MB. Vem com uma externa de 3,5 "FDD, mas opcional, você pode usar um drive externo:. 24X CD-ROM ou CD-R / RW, 8x DVD-ROM, Zip 250 de 12.1 polegadas LCD monitor suporta uma resolução de 1024 x 768 a 24 bits de cor.Seguindo as últimas tendências no modo de computador, L400 subnotebook tem um "on board" não apenas um modem e placa de rede integrada, que garante o proprietário da interação com o mundo exterior, sem quaisquer problemas.
Notebook: menos, mais fino, mais leve
Como o mais leve e fino na série de prestígio Armada, M300 subnotebook é merecidamente orgulhosa da empresa Compaq. Confiabilidade e durabilidade do computador em difíceis condições das estradas, prevê uma carcaça robusta feita de ligas de magnésio luz. Para expandir o escopo deste subnotebook é possível usar o console de Expansão Unidade Móvel (MEU), que é simplesmente cruzou para a Armada M300. O console vem com um drive-24X CD ou DVD 8X Multibay na baía de uso múltiplo (que é o padrão para outras séries Armada). Neste compartimento também pode definir o drive LS SuperDisk-120, uma bateria de iões de lítio extra, capacidade do disco rígido secundário de 6,4 GB ou simplesmente inserir o plugue. Console MEU serve como um replicador de portas e dá ao sistema um conjunto de ferramentas adicionais, incluindo serial e paralela portas, entrada de áudio / portas de saída VGA, USB, PS / 2 (2), conecte a fonte de alimentação externa e até mesmo um PremierSound, fornecendo um som estéreo melhorado Audio M300. Capacidade de comunicação integrada fornecer modem de 56 Kbps, embora existam modificações e com um dispositivo combinado que realiza funções como modem e placa de rede Ethernet 10/100. Dessa forma, consideramos vários modelos de sub-notebooks modernos, pode-se concluir que, apesar de seus mais de tamanho modesto e peso, todos eles em suas possibilidades de modo algum inferior a seus irmãos muito maior. Um modelo do Libretto ou FIVA, com dimensões comparáveis ​​às de uma folha de papel A5, já com uma boa razão ser chamado de notebook ultra-rápida. No entanto, eles estão tendo um custo comparável ao de outros modelos de sub-notebooks (especialmente a FIVA), significativamente inferior a eles no conforto do trabalho, principalmente devido ao tamanho reduzido do teclado - este é o preço para um tamanho tão pequeno.

Breve especificações consideradas subnotebooks

fabricante modelo Mostrar Vídeo processador Artigos capacidade de RAM / max., Mb Capacidade de HDD, Gb slots são ampliadas. portos são ampliadas.
Cássio Cassiopéia Fiva MPC101 6,7 "TFT de 800x600 col 64k. Media GX 200 MHz 32/96 3,2 1 - placa PC-II IrDA, USB, PR
Cássio Cassiopéia Fiva MPC102M63E 6,7 "TFT de 800x600 col 64k. Media GX 233 MHz 64/96 6 1 - placa PC-II IrDA, USB, PR
Compaq Armada M300 12,1 "TFT 1024x768 2 Mb Pentium III 500 / 600 MHz 64/320 6 / 12 1 - placa PC-II IrDA, SVGA, USB, PR
Dell Latitude L400 12,1 "TFT 1024x768 4 M Mobility Mb ATI Rage Pentium 700 MHz IIISS 64/256 6/10/20 1 - placa PC-II LPT, IrDA, USB, PS / 2, SVGA, PR
Fujitsu B2131 10,4 "TFT de 800x600 2,5 Mb Trident Celeron 400 MHz 64/192 6 2-PC-card II ou 1-PC-card III IrDA, 2 portas USB, SVGA, PR
Fujitsu B2154 10,4 "TFT de 800x600 2,5 Mb Trident Celeron 450 MHz 64/192 6 1 - placa PC-II IrDA, 2 portas USB, SVGA, PR
IBM ThinkPad 240 61G 10,4 "TFT de 800x600 2 Mb NeoMagic 2160 Pentium III 500 MHz 64/192 12 1 - placa PC-II COM, LPT, IrDA, USB, PS / 2, SVGA, PR
IBM ThinkPad 240 41G 10,4 "TFT de 800x600 2 Mb NeoMagic 2160 Celeron 400 MHz 64/192 12 1 - placa PC-II COM, LPT, IrDA, USB, PS / 2, SVGA, PR
RoverBook Voyager MT4 12,1 "TFT 1024x768 8 M Mobility Mb ATI Rage Pentium 650 MHz IIISS 64/192 6 / 12 1 - placa PC-II 4 portas USB, IrDA, SVGA, IEEE 1394
Sony PCG-C1XS 8,9 "TFT 1024 x 480 2,5 Mb 256AV NeoMagic Pentium II 400 MHz 64/128 12 1 - placa PC-II USB, IrDA, SVGA, IEEE 1394
Sony PCG-C1VN 8,9 "TFT 1024 x 480 8 M Mobility Mb ATI Rage Crusoé TM5600 de 600 MHz 128/192 12 1 - placa PC-II, Memory Stick USB, SVGA, IEEE 1394
Sony PCG-SR-5K 10,4 "TFT 3 Mb 256AV NeoMagic Pentium III 500 MHz 64/256 9 1 - placa PC-II, Memory Stick USB, SVGA, IEEE 1394
Sony PCG-SR-7K 10,4 "TFT 6 Mb 256XL NeoMagic Pentium 600 MHz IIISS 128/256 12 1 - placa PC-II, Memory Stick USB, SVGA, IEEE 1394
Sony PCG-SR-17K 10,4 "TFT 8 Mb S3 Savage IX Pentium 700 MHz IIISS 128/256 20 1 - placa PC-II, Memory Stick USB, SVGA, IEEE 1394
Toshiba Libretto 100 7,1 "TFT 800x480 2 Mb NeoMagic 2160 Pentium 166 MHz 32/64 2,2 2-PC-cartão II IrDA, PR
Toshiba Libretto 110 7,1 "TFT 800x480 2 Mb NeoMagic 2160 Pentium 233 MHz 32/64 4,1 2-PC-cartão II IrDA, PR
Toshiba Portege 3440 11,3 "TFT 1024x768 8 Mb S3 Savage IX Pentium III 500 MHz 64/192 6 2-PC-card II ou 1-PC-card III USB, IrDA, PR
Toshiba Portege 3480 11,3 "TFT 1024x768 8 Mb S3 Savage IX Pentium III 600 MHz 64/192 12,1 2-PC-card II ou 1-PC-card III USB, IrDA, PR
fabricante modelo comunicação manipulador alimentos O tempo é contínuo.trabalho, h Dimensões, mm de peso, g
Cássio Cassiopéia Fiva MPC101 - Thumb-pad Li-ion, net 3 210x132x25 850
Cássio Cassiopéia Fiva MPC102M63E Modem V 90 Thumb-pad Li-ion, net 3 210x132x25 850
Compaq Armada M300 Modem V 90 Touch-pad Li-ion, net 2 264x229x23 1480
Dell Latitude L400 Modem V 90 Ethernet 10/100 Touch-pad Li-ion, net 4 272x220x25 1540
Fujitsu B2131 Modem V 90 Ethernet 10/100 QuickPoint Li-ion, net 3 229h178h30 1360
Fujitsu B2154 Modem V 90 Ethernet 10/100 QuickPoint Li-ion, net 3 250h199h30 1400
IBM ThinkPad 240 61G Modem V 90 Track-ponto Li-ion, net 4 259x203x27 1500
IBM ThinkPad 240 41G Modem V 90 Track-ponto Li-ion, net 2 259x203x27 1400
RoverBook Voyager MT4 Modem V 90 Ethernet 10/100 Touch-pad Li-ion, net 1,5 269h218h25 1580
Sony PCG-C1XS Modem V 90 Stick-ponto Li-ion, net 2 249x152x29 998
Sony PCG-C1VN Modem V 90 Stick-ponto Li-ion, net 2,5 249x152x29 970
Sony PCG-SR-5K Modem V 90 Touch-pad Li-ion, net 3 259x208x25 1350
Sony PCG-SR-7K Modem V 90 Touch-pad Li-ion, net 3,5 259x208x25 1350
Sony PCG-SR-17K Modem V 90 Touch-pad Li-ion, net 3,5 259x208x25 1350
Toshiba Libretto 100 - Accupoint Li-ion, net 3 210x132x35 910
Toshiba Libretto 110 - Accupoint Li-ion, net 3 210x132x35 1060
Toshiba Portege 3440 Modem V 90 Accupoint Li-ion, net 3 262x231x20 1550
Toshiba Portege 3480 Modem V 90 Accupoint Li-ion, net 3 262x231x20 1550
Fontes, Materiais: