Palm Tungsten T - o primeiro modelo de Palm OS 5 em Palm

Palm Tungsten T - o primeiro modelo de Palm OS 5 em Palm
Palm Tungsten T acaba de lançar oficialmente hoje pelo dono da obra, e nós, infelizmente, ainda não chegou. No entanto, colegas estrangeiros já conseguiram sentir uma inovação há muito esperada, por isso usamos o infoSync informações do portal, para informar os nossos leitores com um novo Palm'om o mais rapidamente possível. Não é piada - o novo sistema operacional em ação! Quando o novo fica em nossas garras gananciosas, não se esqueça de compartilhar experiências pessoais. Assim, o gelo foi quebrado! Antecipou há vários anos a transição da plataforma Palm OS para Motorola DragonBall chips ARM de processadores finalmente começou. Agora o processo entra na primeira fase - a optimização da "metade inferior" (o kernel do sistema operacional) para trabalhar com o novo hardware. A segunda fase, o otimizado "top" (ou seja, aplicativos personalizados) aparece em versões OS 5.5 e 6. No entanto, agora as empresas não poupam esforços para projeto e fabricação de novos dispositivos, cujos proprietários se sintam os benefícios do novo hardware. E apesar do fato de que a Palm não é o primeiro sistema operacional litsenzentom novo, que produzia máquinas para Palm OS 5 (à frente de Sony), Tungsten T para algumas configurações é "única no seu género". Este é um dispositivo muito pouco agradável, e dizendo "pequenos", somos totalmente responsável por suas palavras.

Ferro

Normalmente, o suporte para domínios virtuais para reconhecimento de manuscrito seguintes argumentos: 90% do tempo de trabalho com o dispositivo que o usuário carrega, recebendo ou lendo as informações. Neste momento, ele não precisa escrever nada. Então por que desperdiçar espaço na tela valiosa em uma área fixa para o Graffiti?. Palm decidiu responder a esta pergunta de maneira diferente: "Por que gastar com este lugar em que o PCC?". A característica mais notável do novo Palm - deslizante no painel frontal, a solução usada em Palm'ah pela primeira vez. O computador de mão "extensíveis" em duas, a parte inferior do aparelho na posição fechada abrange a área de Graffiti, e ao ar livre dá ao usuário acesso à tela usual de pequeno porte. No caso compacto (fechado) Palm tem dimensões de 101x77x15 mm e este é o menor dispositivo baseado em Palm OS não é de hoje. No desenrolar da máquina de estado é de 20 milímetros de comprimento. Neste caso, o Tungsten T para a altura e largura como um PDA típico com Palm OS. Neste caso, é ligeiramente mais espesso que o Palm V. O próprio reservatório é feito de metal cinza escuro escovado. Para tocar o projeto todo parece bastante robusto, mas, aparentemente, tudo parece muito elegante. Bem, não é surpreendente, dado sucessos passados ​​Palm para criar atrativos dispositivos externos: Palm V, m500, Palm Zire. Infelizmente, todo em metal o que torna o dispositivo um pouco mais difícil do que possa parecer a olho nu, a máquina pesa 158 gramas - quase o limite máximo de peso que é comparável à Sony Clié PEG-NR70V.
Palm Tungsten T - o primeiro modelo de Palm OS 5 em Palm
Dentro deste lindo esconde shell compatível com a arquitetura do processador ARM Texas Instruments OMAP1510, rodando a 144 MHz. No processador OMAP1510 também está integrado DSP (Digital Signal Processor), que assume a trabalhar com aplicações multimídia, em especial, codifica e decodifica o áudio. Assim, Tungsten T pode reproduzir áudio digital sobre como usar o alto-falante embutido ou através dos auscultadores fornecidos. A qualidade do som é muito maior do que em qualquer outro Palm'e ou HandEra. Suporta MIDI e WAV. O processador também é totalmente capaz de reproduzir ficheiros mp3, mas não aplicações empacotadas para jogar este formato de arquivo. Palm afirma que a empresa está trabalhando com o Real Media para criar um leitor de MP3, que depois de um tempo você pode baixar gratuitamente.Infelizmente, a qualidade do som é menor do que o novo Sony Clie, que tem um built-in de música FM-synth. O som do Tungsten mais profundo do que a Sony, mas Clie ter pureza e clareza. Outra inovação do Palm Tungsten T - built-in Bluetooth 1.1. O software permite que você imediatamente, sem equipamento adicional para se conectar à Internet via celular GSM / GPRS celular com Bluetooth. Ele também suporta a sincronização via Bluetooth, e impressão sem fio com alguns modelos de impressoras. Naturalmente, Bluetooth podem compartilhar contatos e notas. Em Tungsten ROM de 8 MB e 16 MB de RAM (dos quais o usuário está disponível 14). Finalmente, mudou-se para Palm tela de alta resolução, que usou a API (application programming interface) de tela de alta densidade da empresa PalmSource. Em particular, o Tungsten T usa display 320x320 pixels que suporta cores de 16 bits (65.536 cores). As cores são brilhantes e saturadas, a luz - uma lanterna real. Primeiro, fixou em 33% de brilho, e decidiu que este era o máximo. E neste Tungsten T máximo visivelmente mais brilhante do que o PEG-CLIE NR70V, mas também aquece mais. Tioplenky isso! Em geral, este é o melhor filtrar aqueles que vimos em Palm'ah. Outra inovação: os botões tradicionais "de cima para baixo" foi substituído joystick de cinco direções, como no Pocket PC muitos. O botão central serve como um "Select". Quatro botões principais aplicações são muito pequenas, mas mesmo eles podem ser bastante confortável jogando com brinquedos. O botão de alimentação está situado no lado esquerdo superior, é muito apertado - apenas para empurrá-lo confortavelmente deliberadamente, e para evitar cliques acidentais. No lado esquerdo do jack de auscultadores e um gravador de voz botão de energia - deve ser utilizado ea gravação começa (na posição direita na frente do microfone). Dos slots de expansão são apenas SDIO - para cartões Secure Digital / MultiMediaCard e dispositivos periféricos nesta fator de forma. Além disso, há um padrão Palm Universal Connector. Como ele pode executar toda extensão jaquetas de idade (ou a máquina aberto ou fechado), então só precisa de novos drivers para o novo sistema operacional.
Palm Tungsten T - o primeiro modelo de Palm OS 5 em Palm
Tungsten T funciona com baterias de polímero de lítio. Segundo a Palm, Inc., em condições normais (isto é, quando desligado Bluetooth, que "otzhiraet" muita energia), o novo produto deve funcionar sem cobrar praticamente o mesmo que Palm m515. Para teste foi realizado o teste - execução gráfica "demo" AtomSmash, Bluetooth desabilitada, luzes acesas em plena potência (como já mencionado, na maioria dos casos, esse brilho não é simplesmente necessário). Como resultado, Tungsten desligar após 3 horas e 24 minutos. E isso apesar do fato de que a iluminação automaticamente "prituhla" quando a bateria começou a se enfraquecer. Recarregue levou uma hora e meia ou duas (mais precisamente é difícil porque não há nenhum indicador - ao contrário, é pequeno e verde, mas isso não muda o seu estado, quando o dispositivo está totalmente carregado). A caneta é menor do que no Palm'ah outros (o mesmo, ele simplesmente não se enquadraria no dispositivo quando ele é dobrado). Mas se você clicar no seu boné, alongou ele cerca de um centímetro. Stylus em si é um metal muito agradável, o plástico acaba. Sugestão, aliás, muito fina, de modo que ele pode ser usado para reiniciar o dispositivo. O conjunto vem capa protetora transparente da tela, que encaixados buraco para o joystick. Assim, o trabalho com o tungstênio é possível, e sem retirar a tampa, bem por tudo isso claramente visíveis. Recorte os furos para os botões, botões da aplicação.

Sistema

Tungsten T - o primeiro dispositivo com o Palm OS 5 em Palm. No entanto, à primeira vista, do ponto de vista do usuário, de qualquer maneira, o novo sistema operacional não difere muito da quarta versão. Mas, e isto é visível a olho nu, ele funciona muito mais rápido. Grande parte da transformação está nas profundezas da interface do usuário e deve preocupar-se apenas os desenvolvedores. Na verdade, o sistema não aparece essa multi-tarefa ou multi-threading, mas a proteção das aplicações, pelo menos, melhorou.Por exemplo, se um programa tenta acessar os dados do sistema a que OS 5 proibições turno, mas já estão disponíveis no SO 4, o sistema irá exibir uma mensagem de aviso e, depois, permitir que o programa continue ou fechá-lo, e não "danificado" por outros processos. Esta é, talvez, melhor do que a mensagem "Fatal Alert", aterrorizando os usuários de versões anteriores do Palm OS. Além disso, como inicialmente se supunha, não estão funcionando "hacks" - um pequeno utilitário, trabalhando com os componentes do sistema e alterar a sua função. Mas a nova API para controlar a exibição de alta resolução da PalmSource é muito inteligente e, por exemplo, ele adapta o antigo programa ao abrigo de um novo tamanho de tela. A Palm também incluiu um conjunto de fontes especificamente ao texto uma aparência melhor no display de alta resolução - as cartas são mais espessas do que no Clie novo. O olho parece mais agradável. Descoberto e um novo painel de preferências, divididos em três categorias (uma das quais é para programas de terceiros). Aqui, todas as configurações de costume, mais um novo uns poucos - para o controle e conexão Bluetooth com um telefone celular. Aqui você pode configurar uma "ligação" botões de hardware (por exemplo, botão, que no início da Graffiti causados ​​calculadora para nada que não seja presa e aguardando que o usuário atribua o pedido). Alterado e as configurações do painel de som que o usuário tem a possibilidade de especificar mais parâmetros, incluindo os alarmes de relógio de gestão. Este, aliás, pode ser não apenas o som de costume, mas o LED-LED piscando no painel frontal ou no modo de vibrar. Por último, os sentimentos, as mesmas máquinas em série m500. Importante, o que esperar de novos processadores ARM - a velocidade do aumento geral. No entanto, a PalmSource por algum tempo otimistas castigado: "Tudo vai depender do programa anexo, escrito especialmente para o ARM vai funcionar muito mais rápido, os mesmos velhos programas será dificultada pela necessidade de traduzir as instruções do processador DragonBall em um formulário ARM'u compreensível.. Bem, PIM-aplicação (incorporado, como o livro de endereços e calendário) para lembrar apenas instantaneamente. AtomSmash, que é consideravelmente muita carga sobre o hardware, trabalhavam cerca de um 33-MHz Sony Clié PEG-N610C, mas mais lentamente do que nas mais modernas máquinas de escrever 66 megahertz, no entanto, é perfeitamente possível para jogar. Zap! 2016 também trabalhou com uma taxa bastante razoável. A fim de fazer os testes um pouco mais objetivo, foi criado WordSmith 2.2 (sobre o Tungsten T, CLIE N610C c 33 MHz e Clié NR70V a 66 MHz). Foi então elaborado um documento do Word de 5000 palavras (sem erros), e foi executado em máquinas de verificação ortográfica - que é mais rápido que o seu acabamento. Em N610C, levou 693 segundo, NR70V gastou 389 segundo, e Tungsten T 387. É palavras 7,21, 12,85 e 12,91 por segundo, respectivamente. Bem, o que confirma a hipótese PalmSource que a maioria das aplicações, "terceiros" sobre o novo Palm OS 5 funcionará em quanto o mesmo que o antigo DragonBall de 66 MHz. O programa é otimizado especificamente para o novo hardware é muito mais rápido. Por exemplo, a Palm diz que a empresa está desenvolvendo uma versão do player de vídeo Kinoma especificamente para o Tungsten T, e disponível no momento, "beta" facilmente reproduzidas a 30 quadros por segundo.

Programas adicionais

Com programas de idade, nós entendemos, mas uma atração especial dá Aplicações Tungsten T, projetado especificamente para ele. Na ROM, segundo a tradição, registrou apenas necessário PIM aplicativo. São pouco mudaram em comparação com a versão do SO anterior, exceto que ele trabalhou no Palm para que eles tenham melhor utilizados a possibilidade de joystick de navegação. Em geral, a Palm Tungsten T - o modelo mais conveniente para o Palm OS para gerenciar com uma mão. Por exemplo, usando um joystick, não empurrando o próprio dispositivo, e nem mesmo abrir a tampa de proteção, você pode encontrar a entrada desejada na lista de contatos e fazer um telemóvel com Bluetooth ligar para o número desejado. Outros PIM-programas também podem ser controlados com um joystick. Como já mencionado, é colocado na ROM e software para Tungsten T como um gravador de voz. Eles também podem ser controladas com uma mão, embora exista um algoritmo não concebeu, assim como em software embarcado outros. As inscrições são salvos no formato WAV (memória interna ou cartão), você pode ouvir diretamente no computador ou transferidos para um computador desktop.Além disso, tal registro pode ser usado uma vez como um alarme sonoro. Mas o mais interessante é um dos dois discos fornecidos com o Tungsten T - há meia dúzia de programas de terceiros (parte - na versão completa, com algumas restrições). Surpreendentemente, o Tungsten T não usa o navegador Net Front, desenvolvido pela PalmSource e sistemas de acesso America, que hodilo tantos rumores. Stead Palm oferece seu próprio navegador Web Pro, desenvolvido em conjunto com a empresa Novarra. Todo o tráfego passa através de um servidor proxy que a Palm oferece gratuitamente a todos os usuários. Proxy, por sinal, traduz e comprime os dados para salvar o tráfego pago valioso em GPRS ou 1xRTT. O browser suporta os mais recentes padrões como HTML 4.0, XHTML 1.0, (iMode) cHTML, uma CSS, Javascript 1.5 e LSB 1.2. Além disso, o CD pode ser encontrado cliente SMS para envio de mensagens curtas de texto via telefone celular está conectado, de um simples browser WAP, discagem telefônica - programa para discar números de telefone, e VersaMail - um novo cliente de e-mail. VersaMail suporta mensagens de sincronização via HotSync, podem trabalhar simultaneamente com várias contas via POP ou IMAP. Ele também tem várias configurações pré-definidas para os populares provedores de e-mail (Yahoo, NetZero, EarthLink). O programa pode converter documentos do Microsoft Office incorporado em um formato DataViz Documents To Go.
Palm Tungsten T - o primeiro modelo de Palm OS 5 em Palm
Utility Phone Link simplifica a configuração de conexões de Internet via celular. Ele contém opções prontas para trabalhar com operadoras móveis dos EUA padrão GSM. Na versão européia, obviamente, será definir os operadores do Velho Mundo. BlueChat BlueBoard e destinados à comunicação entre os dois Tungsten'ami por Bluetooth - um BlueBoard pode mesmo estar juntos no sorteio mesmo tempo sobre a "folha de papel" mesmo que é editar simultaneamente a mesma imagem. Um complemento importante para trabalhar com documentos do Office - Documents To Go Professional Edition.

Conclusão

Em geral, Tungsten T, o primeiro Palm em um braço, produz uma impressão muito favorável. Ele tem um grande projeto, achei muito legal a joystick de navegação e sistema de controle geral com uma mão. Excelente solução aparece e caneta telescópica. Extensão à habitação - é também o acordo original, mas muitos usuários provavelmente mais perto do campo do Graffiti virtual. Neste caso, um definitivo mais - uma tela grande em um dispositivo mais compacto global. Atractivos para os compradores seria construído em Bluetooth e um "mestre" conjunto de conexão telefônica. Por outro lado, uma falta muito frustrante do player embutido, mp3 (mesmo tendo em conta que essas promessas no futuro), limitada infravermelho (tradicional 20-30 polegadas). E de fato no T multimídia Tungstênio, embora superior a Palm'y outro, ainda perde o novo Sony Clie. Machine já é possível comprar o site da empresa por US $ 499. Fontes, Materiais: