Tudo começou quando essa praia preguiça disse a um amigo, o capitão se refere aos dispositivos de navegação por satélite. A notícia é que os receptores tornaram-se bastante compactos e de custo 300-400 dólares e tamanhos e preços imediatamente evoca pensamentos de comunicações móveis, para que por si só amadureceu uma pergunta: quanto o pagamento mensal? Como declarou o capitão - de jeito nenhum! Foi tão surpreendente que a informação sobre a disponibilidade dos serviços de lembrar. E então na mente subconsciente a esta notícia foram colados às várias situações cotidianas, e em um ponto, quando a vida foi-me exposto a um receptor A-GPS, mostrei-lhe o interesse de compra real.
Casos da vida
Na dacha de um amigo fora da cerca começa uma madeira bastante grande. Caminhada matinal profundamente na floresta no caminho bem trilhado sobre o desejo de perambular pelos cantos menos civilizados, resultando em uma direção clara ", tenta House" ("casa" -.-Lo) foi perdida. Não quer dizer que foi terrível (muito longe não conseguia), mas o desconforto estava presente. Isso, pelo menos, ver a direção (azimute) ea distância para dar a amizade para sempre! Verão no fim de semana realmente quer sair para o campo. Estar em algum lugar em uma praia de areia, nadar ... No entanto, em todos os dias mais agradáveis férias no local conhecido é sempre lotado. Neste caso, torna-se uma idéia obsessiva, se a volta da estrada principal em um primer desconhecidos, então você pode entrar em um lugar maravilhoso e totalmente "selvagem" na margem de um lago isolado. Neste caso, você precisa de um bom mapa (talvez até mesmo os militares) e uma compreensão clara de onde você está. Necessita de habilidades de orientação, mas eu tenho este esporte nunca vai atrair. Mas o bom "assistente pessoal" velho eu adoraria todo o trabalho sujo encomendado pela "caça à raposa". By the way, mate habilidades são necessárias, e durante longas viagens para Golden Ring Road, ou viajar no mar. " Continuando a olhar para sinais de sentido ambíguo e assentamentos - que é muito competente e tedioso. E quando em um ponto, um sinal de "reparação de estradas" oferece-lhe para desligar a auto-estrada, só se pode esperar de um "carinho e atencioso" trabalhadores da estrada de manutenção, que observou a rota de desvio diversos sinais e sinais de direção. Em outras palavras, você tem que confiar cegamente em um nublado e abusivo de álcool pensamentos do cérebro obras rodoviárias proletária. Concordo, muito desconfortável. Mas, se no mapa, mesmo que isso não é suficiente detalhe, você poderia ver a sua posição, o problema de deslocamento em uma determinada direção estaria resolvido. Compass? Bússola seria suficiente se você mover um tanque, mas as estradas são descarregadas pretzels fantasia e, em seguida a estrela polar não conseguirá. E como fazer-lhe uma história: você chega na Itália. Pegue um carro alugado. Quer viajar ao redor os pontos turísticos de Roma, um passeio para o litoral, e talvez você nunca sabe, e para chegar a Veneza. E depois, há inúmeros problemas: os italianos em sua maioria não falam Inglês e instruções de viagem dão muito estúpido. Características marcas e sinais para confundir acostumados, por isso essa enorme quantidade de tempo necessário para girar na mesma área para encontrar o lugar certo. É claro que se pode aprender a língua italiana e se acostumar com uma via de mão única, mas isso leva tempo. Além disso, por certo, em outras cidades e países - apenas outros recursos. O que vai acontecer agora, eo estudo finlandês? O que ajudaria dispositivo que permite a sua própria, sem negociações com os indígenas entediantes, decifrar mapas e sinais de trânsito, receber indicações e se mover sobre ela!
euforia Publicidade
Ironicamente, é esta última situação (e não significativamente mais freqüentes casos domésticos listadas acima), foi ela quem deu um impulso para garantir que apareceu nas palavras de cabeça do capitão da navegação por satélite.E o que aconteceu? O primeiro chamou a atenção da loja de eletrônicos de consumo (que não estava em Moscou) encontrou um dispositivo legal compacto que contém um mapa do mundo com informações detalhadas, até a rua (!) E permite marcar o ponto de gordura a sua posição no mapa! Além disso, a máquina sabia onde encontrar um bom hotel ou uma refeição e diz-lhe para parar as flechas de direção! Para mim, isso causou uma forte impressão, mas não basta apenas colocar para fora de um bolso de piloto de US $ 600, porém, a idéia que temos de descobrir mais detalhes sobre o sistema de navegação, os receptores e os seus custos, finalmente saiu e começou a exigir o acesso imediato à Internet. A primeira coisa que eles encontraram mãe firme de uma linda caixa com o nome de Garmin III Plus. Em seguida foi a concorrentes locais dedicados ao GPS - a quantidade de informação cresceu, como uma bola de neve.
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Acontece que o sistema GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) foi desenvolvido e implementado pelos militares dos EUA, para "travar" em todo o mundo 24 satélites para que o soldado americano navio ou avião poderia, em qualquer ponto do globo para determinar suas coordenadas exatas. O sistema foi aberto para "civis", mas com uma forte engrossamento da leitura do receptor (neste caso, os militares tiraram a limitação de precisão). O princípio do Sistema de Posicionamento Global baseia-se na determinação da distância ao satélite do tempo de atraso do sinal dele. Instalados em satélites relógio atômico, que emite o sinal de ar "do tempo. Assim, para determinar a posição física do receptor requer três satélites (supondo que o receptor é também um relógio atômico) e 4 de satélite - se não horas (e não poderia ser). Além disso, os satélites de informação orientada sobre si próprios, as suas coordenadas, desvios da órbita e outras bobagens complicada, que é processado pelo receptor. Bem, para melhorar a precisão do posicionamento, utiliza um sistema de correções diferenciais. Este serviço é por dinheiro, e da Rússia como um todo não está ameaçado (precisa de uma rede de estações com coordenadas conhecidas, que transmitem informações para os receptores de freqüência de rádio - até esse luxo disponível apenas para Petrogrado). Tendo lido várias classes de alfabetização em navegação por satélite, eu me tornei o fã mais fanático dos sistemas de GPS e até mesmo confiante decidido a ter um domínio chamado gps.ru, para levar a educação para as massas. Acontece que existe um tal domínio, e como! A presença de um poderoso partido na Rússia esmagadora surpresa. Descoberto gps.boston.ru site da conferência atingido por pessoas experientes e conhecedores, limitando a informação sobre os vários aspectos do Sistema de Posicionamento Global. Aqui, em particular, verificou-se que pohodniki muito tempo usando receptores de mão para colocar faixas e clara a sua passagem. Caçadores e pescadores observou as coordenadas da caça acarinhados e vilas de pescadores, e as rotas de troca de carro de segurança, com a indicação de postos de gasolina, e que muito divertido, policiais com radar. Além disso, há geodésicas recursos que explicam as noções básicas de mapa amantes da sabedoria. No entanto, juntamente com espanto alegre, começou a surgir um sentimento de medo que todos os encantos de navegadores portáteis - é muitas vezes a propaganda publicitária. Acontece que o receptor deve ver uma grande porção do céu com os satélites, e na linha de visão direta, não deve ser inferior a quatro, caso contrário poderá ocorrer erro grave. O que está em uma área arborizada, bem como nas ruas estreitas com edifícios altos, onde o céu é mal visto, o receptor pode e deve "perder coordenada." Nas cidades e, possivelmente, um grande número de interferências de rádio, interferindo recepção certeza. Todas estas nuvens obscurecem o sol radiante começou a GPS. Extremamente adicionou pessimismo artigos traduzidos do jornalista norte-americano que tenha tentado no sistema de navegação para automóveis. É voz feminina intrusiva fez voltar onde ele iria, não mostrou uma tela grande e bonita que ele corre em linha reta até a casa e, eventualmente, sob o pretexto de uma visita à biblioteca deu acolhimento a um terreno baldio.Após este exclamações entusiasmadas de usuários na Internet-conferência virou para mim gritando fãs que, como os irmãos Wright no início do século, mesmo em cima da mesa - mas para voar! Toda a informação negativa foi emitido em uma série de dúvidas estão golpeando a mente.
Preocupações de ordem teórica
O primeiro medo à introdução de navegação por satélite na vida de um amador era uma questão de sensibilidade e confiabilidade do dispositivo. Se as ruas da cidade velha ou na floresta, Susanin eletrônica considera a missão cumprida, depois matá-lo - portanto, na melhor das hipóteses, perder algumas centenas de dólares, e na pior das hipóteses - um grande problema com a saída, no verdadeiro sentido da situação. A segunda questão diz respeito à precisão dos mapas. Tendo aprendido com a experiência amarga, caminhar sobre os mapas de estrada em uma área completamente desconhecida, eu poderia muito bem assumir que as ruas estão pintadas strings em vez correspondem aproximadamente a sua localização geográfica. Se o cartão em um ponto, que "pular" de uma rua para outra, para navegar apenas confuso. Em suma, tivemos que aprender como mapas documento representam a imagem real da área. No entanto, se você achar que precisa de fato mapas correspondem a, ou apenas bom (militar) mapas dar uma resposta completa, você tem que descobrir onde encontrá-los. Neste caso, você deve ter certeza de que em qualquer lugar (seja a Europa, Moscovo e Arkhangelsk Oblast) na mão será cuidadosamente material cartográfico. Aqui com alguns pensamentos que eu comecei a investigações de peritos, e, em seguida, a pesquisa de equipamento específico.
Análise de hardware e software
receptores de consumidores podem ser divididos em três grupos: - Em primeiro lugar, o menor, é a "sensores" que recebem dados de satélite, processá-lo sob a forma de registos normalizados emitidos no porto. - O segundo grupo inclui os dispositivos com display LCD que mostra a rota, traçar o caminho, direção e velocidade, etc Assim, deixando a estrada o carro e armazenados no receptor GPS, sua localização, podem ser descartados de modo seguro em um matagal, há a percorrer o conteúdo do seu coração e dispositivos de bandeira de diferentes lugares de cogumelos, em seguida, voltar com segurança para controlar previsto para o carro, e um ano depois, sem qualquer dificuldade para repetir o procedimento, usando as informações armazenadas nos pontos náuticas (waypoints). - Em terceiro lugar, o grupo mais caro de dispositivos inclui a possibilidade de navegar pelo mapa (mapas em movimento). Os cartões são emitidos pelos fabricantes e de terceiros, e em alguns detalhes iluminar a vida no exterior (na América e Europa). No entanto, você não pode sequer olhar nos anais da Rússia corporativa - é apenas uma mancha branca enorme. Basta olhar para o mapa detalhado de estradas, que oferece um pacote Microsoft AutoRoute, ao saber que Moscovo Ring Road e vive 1-2 ou três rodovia, fazer mapas de estradas em nosso olhar da cidade como um caráter pacifista.
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Todos os dispositivos acima pode se conectar a computadores de secretária e portáteis. Isto significa que mesmo um receptor primitivo em um cartão CompactFlash padrão, que é conectado ao seu PDA ou HPC, você pode fazer um poderoso navegador com um mapa. Os participantes recomendaram que a versão GPS movimento da comprovada experiência pessoal com o Palm-carros. Os produtos mais comuns para a navegação nesta plataforma são os pacotes e Atlas HandMap. O primeiro trata raster (bitmap) e pode, portanto, utilizar quaisquer mapas em papel, digitalizados e transferidos para o computador. Características do produto bastante amplo: a partir de mapas de escala e automático podgruzki mapas detalhados dos sites, para planejamento de rotas e navegação no mapa no on-line utilizando GPS. O segundo pacote usa um formato vetorial proprietários dos cartões, mas permite "manual" a preparação e carregamento de material cartográfico. Assim, no arsenal de cartões são cartões para HandMap São Petersburgo e Moscou, criado por entusiastas da Rússia.Os caras que usam computadores portáteis, tais como PalmPilot (Palm, Visor, e outros como eles), dizem que melhor seria desejável, mas comecei a estudar a prática de navegação com Pocket PC. A plataforma que me pareceu mais atraente para a tarefa. Argumentos em favor de dispositivos Windows CE foram os seguintes: - Esta é uma classe separada de computadores portáteis que tenham interface "vzroslye" e software. - Não se trata de notebooks: usar o Windows CE como um notebook extremamente desconfortável, e Palm oferece aqui 100 pontos à frente. Esta máquina, "alimentando" os formatos de dados de computadores desktop e, mais importante, adaptada para isso! Tente MB material 80 dos dados do mapa raster (mapa detalhado da região de Moscou), em Palm - não vai funcionar. O único representante do reino de palma, capaz de fazê-lo - é TRG. Mas eu tenho medo que ele não será capaz de digerir uma peça volumosa de informação, por isso mesmo um padrão "adulto" formato. Além disso, uma popular coleção de estradas na Europa, com mapas detalhados e dados para os museus, hotéis e restaurantes e é publicado pela Microsoft, "mate" para Pocket PC. Infelizmente, o Pocket Streets não pode trabalhar com GPS, mas espero que isso é temporário. Em qualquer caso, os mapas do mundo desta qualidade para a plataforma Palm simplesmente não existe. - O terceiro argumento em favor do Windows CE é a disponibilidade para a versão de plataforma de OziExplorer - um programa que, segundo especialistas russos e estrangeiros, é hoje líder em navegação por GPS. Os desenvolvedores também argumentam que, além do Windows CE, no "bolso" da plataforma não será suportado. O produto de software último (shareware), vamos falar, e quando os argumentos básicos podem ser adicionadas: a presença de uma tela em cores brilhantes, que joga cartas quase na cópia, e uma obra muito volumosa de programadores russos que criaram um excelente mapa de Moscou para Windows CE. PalmGIS pacote permite que até orientar a casa em Moscou, rotas de execução, tendo em conta os sinais de trânsito e engarrafamentos, e trabalhar com o cartão em movimento com a ajuda do GPS receptor. Com exercícios práticos com o pacote eo receptor empresa Garmin eTrex comecei.
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A experiência prática
Ligação com um problema no receptor de GPS para um Cassiopeia E-115 e definindo sua sacola de navegação Moscou PalmGIS, eu comecei a andar ao redor da cidade. No primeiro dia de dúvida em relação à sensibilidade e precisão do navegador desapareceu: priborchik, "jogado" para "torpedo" e, aleatoriamente, pendurado lá fora, de forma consistente "apanhado" 3-6 satélites e mostrou a precisão de 6-10 metros. Isso é suficiente para posicionar a sua localização no mapa. Quando você ver um mapa de Moscou apenas engatinhando pelas ruas do círculo, morrendo em cruzamentos, nos semáforos e vire com exatamente uma rua para outra, sentir apenas a alegria das crianças! Você adivinhou, o cartão também não teve problemas: pequenos erros nos subúrbios não confundir a situação, e determinar a sua localização no mapa sempre foi muito fácil. À noite, quando o tráfego da cidade morreu para baixo, tentei verificar as "condições de pouca visibilidade." Acontece que eu não me lembro onde, em Moscovo são as ruas estreitas com os altos, obscureceram o céu, as casas. Me veio à mente a poucos quarteirões próximos Suharevka - onde eu passeio. Não engrossamento de precisão, a perda de sinal e mapas inesperado testemunho que eu descobri. Deixou em aberto a questão do ruído de rádio nas cidades europeias, com ruas estreitas e edifícios altos, mas por outro lado todas as questões levantadas no "preocupações teóricas" foram filmados em uma tacada só! O próximo estudo foi baseado em um pacote carregado com peças kopeck OziExplorer CE "(1 cm - 2 km) da região de Moscou e uma viagem de Sergiev Posad. A precisão dos dados de mapeamento foi excelente! Track (caminho ", desenhada por" GPS Navigator) estava justamente nas ruas e estradas. Somente em um lugar, que "saiu da estrada," mas isso não impediu a navegação.Foi interessante observar como a seta do rotundas, mostrando a nossa posição, começou a se desenrolar, apenas repetindo o movimento da máquina. Perdeu uma vez no mesmo lugar, seguimos em frente sem problemas no garfo e reconstrução no percurso voar e delinear um "desvio" de rota, veio direto para Laura! Foi bom, com vista para o preditor sentar e conversar que, através da ponte de dois quilômetros, será então possível virar à direita! Assim, a precisão dos mapas topográficos, a sensibilidade do receptor e um software-hardware fornece uma navegação confortável e com a possibilidade de uma saída digna de qualquer situação difícil. No entanto, no caminho de preparação para a viagem, há vários pontos sutis para planejar rotas, elaboração de material gráfico e um mapa para a área. Mas esses detalhes - os seguintes materiais. Os autores, em tradução: