Embora o mercado de PDA há muito previu a rápida extinção de alguns fabricantes não vão reduzir a produção do PDA clássico. Entre eles, por exemplo, HP, na nova linha que está presente apenas dois modelos de PDA (iPAQ 114 Classic Handheld iPAQ 214 e Enterprise Handheld). Sobre eles, teremos uma conversa em separado. E hoje nosso laboratório foi convidado um novo desenvolvimento da Mio Technology (Mitac) - Mio P560. Este computador portátil no modo de exibição clássico. É equipado com um módulo de GPS, por isso é razoável foi a aparição na série Pocket navegadores Navigator sob o símbolo PN-3560. Da mesma forma, no ano anterior últimos anos ea última de seu antecessor, Mio P550 vendido como Pocket Navigator PN-3550. Assim, o modelo deve ser visto principalmente como um navegador com funcionalidade de PDA. Diferenças entre o P550 com o novo modelo não é tanto. Mas eles são essenciais. Em primeiro lugar, é o sistema operacional Windows Mobile 6.0, o aumento da quantidade de memória on-board, e claro, um projeto que se tornou, em nossa opinião, muito mais atraente. Se considerarmos o PN-3560 como um PDA standalone, o número de seus concorrentes queda ASUS A686, A696. E se você cozinhar quase prontos para usar conjuntos de navegação, aqui PN-3560 não tem concorrentes diretos. Bem, vamos dar uma olhada nas principais características técnicas do aparelho.
Especificações técnicas: - Sistema Operacional: Microsoft Windows Mobile 6 Classic
- Processador: Samsung S3C2440 400 MHz
- Memória: 64 MB RAM 64 MB ROM + 2 GB de disco Flash
- Tela: 3.5 "TFT transflective, 240x360, 65536 cores
- Expansão de memória: SD / MMC, suporte SDIO
- capacidades de Comunicações: Bluetooth 2.0, Wi-Fi (802.11b / g), USB 2.0
- GPS: o receptor integrado baseado no chip SiRF Star III
- Bateria: Li-Pol, 1350 mAh, fixa
- Áudio: alto-falante, microfone de 2,5 mm para auscultadores
- Tamanho e peso: 115,6 x 72 x 17,8 mm e 170 g.
|
Como você pode ver, a maioria das especificações é exatamente o Mio P550. Além das diferenças acima, é interessante notar um outro conector de áudio, com um diâmetro de alguns motivos diminuiu 3,5-2,5 milímetros. No papel do processador continua a Samsung S3C2440, com clock de 400 MHz, eo papel do GPS módulo - um conhecido SiRF Star III. Em geral, a NP-3560 (Mio P560) se parece com um típico representante da CPC da classe média. Com tamanhos padrão e características padrão. Disponibilidade dvuhgigabaytnogo unidade flash deve ser visto como um pequeno bônus agradável, permite armazenar um conjunto de mapas com GPS, sem ter que usar cartões SD / MMC. Agora, vamos estimar o conteúdo da caixa.
Fornecido
Como convém a uma Navegação PDA, Mio P560 vem com o conjunto usual de acessórios. Na verdade, o conjunto é praticamente não difere daquela do Mio P550 e Pocket Navigator PN-3650. Assim, a caixa pode ser encontrada:
- próprio PDA Mio P560
- estilete
- Lithium-Ion Battery 1300 mAh
- Cabo USB para sincronização
- carregador da 220V (com adaptadores para tomadas diferentes)
- carregador de carro (a partir do acendedor de cigarros)
- prendedor automóvel
- CD com o MS ActiveSync
- Guia do usuário e documentação
- Navegação Programa Autosputnik (apenas completar PN-3560)
Passeio pelos pontos principais. O design da caneta não muda muito - a pena ainda telescópica.Mas a sua espessura diminuiu significativamente em comparação com o Mio P550 mesmo. O que causou essa solução é difícil de dizer. Mas para usar a caneta era definitivamente menos conveniente. Lápis caixa localizada no canto inferior esquerdo da caixa ea caneta em si tem uma projeção que permite recuperá-lo rapidamente e facilmente. A única desvantagem reside no fato de que isso tem a ver com a mão esquerda, não um direito. Embora, é claro, ele não deve ser atribuído a deficiências graves.
|
|
Suporte para automóvel muito diferente do que temos visto em conjunto com PN-3550. Lá, se você se lembra, era uma estrutura muito comum constituído por varetas de aspiração e estrutura para realizar PDA. Não há longos bastões. Em vez disso - um pé pequeno, combinado com uma ventosa. Para esta etapa, por sua vez, está fixado o quadro de retenção. Na posição de funcionamento do navegador pode ajustar a inclinação para cima / baixo e esquerda / direita. Neste caso, o dispositivo pode ser travada com segurança em qualquer posição. É verdade, ele terá que fazer antes de viajar - o mecanismo não é claramente desenhado para ajustar a inclinação em qualquer lugar. Por outro lado, a necessidade de mudar a localização do seu dispositivo na estrada não se coloca. A tela tem revestimento anti-reflexivo e, portanto, a percepção da informação não é difícil, mesmo sob luz solar intensa. Sucker é grande o suficiente, de modo a manter muito bem.
|
Agradavelmente satisfeito com a presença de outros anexos ao carregador. Muitos potenciais compradores de navegação PDA ir para o estrangeiro. Assim, surge a pergunta com adaptadores para tomadas diferentes. No entanto, os futuros proprietários do PN-3560 será poupado de preocupações desnecessárias.
Design e Ergonomia
Como já mencionado, visual PN-3560 tornou-se mais atraente que seu antecessor. A forma do casco era retangular, sem flexão excessiva e de arredondamento, assim que a máquina começou a olhar mais apresentável. Dimensões do processo contra o pano de fundo de comunicadores últimos que visitaram o nosso convidado, parecem maiores. No entanto, pelas normas do PCC, eles são normais. É compreensível porque o que os designers tinham a tarefa não é criar um dispositivo que se encaixa facilmente em qualquer bolso. Portanto, a questão do tamanho do PDA, é projetado principalmente para o uso de funções de navegação não é tão agudo. Para efeito de comparação, pode ser reduzido peso total e dimensões características ASUS A696 e A686 - 117x71x16 mm, 165 g. Como você pode ver, PN-3560 longe deles (115,6 h72h17, 8 mm e 170 g).
|
O corpo é feito de plástico preto. A frente é coberta com verniz e, no verso do tapete. É verdade, não houve utilização de cobertura toque macio. Nas extremidades e nas paredes laterais estão presentes inserção de plástico cinza, ea parte inferior das costas do corpo e botões frontais são estilizados de alumínio. No começo você pensa que essa é a inserção de metal. No entanto, na realidade, é revestido de plástico. Em geral, o gabinete é muito prático e não suja.Typos dedos permanecem apenas o painel frontal de plástico brilhante, mas são praticamente invisíveis.
|
Central lugar na parte da frente, como sempre, toma a tela. Acima você pode ver um par de LEDs, um dos quais aponta para ativar o Bluetooth do módulo, ea segunda - sobre o Wi-Fi gratuito. Sob a tela é um bloco-chave em que há apenas três elementos: um joystick de navegação de cinco direções e dois botões. Por padrão, a chave certa faz com que a lista de contactos e à esquerda - a aplicação de navegação. No entanto, eles podem ser redesignadas ferramentas do sistema operacional regular.
|
botões Reatribuindo |
Em geral, as chaves de produzir uma impressão muito ambígua. Eles são grandes e muito fáceis de imprensa. Por um lado, este é um plus - são convenientes para pressionar no processo de condução. Isso pode ser feito quase sem olhar, e não se distrair da estrada. Mas por outro lado, muitas vezes ocorrem acidentalmente pressionadas, não só enquanto usava um PDA no bolso ou na bolsa, mas mesmo durante o uso normal. Igualmente impressão ambígua e um joystick. Por um lado, é conveniente: é sempre claramente obras, tem um estoque suficiente de progresso em todas as direções, pressionado com uma resposta clara. No entanto, ele não atua sobre a superfície do corpo. Um recesso em que ele está localizado, é pequeno, de modo que os detentores de grandes dedos para usá-lo vai ser difícil.
|
A borda superior está quase vazio. É só ligar / desligar o botão e ilhós para a correia (na esquina do lado esquerdo). By the way, sob o botão On / Off é um LED que acende quando a carga de laranja e verde quando o carregamento estiver concluído.
No fundo há um conector mini-USB, que liga o carregador de bateria e cabo de sincronização. Perto dele estão cortadas ao microfone, conector de áudio de 2,5 mm e interruptor On / Off, que serve como um soft-reset. Familiarizado com buracos em recesso para repor a chave no caso, não. Aqui - no canto esquerdo - suporte para a caneta localizado. Nela foi mencionado acima: se você não levar em conta não localização totalmente familiar, os problemas com a recuperação da pena não se coloca.
Quanto às faces laterais, a esquerda não contém quaisquer elementos funcionais, e está localizado à direita da ranhura para cartão SD / MMC, escondido atrás de uma tampa de plástico. Além disso, em ambos os flancos têm sulcos longitudinais, que se destinam a corrigir o PDA no carro de montagem, bem como contribuir para uma retenção mais seguro do aparelho na mão.
|
|
A parte de trás é feita de plástico áspero ao toque, que as impressões digitais completamente invisível, e menores escoriações. Aqui está uma dinâmica dos sistemas de rede eo conector para a antena do GPS remoto, escondido atrás de um tampão de borracha. Em geral, esse elemento é mais necessária "para mostrar", porque, como um receptor com base na SiRF Star III de 95% das grandes obras sem uma antena externa. Mas a tampa da bateria não está lá. Isto significa que a bateria não removível, embora a sua capacidade não mudou desde o PN-3550. Este momento impõe certas restrições ao uso. No entanto, a presença de dois carregadores e adaptadores fornecidos para soquete salva o dia.
|
|
Construa qualidade não é ruim. Mas não podemos chamá-lo de grande ou de ilustração. Na nossa amostra houve nenhum efeito perverso: sem folga, sem rangidos. Todos os componentes se encaixam bem e não causam quaisquer queixas. A qualidade dos materiais também é bastante elevado. Mas, subjetivamente, a qualidade do desempenho dos modelos de navegação ASUS ligeiramente superior. Esta se manifesta na utilização de materiais mais caros. Assim que o resultado da inspecção externa laude PN-3560 (sujeito a certas falhas na ergonomia) para ser um pouco esticado.
Tela
No papel da tela - tamanho padrão (3,5 cm) TFT matriz com uma resolução QVGA (240x320 pixels), que não difere da tela, o modelo anterior. Não exclui o fato de que ele é totalmente idêntico ao da matriz com todas as vantagens e desvantagens. Ela sofre de ângulos não muito grande. E quando comparado com outros computadores de mão (por exemplo, encalhado na mão da Fujitsu Siemens N500) parece um pouco menos brilhantes e contrastantes.
|
O brilho definido para 11 etapas. Isto é suficiente para todas as condições. Um pouco lamentável que ela não pode desligar completamente. divisão Zero corresponde ao nível mínimo de luminosidade, que, em nossa opinião, é confortável para ler na tela em total escuridão. O nível máximo é muito bom e, graças ao revestimento matte na tela permite que você facilmente lidos a partir da tela no sol. E como o P560 é posicionado como uma solução de navegação - este ponto é especialmente importante. Geralmente, é prática comum entre os fabricantes de GPS do PDA. E PN-3560 não é excepção. Talvez mais para dizer aqui não é nada. Passamos a considerar o hardware.
Velocidade e memória
Mio P560 é baseado no processador Samsung S3C2440, operando em 400 MHz. Esta "pedra" é muito popular entre os fabricantes e os comunicadores de mão. Na verdade, ela tem sido repetidamente mencionado nas nossas opiniões. Não serão repetidos. E antes de ir para os testes, observamos que o nosso método era uma pequena mudança - ou seja, um novo teste que irá conduzir todos os PDAs, smartphones e comunicadores. Mas, primeiro, a tradição de compartilhar impressões subjetivas do trabalho. Satisfeito reação, principalmente imediata ao toque da caneta. Seções de menu só abriu instantaneamente. Brincadeira à parte, até mesmo dispositivos com processadores de alta performance pecaram pequenas defasagens. Aqui não são observadas. Claro que sim! O resto do PN-3560 opera como qualquer outro PDA com um processador Samsung S3C2440. olho nu, não houve diferença no desempenho não é perceptível. A velocidade do confortável. Pocket PC não provoca uma longa espera ao abrir um arquivo doc, redimensionar imagens e abrindo a lista de contatos. Vamos ver o que vai testar. Inicialmente, o aspecto tradição, os resultados dos testes Spb Benchmark. Lembre-se que só devem prestar atenção a indicadores de performance de CPU e subsistemas gráficos (CPU e gráfico Index Index, respectivamente). As amostras para comparação são os PDA Mio P550 eo ASUS A696, como a parte mais próxima do caderno de especificações.
|
Em geral, o quadro é natural. PDA ASUS A696, equipada com um processador Intel XScale PXA270 416 MHz apresenta um desempenho melhor do que o Mio P560. No entanto, o atraso não pode ser chamado de ótimo. Trata-se de forma significativa (especialmente nos testes gráficos), mas a novidade geral da Mio Technology mantém um lábio superior duro. Desempenho P550 é ligeiramente menor do que o P560, que nos permite dizer que a plataforma foi ligeiramente modificada. Definindo claramente o jogador fará o Core Pocket Media Player (TCPMP) Versão 0,072 RC1. Como sempre, vamos lembrar que o valor indicado na tabela mostra a velocidade média de jogo. Portanto, como medida de desempenho aceitável é necessário ter um valor de 120%, a fim de evitar a degradação do desempenho possível em cenas dinâmicas. Vamos ver como se distinguiu PN-3560.
|
Aqui vemos levando a uma notável margem ASUS A696. PN-3560 também se mostrou muito bom, um pouco à frente do seu antecessor. Assim, o refinamento realizadas beneficiaram da plataforma.Assim, concluímos que PN-3560 é adequado para assistir vídeos em resolução 640h352 e abaixo. Mas porque o ecrã tem uma resolução QVGA, será melhor "destilar" filmes em 320x240. Algumas palavras sobre o novo marco em nosso conjunto de teste - Vsbenchmark 2007, que passa cinco testes multimídia, durante o qual o desempenho medido em jogos, a velocidade de processamento de imagens JPG, o desempenho geral do sistema, velocidade de processamento de som e gráficos complexos. O resultado é exibido no seu "papagaio" próprio, e como dispositivos de referência no banco de dados contém referência Dell Axim X51v, Qtek 9100 eo HP iPAQ h1940. Desde a sua própria base de dados dos resultados ainda não tiver, nós damos uma comparação por padrão. Mais tarde, naturalmente, as amostras para comparação será escolhido com mais cuidado. Então, olhando para os resultados.
|
Os resultados dos testes Vsbenchmark 2007 |
Das conclusões de longo alcance, até que se abster. No entanto, é evidente que o desempenho da PN-3560 é um nível bastante aceitável. Quanto à capacidade de memória, a imagem é muito agradável. Além de 64 MB de RAM e 64 MB de ROM PDA tem dvuhgigabaytnym flash drive, o volume é inteiramente atribuído às necessidades do usuário.
O slot de expansão é um só, ele suporta Secure Digital (SD), MultiMedia Card (MMC) ea conexão de dispositivos periféricos de SDIO. Software de navegação e mapas são fornecidos em um cartão SD separado. Então, 2 gigabytes de memória será inteiramente à sua disposição.
Som
recursos de som PDAs bastante comuns. Ao contrário, eles são o padrão para esses dispositivos. O alto-falante externo é alto o suficiente - o maior nível de bem lhe permite ouvir mensagens de voz para navegação, mesmo se o carro é fraca insonorização. A qualidade do som nos fones de ouvido em um alto nível, o portátil pode ser usado como um jogador. É verdade, os fones de ouvido não. A única coisa que pode trazer alguns inconvenientes - é de 2,5 mm jack. Mas como o suporte para Bluetooth A2DP módulo, e os fones de ouvido modelo de correspondentes não estão muito dinheiro no valor nele você pode seguramente fechar os olhos. Gravação de som, com resultados microfone embutido oferece totalmente esperada. A uma distância da nascente até 4-5 metros em um ambiente calmo, a voz pode ser claramente distinguidas. No entanto, se o registro está na rua ou em um ambiente barulhento, nós temos que segurar o PDA perto de sua boca. Em suma, aqui PN-3560 não é melhor nem pior do que qualquer outro dispositivo.
Comunicação e receptor GPS
PN-3560 é equipado com todos os módulos sem fio. Estiveram presentes, como Bluetooth (2.0), e Wi-Fi (802.11b / g). Para o módulo Bluetooth equipado com um conjunto padrão de drivers da Microsoft, que faz parte do sistema operacional Windows Mobile 6.0. Uma lista de todos os perfis suportados é necessário, inclusive o A2DP popular, e SPP (Serial Port Profile), OPP (Object Push Profile), PAN (Personal Area Network Profile) e AVRCP (Audio Video Remote Control Profile). Módulo funciona correctamente e sem problemas, é impossível encontrar falhas em todos os desejos.
O mesmo pode ser dito com relação ao módulo Wi-Fi gratuito. No entanto, como sempre, os aplicativos existentes podem operar por um conjunto muito reduzido de opções. No entanto, a maioria dos usuários será suficiente. O utilitário é simples de usar, de modo que ela pode usar até mesmo os iniciantes.
|
E agora a chegar ao mais importante - o trabalho do módulo GPS, que é uma característica fundamental do modelo. Como já mencionado, ele está trabalhando com o chipset SiRF Star III, que é o segundo ano continua a ser a solução mais popular no mercado de navegação PDAs e smartphones. Reivindicado bateria de arranque a quente para ele é um segundo, mas na realidade ele leva cerca de 3-5 segundos. No entanto, é o melhor desempenho entre os análogos. Em ensaios de campo receptor GPS, encontramos novamente que SiRF Star III conscientemente carrega o título de o mais procurado depois chipset navegação. Os satélites de comunicações regularmente mantido em todos os casos, exceto se mover em túneis e no interior de edifícios. E ao dirigir na conexão com os satélites do carro é mantida mesmo se o navegador de distância do pára-brisa. Inclui Pocket Navigator PN-3560 vem familiarizado com o mapa de programa Autosputnik da Rússia. No entanto, se desejar, você pode usar absolutamente qualquer software de navegação. É verdade, ele terá que comprar separadamente, enquanto Autosputnik reside em um cartão flash separado e está pronto para trabalhar na realidade russa. Entre as principais características AVTOSPUTNIK: - Modo panorâmico do movimento - 3D, graças ao qual a viagem passa por cima do mapa, como se fosse (este tipo de cartão mais intuitivo e fácil de perceber)
|
- Deitado faixas apenas três "cliques" como a mais utilizada (casa, escritório, etc) e seus lugares preferidos (o restaurante mais próximo ou centro comercial) - o caminho mais curto ou melhor (além disso, você pode editar a versão do sistema proposto)
- Rota orientada por voz para a prevenção de manobras (voltas, rotundas, rotunda, rotas de saída, etc) - para obter informações sobre congestionamentos de trânsito quando activar SMILINK - estrada livre "para automaticamente obter direcções para as dificuldades de desvio (controlada por cerca de 800 estações em Moscou ruas) - Modo de condução nocturna em que o mapa da cidade está pintada de cor escura, o mais confortável para a percepção no escuro, mas a tela não é mais fere os olhos. Também prevê a mudança automática rezhama dia / noite.
- Suporte para "Favoritos", que podem ser organizadas a seu critério, por exemplo, pretendia visitar os pontos da via - uma interface amigável que é fácil de navegar, mesmo para iniciantes, através de ícones e menus são bem pensada organização
No PN-3560, este sistema de navegação mostrou bom desempenho. Além disso, o programa às vezes é oferecido as versões originais das rotas de caminhos aparentemente bem trilhado - como "home office" ou "Casa de repouso". Além das opções de padrão, eu tenho em estoque já apareceu em pelo menos dois sobra, com não muito alongar o caminho.
Runtime
Antes de voltar aos resultados de testes sobre a vida da bateria, lembramos que a capacidade de uma bateria padrão é de 1300 mAh. Trata-se próximos dos valores médios nesta classe de dispositivos. Testes realizados pelo procedimento normal e familiar para você. Carga máxima. Brilho da "vykruchena" o volume máximo de altifalantes também, incluindo Wi-Fi em modo de busca, e Bluetooth, o Windows Media Player no ciclo é reproduzido um vídeo de "pesado". A duração da bateria neste modo foi de 4 horas 27 minutos. O funcionamento normal. Todos os módulos sem fio são deficientes. O brilho no nível mínimo. No PDA estava correndo leitura do texto em Haali Reader com rolagem automática. Tempo de trabalho foi de 12 horas 49 minutos. Reprodução de MP3. Wi-Fi, Bluetooth e tela desligada. Ouvir com fones no volume máximo. Foi utilizado um Pocket Media Player e arquivos com um bitrate 192 kbps. Horário de funcionamento 19 horas e 28 minutos. No diagrama a seguir mostra que os resultados representam o Mio P560 em relação ao PDA.
|
Globalmente, os resultados são bons. No pano de fundo da evolução ASUS A696, no entanto, são monótonos, mas, se julgar objetivamente, a "vitalidade" PN-3560 está acima da média. Na verdade, quase os mesmos resultados e mostrou o modelo anterior. No uso normal, a carga da bateria é suficiente para cerca de dois dias. Isto é, desde que o uso do GPS horas e meia por dia, sessões de curta duração tocar música através de fones de ouvido Bluetooth e 1-2 horas de leitura.
Soft
Exceto para aplicações padrão, sistemas operacionais e software de navegação, você pode mencionar apenas dois do programa. Um deles é familiar desde o Mio P550. Este Calc Mio - Calculadora avançada com a função das unidades do conversor. Ele permite que você converter, como moeda, assim como medidas de peso, volume, comprimento, velocidade, e assim por diante. O programa é bastante simples de usar e geralmente são bastante confortáveis. Além disso, é altamente relevante, tendo em conta a direção do modelo.
O segundo programa - QuickGPSPosition, que permite receber as coordenadas do local e utilizá-los no futuro, para acelerar o lançamento do receptor GPS.
Preço de Emissão
A rede de lojas "computador na palma da mão, as lojas e loja online iStyle PlamStore.ru definir o preço Pocket Navigator PN-3560 no momento da publicação do material é 13 000 rublos.
Conclusões
No geral, apesar de algumas falhas, PN-3560 acabou conjunto bem equilibrado. Por um preço razoável você começa navegador vysokachestvenny com a funcionalidade de um computador portátil de pleno direito. Ele vai apreciar a presença de Bluetooth e Wi-Fi, um tempo decente, a vida da bateria, o desempenho impressionante e mais memória a bordo. Isto não é um sucesso e não um potencial favorito popular. Este aparelho Poderoso que vai satisfazer tanto aqueles que procuram para facilitar a navegação no carro, e aqueles que ainda preferem um monte de comunicador do telefone + PDA. E, como conclusão, como sempre, dar uma lista de pontos fortes e fracos.
Prós: - baixo preço
- grande quantidade de memória interna
- bom receptor GPS
- vida decente bateria
Contras: - bateria não-removível
- pequenas falhas na ergonomia
Os autores, em tradução: