Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin

Introdução

Por mais de cinco anos de lidar com computadores de mão para as plataformas Palm OS e Pocket PC, estou acostumado com a idéia de que embora o "trombadinha" e pode facilitar o trabalho diário dos administradores de sistema, mas para substituir completamente o laptop para diagnóstico e solução de problemas as redes, ele não pode. Isto é principalmente devido ao sistema operacional "truncatedness", preso sob a gestão de informações pessoais (PIM), ea funcionalidade limitada de dispositivos de I / O. Além disso, o efeito da ausência de um software desenvolvido que atende às necessidades dos administradores de sistemas. E, embora as dificuldades de trabalhar com o teclado virtual pode ser usado eo número de programas, graças aos esforços dos entusiastas está em constante crescimento, sem dispositivos baseados no Pocket PC, ou mesmo mais dispositivos rodando Palm OS, e não em uma posição para atuar como uma ferramenta útil e valiosa para os administradores de sistema. Algumas experiências de utilização de Pocket PC como uma ferramenta para os profissionais resumi anterior. Mas por trás Maykrosoftovskaya SOs do Palm OS para mim no passado.
Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin
Como, então, parece-me o computador de mão perfeito que possa atender as necessidades dos profissionais de TI? Bem, primeiramente eu gostaria de ter um sistema operacional instalado, com suporte de rede bem desenvolvida. Em segundo lugar, a resolução de tela de pelo menos 640 por 480 pixels e confortável, mas não um grande teclado confortável para o trabalho com a linha de comando. Em terceiro lugar, uma oportunidade de desejável, sem alterações no código fonte, ou com alterações mínimas para desfrutar do software fundo acumulou vasta livre para sistemas Unix-like. Bem, finalmente, em quarto lugar, um PDA não deve ceder em termos de execução das suas funções directas (organizador, tocar música e vídeo, jogos e assim por diante) os concorrentes fora do campo de Palm OS e Pocket PC.
Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin
Como se verificou, na realidade, tal dispositivo "tem exatamente o lugar para estar." É chamado Sharp Zaurus SL-C860 e executando uma versão especializada do Linux. Na primeira oportunidade de adquirir este "bicho" para uso pessoal, não deixei de aproveitá-la. Neste artigo, quero generalizar a experiência do seu funcionamento.

Hardware

Vou começar com uma descrição do hardware, tornou-se claro que as limitações objetivas a serem enfrentados teclado linuksoidov encolhidos para Zaurus-a. Embora no caso do computador de mão, seria melhor dizer "que tomou as mãos do teclado - quando se tratar de um carteirista sobre o peso, você derzhete é a porção inferior, em que é o teclado. "Iron" é consistente com os padrões de hoje para PDA. Na máquina de bordo instalado processador Intel XScale PXA 255, funcionando com uma frequência de clock de 400 MHz. A memória é dividida em RAM, um volume de 64M e não-volátil de memória Flash, que desempenha o papel de ROM e disco rígido de uma vez. Medida diagonal da tela é igual a 3.7. "À medida que eu já tenha escrito a permissão da exposição da matriz 640 por 480 pixels, eo número de cores exibidas é de 65 mil. Falando sobre a tela, para não mencionar a possibilidade de o último turno, e prega sobre o teclado. Neste caso," klaviaturnik " se transforma em uma máquina sem um teclado, que é bastante conveniente, por exemplo, no metrô para assistir filmes e ler livros eletrônicos. Existem conectores para placas de expansão, o padrão Compact Flash tipo I, II e SD / SDC / MMC. O primeiro conector pode ser utilizado para equipamentos sua rede PDA ou placa Wi-Fi, eo segundo para expandir a memória Zaurus para um PC conectado via cabo USB-Há também uma porta de infravermelho Peso... - 250 gramas Agora, algumas palavras sobre o teclado O teclado sobre a "Zavriev" surpreendentemente.. confortável para a sua pequena dimensão, e proporciona um trabalho bastante confortável.Basta dizer que o artigo que digitei e editado no Zaurus-e, em um meio de built-in editor de texto Word Mobile Hancom. É claro que um número limitado de botões do teclado, ou seja, os desenvolvedores de software, 59 anos, levou "travar" para alguns caracteres em cada tecla. Por outro lado, certamente, muitos dos leitores, ao mesmo tempo tinha que lidar com um maravilhoso lar computador ZX-Spectrum. Teclado "Speccy" e tem 48 teclas que não impede o trabalho completo com esse PC. Finalmente, depois de uma breve convivência com o "recheio" do dispositivo, vá para a parte principal de nossa análise - uma descrição do que koordinalno lançado este PDA a partir do número de concorrentes, ou seja, a parte de software.

Características do Linux no Zaurus

Falando sobre o Linux no "zavrovody" Zaurus geralmente indica a versão do firmware ROM. Os usuários podem atualizar e modificar o sistema operacional, localizada na memória flash, então agora a proliferação de várias versões do S-ROM para o CPC. A maioria deles está executando Qtopia desenvolvimento GUI Trolltech.
Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin
Bem, em primeiro lugar, é claro, a versão do firmware original da Sharp no idioma japonês, que por razões óbvias, não tem sido divulgada, nem a Rússia nem nos países de língua Inglês. Segundo, é desenvolvida com base na versão original de "anglofitsirovannaya" ROM Cacko firmware, que funciona muito bem com o idioma russo, o russo como resultado de alguns membros do Cacko Team. Este firmware pode ser baixado online gratuitamente. Em terceiro lugar, - versão paga uma versão desatualizada do bit anterior, com uma interface russo-ROM distribuído pela "MakTsentr. Na quarta acusação em Inglês tkROM, que eu não posso dizer nada, exceto que ela existe.
Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin
Bem, finalmente, esta ROM, ao contrário de todos os outros não é baseado em uma interface gráfica Qtopia, mas em uma versão adaptada do X Windows. Ele desenvolveu uma equipe Cacko, e como seu firmware no Qtopia é absolutamente livre. Do site Cacko Team também pode baixar uma série de já compilado para o Zaurus "X" de software, em especial, o software AbiWord, Firefox, e outros que são transferidos para as "grandes" do Linux. Eu mesmo ainda não tenha experimentado este firmware, mas quando testado em experiência pessoal, vou tentar refletir a impressão de trabalhar com ela na revista. Segundo os comentários nos fóruns como esta versão de ROM menos adaptados para as funções de PDA shnym e está a tentar fazer-se como um pequeno laptop Zaurus. Mais tarde, falando sobre o funcionamento ea utilização de um computador portátil, vou me basear em "Maktsentrovskuyu", versão que eu tenho já instalado no PDA. Incluindo computador portátil, o usuário vai direto para a interface gráfica para computadores móveis Qtopia (versão 1.5.4). Interface é apresentado sob a forma de várias guias contendo os ícones e aplicativos gráficos. Deve ser notado que após a instalação do console utilitários não será adicionado - para acessá-lo, você só vai ficar indo para o console. Por padrão, existem guias: Aplicativos, Jogos, Multimídia, Internet, PIM, Preferências, arquivos. Na gestão de informações pessoais contém aplicações: Catálogo de endereços, calendário e processos, que geralmente são em sua funcionalidade semelhante a aplicações correspondentes para plataformas PDA, Palm OS e Windows Mobile. A aba "Multimedia" contém jogadores de música, vídeo e programa de gravação de áudio. MP3 "fora da caixa" software instalado pode reproduzir vídeo em formato DivX, e música em. Na "Internet" são dois ícones: o Opera 7.0 do navegador e cliente de e-mail.
Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin
O maior número de programas fornecidos a guia "Aplicativos". editores de texto e gráficos simples ícone da calculadora "Console", que fornece acesso de linha de comando, visualizador de apresentações, bem como dois editor bastante avançado e HancomWord HancomSheet, respectivamente, são compatíveis com o Microsoft Word e Exel em formatos de arquivo. Os restantes dois guias - é "Configurações" e "Arquivos". O primeiro fez todas as opções de gestão de PDAs, incluindo o shell para instalar os pacotes com software adicional. A segunda consiste de um built-in Qtopia gerenciador de arquivos, vê as imagens, mas apenas dentro do diretório home. No entanto, é possível "enganar" criando um link simbólico para o sistema de arquivos raiz dentro de seu diretório home. Correndo a partir do console de comando uname-a (a propósito, você pode facilmente ir para o Zaurus via ssh, padrão levantado em um PDA), obtemos o seguinte resultado: $ uname-zaurus um Linux 2.4.18-rmk7-pxa3-embedix # 1, novembro de 2003 00:01:53 0000 armv5tel desconhecido Com a versão do kernel é claro. Agora vamos entender o sistema de arquivos. Como ele usa jffs2 (incluído no kernel oficial do Linux desde a versão 2.4.10), que é um sistema de arquivos desenvolvido especificamente para sistemas embarcados. Mais detalhes sobre as informações relativas aos jffs2, visite a empresa Red Hat, que na verdade desenvolveu este sistema de arquivos, com base no JFFS original da Axis Communications AB. Além do kernel jffs2 Zaurus habilitado gordura e ext3, que pode ser usado, por exemplo, quando se trabalha com cartões de expansão de memória SD e CF. Característica de uma estrutura hierárquica do sistema de arquivos é que alguns diretórios, inclusive o / etc, / usr / bin, / usr / lib é realmente nada mais do que um link simbólico para os diretórios apropriados dentro de / home. O mesmo sistema radicular é montado de modo read-only ", que tem sido feito para tornar a margem de um handheld certos aspectos da segurança e protecção contra as tentativas de introduzir um rm recursiva no sistema radicular. É verdade, se você digitar um comando como mount-o remount, rw / você ainda terá a oportunidade de estragar o FS. Como o "posto avançado" última, há dois partição sobressalente junto com um outro de "resgate" de um sistema radicular mínima, e uma seção contendo as principais e poupar kernel Linux. Em operação normal, PDAs, estas duas seções não são em sua montada. Por padrão, o Zaurus instalado Samba e servidor SSH (As versões mais recentes de Cacko ROM, além de servidores ssh e samba, também há (mas não em execução) telnet e FTP Outro serviço -. Inicia dhcp quando o PDA é conectado por um cabo a um PC para a emissão de um endereço IP do Windows máquina.), que simplifica o PDA com o computador desktop. Além disso, você pode instalar o tal servidor VNC no Zaurus, e gerir plenamente o "trombadinha" na rede de um PC. Em conclusão, eu diria que a comunicação com o dispositivo deixa uma impressão dupla. Por um lado, os recursos avançados do software e hardware, por outro lado, muitas vezes, necessidade de "afinar um arquivo" do software necessário, os possíveis problemas que não reflectem os usuários de outras plataformas. O exemplo mais típico - "russificação" do ICQ. Dada uma solução não trivial de muitos problemas e precisar acessar o console, eu poderia recomendar este PDA exclusivamente para especialistas para quem Zaurus em conjunto com Wi-Fi ou um adaptador Ethernet pode tornar-se uma ferramenta indispensável.
Sharp Zaurus SL-C860 - o portátil perfeito para um sysadmin
No futuro, eu possa dizer sobre qualquer instalação especial de software no Zaurus e as armadilhas a que os utilizadores possam encontrar.No primeiro contato com o PDA Zaurus SL-S860 e no processo de elaboração deste artigo, uma grande ajuda para mim foram os materiais a partir dos fóruns zaurususergroup.com e www.HPC.ru, sem o qual o processo de familiarização com as especificidades do "bolso" Linux iria arrastar por muito mais a longo prazo. Com os temas destes fóruns, primeiro eu recomendo que os leitores familiarizar pensando em comprar ou já comprou este gadget maravilhoso. Fontes, Materiais: