Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor

No ano passado, a Casio lançou três novos handhelds: Pocket Viewer, BE-300 Cassiopeia Cassiopeia E-200. Este é claramente atribuída aos seus produtos por segmento, como novos itens são cada jogador em sua categoria de peso. Dois modelos de gama baixa tem que competir com o Palm OS PDA no peso leve e médio, a pessoa idosa - E-200 - é um Pocket PC completo e atua como um peso pesado.

superintendente Pocket

Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
Pocket Viewer 450S é o mais novo modelo da linha nova da Casio e está localizado na categoria de preço mais baixo. Em Moscou, você pode comprar menos de cento e cinquenta dólares. Ela continua a Casio lançou em 1998, a linha de Pocket Viewer, que inicialmente consistia em notebooks com telas sensíveis ao toque eletrônicos portáteis (modelo PV-100 VP-200, em seguida, o PV-400) e, posteriormente atualizado, a arquitetura tinha um computador portátil (modelo PV -250 e PV-450), mas ainda se manteve em vigor somente avançada listas telefônicas. No verão passado, houve finalmente um modelo PV-250S e PV-450S, caracteriza-se pela quantidade de RAM instalada (2 e 4 MB, respectivamente). Próprio Em seguida houve a primeira revisão não muito lisonjeira do nosso site dedicado a este dispositivo. Na Rússia, por sinal, só vem PV-450S. CCP visando claramente o nicho de mercado mesmo que o Palm m100. Por um preço semelhante, eles têm (em teoria) características semelhantes, mas ainda mostra que a relação estreita de bolso keeper "em todos os aspectos perde m100.
Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
Suas vantagens sobre o Palm (foto) estão na tela monocromática um pouco maior (embora de qualidade inferior, além disso, ele não tem tons de cinza) com a mesma resolução de 160x160 pixels, a presença do tipo de roda-joystick, Sony Jog-Dial e Flash Memory- em vez de RAM. A última vantagem é duvidosa, porque, embora o uso de memória flash em vez dos habituais, garantindo a integridade dos dados, mas também afeta significativamente a velocidade e consumo de energia, que em 450S e por isso não a par, devido à iluminação ineficiente implementadas. Ela, por um lado, é bom o suficiente, apesar da intensidade energética (na M100 usa menos luz voraz invertido com a capacidade de mudá-lo ao normal), mas por outro lado são automaticamente desligadas após sekun quinze anos. Isso é muito inconveniente durante a leitura no escuro. Mantendo os mesmos dados em uma memória não-volátil, a longo prazo só faz sentido para aqueles usuários que não têm acesso a um computador desktop que irá concordar em fornecer rígido (exceto que os viajantes que não têm computador portátil, irão apreciar este recurso). O dispositivo é alimentado por duas pilhas AA AAA. Digite o texto no Pocket Viewer só é possível com a ajuda do teclado na tela, que é bastante inconveniente, por exemplo, nos transportes públicos. Manuscrito (como em modelos mais antigos) não é implementada, enquanto que no Palm, você pode usar o teclado na tela, além de pichações. Em termos de software no dispositivo da Casio à primeira vista, as coisas estão melhores do que o concorrente. Além dos aplicativos padrão existe um programa para trabalhar com planilhas (Pocket Word em 450S, infelizmente, não) e um conversor de moeda, mas é só à primeira vista. O facto de o Pocket Viewer é um organizador com um número extremamente pequeno de aplicativos disponíveis externo, e M100 está disponível para mais de 10.000 programas diferentes, de livre e comerciais, incluindo processadores de texto, planilhas, navegadores de Internet, dicionários e muito mais. Acontece que a única aplicação de megabytes de 4 m de 450S memória é armazenar livros eletrônicos. Na verdade, um pouco menos de um megabyte leva para suas necessidades do sistema operacional e software embarcado. Assim, para os arquivos do usuário é mais de três megabytes.

Russificação

O sistema operacional usado no Pocket Viewer PV OS 1.02, que foi originalmente localizada e tem o apoio da língua russa, no entanto, na opinião dos usuários, e não o mais ergonômico. Para Palm são localização comercial e livre diversas, e MakTsentr, por exemplo, são vendidos já pré-localização e localização. Infelizmente, PV 450S tem nenhum meio de comunicação com dispositivos externos, sem contar a possibilidade de uma conexão a cabo com outros dispositivos, e alguns modelos de notebooks avançados Casio - jovens cuidadores "de bolso. Junto com ele vem em um PC Sync, que permite que você tenha uma cópia dos dados no PDA computador "grande". A sincronização ocorre através do berço, através da porta serial do PC. Arquivos de planilha, se desejar, você pode sincronizar com o MS Excel, e um calendário diário, banco de dados e contatos - com o MS Outlook.

Pocket Manager

Cassiopeia BE-300, que já mencionamos, é um modelo muito atraente de médio alcance - em Moscou, você pode comprar por US $ 250-280. Bem como o Pocket Viewer, BE-300 deve competir com os dispositivos no Palm OS, embora tenhamos em mente é o modelo mais antigo. Este não é o Pocket PC, mas não Pocket Viewer. Sasio chama um híbrido ou um handheld Pocket gerente Manager.
Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
A empresa não licenciá-lo a partir do Microsoft Pocket PC. O dispositivo funciona com sistema operacional Windows Windows CE 3.0, e, ao contrário dos modelos mais antigos que não possuem uma interface no Pocket PC e aplicações familiares Pocket Word, Excel, Explorer, etc Em vez deles vem com o dispositivo do próprio software Casio. Além do padrão de aplicações PDA (contatos, tarefas, bloco de notas, diário), são mailer pré-(entendida HTML e anexos de até 1 MB), um programa navegador de Internet para exibir fotos (não o melhor, mas você pode removê-lo e instalar outro) . Das aplicações do sistema, é interessante notar o software de backup, gerenciador de arquivos de áudio e leitor de arquivos de vídeo. Como mencionado acima, o padrão para o sistema operacional Pocket PC Aplicações Pocket Word e Pocket Excel não estiver instalado, em vez de terem o Word Viewer DOC, XLS Excel e PowerPoint PPT. A edição destes arquivos usando o padrão impossível. O dispositivo de interface mudou de modelos anteriores, no sentido da simplificação. Devido ao espaço carece de algumas bibliotecas padrão PPC 2002, para que os programas escritos sob o PCC nessa plataforma não pode ser executado. Em geral, aplicações escritas para o Pocket PC deve ganhar na BE-300, os protestos da Casio, depois de recompilar o código. Ao longo do tempo na web aparecem mais e mais programas de terceiros, reescrito especificamente para o BE-300, incluindo jogos de codec, e MPEG4 player, gerenciador de arquivos, planilhas, etc Pocket Manager é executado no processador da NEC Vr4131 166 MHz, eo hardware não é muito diferente de outras Cassiopeia. CPU faz o seu trabalho razoavelmente bem, embora às vezes resulta que o dispositivo de retardamento. Cassiopeia é equipado com 16 MB de RAM e 16 MB de memória flash. Cerca de 5 MB de memória flash pode ser usado pelo proprietário para armazenar seus próprios dados. O espaço adicional poderá ser obtida através da remoção de programas desnecessários que são padrão. BE-300 tem um slot CompactFlash II, que lhe permite se conectar a ele um monte de periféricos comuns a partir de unidades IBM Microdrive difícil de placas de rede e modems. De todos os padrões de expansão de memória é o mais barato é CF, e nesse sentido qualquer problema com os donos da Cassiopeia deverão surgir. Separadamente, você pode comprar usado módulo PC Card, o que torna possível a utilização de PCMCIA periferia. Pretty tela brilhante "Pocket administrador pode exibir 32 mil cores e tem uma resolução de 320x240 pixels. Ele é um pouco menor do que a exibição normal no Pocket PC portátil.Devido a este dispositivo tem um tamanho modesto 121h76h18 mm e pesa apenas 167, a matriz passiva, ou seja, é preciso tempo para aquecer o brilho padrão (5-15 segundos) e alguns inercial.
Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
Colocar a informação usando o teclado na tela ou reconhecimento de escrita. sistema de Reconhecimento tem uma característica interessante. O usuário tem a oportunidade de expor sua marca própria de qualquer personagem que deve ajudar aqueles que não podem se acostumar com a cara padrão. No painel frontal abaixo da tela é joystick multifunções. Sincronize com seu computador desktop usando o berço pode ser conectado à porta USB eo software fornecido - PC Connect. Infelizmente, a troca de dados entre o planejamento eo banco de dados de contato pode ser feito apenas com o Microsoft Outlook. Não há embutido organizador, não para apoiar outras aplicações como o Outlook Express ou Lotus Organizer. Felizmente, este é um problema temporário. Como as baterias usadas de íon-lítio, que deverá, segundo o fabricante, para apoiar o aparelho durante a semana. De fato, a carga média de baterias de sentar-se por 2-4 dias. Uma carga completa leva 2.5-3 horas.

Russificação

Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
Sistema Operacional Cassiopeia BE-300 não estava originalmente localizada, mas só recentemente lançou seu primeiro crack alta qualidade RussKey BE. Seu departamento divulgou um MakTsentr empresa de telefonia móvel para o desenvolvimento com o apoio do escritório de Moscou CASIO COMPUTER CO A primeira versão do produto oferece uma russificação de base, que permite criar e trabalhar com documentos e e-mail em russo, bem como sincronizar com o computador desktop. Em versões futuras do programa está prevista para alcançar a plena contenção Pocket Manager. Assim, os usuários da Rússia não pode se preocupar com a possibilidade de operação normal com o administrador de bolso ".

Pocket Diretor

E-200 Pocket PC - a versão mais recente da popular linha de Cassiopeia. Com a ajuda da Casio quer apanhar com rivais em face da Compaq e Hewlett-Packard, já lançaram seus portáteis baseados em Pocket PC 2002. Os potenciais compradores do produto - os usuários de negócios que não requerem compromissos. Este é um player na divisão de pesos pesados ​​e na faixa de preço adequado. Em Moscou, E-200 já pode ser comprado por US $ 650.
Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
Ao contrário de Cassiopeia anterior, que trabalhou no processador MIPS do NEC, E-200 é equipado com CPU de 32 bits, Intel StrongARM SA-1100 de 206 MHz. Ele tem uma RAM de 64 MB e 32 MB de memória flash, dos quais 5,5 MB está disponível para o usuário. O dispositivo suporta slots de expansão maior e pode trabalhar com mapas de II / o fator de forma CompactFlash I e / SecureDigital MultiMediaCard. Além disso, você pode comprar um PC Card módulo separado, oferecendo uma oportunidade de trabalhar com os periféricos PCMCIA equipados e outra USB host. Esta novidade, que até agora ninguém tem qualquer dos concorrentes. USB Host no berço, que permite a conexão (claro se os controladores) qualquer USB periféricos: teclado, mouse, CD-ROM, etc A empresa NEC, por exemplo, o seu futuro modelo MobilePro P300 promete equipar o mesmo host USB. No E-200 está instalada reflexiva TFT-luxação, que suporta 65.000 cores.Ele trabalha na resolução de 320x240 e tem um tamanho de 3.5 ', como um PDA da HP. Na Compaq, essa tela é mais do que 0,3. Na mostra anterior usou tecnologia proprietária HAST (Hyper TFT de silício amorfo), proclamando uma cor excelente, profundo. A partir desta tecnologia Casio recusou por uma questão de fácil leitura em ambientes fechados e ao ar livre da tela (com os problemas de HAST), e para aumentar a vida útil da bateria. No entanto, na primeira semana de vendas no E-200 MakTsentr mostraram que o dispositivo tem um design falhas graves que reduzem a sua confiabilidade. Até à data, cerca de um quarto das unidades vendidas após a operação de curtas em 1-2 dias recebeu para o serviço por conta do vício identificado - uma falha da unidade de eletrônicos, que fornece luz de fundo. Leia mais sobre isso aqui. Mas de volta à revisão. Desde o anterior Cassiopeia (por exemplo, Cassiopeia EM-500 na foto abaixo), novo design é diferente também. Em primeiro lugar, é o peso. Com o total 13h8, 20X1, 72 centímetros dispositivo pesa 200 gramas, que é em si muito pouco. Tão pouco que alguns compradores se queixam de que "não há sentido de o dispositivo em questão (devo dizer que as alegações semelhantes foram apresentadas para o novo Sony Clie). A escala de cores E-200, porém, e encontrou seus admiradores, mas que tem causado, inclusive comentários como "o mais nojento, procurando mão de todos os tempos", que provou mais uma vez o ditado "cada homem ao seu próprio gosto."
Nova linha da Casio: Pocket superintendente, gerente e diretor
Casio Cassiopeia EM-500 (esquerda) e Casio Cassiopeia E-200 (à direita)
Alto-falante interno não é suficiente para qualquer coisa como uma música aceitável, portanto, para este fim precisa usar fones de ouvido. Mas caso contrário, a multimídia e games da Cassiopeia fora de competição. De acordo com o feedback do usuário, a reprodução de vídeo em formato MPEG4 e jogar com grandes gráficos, tais como Quake Pocket não se contorcer, e mostra o movimento suave, sem solavancos. Digite as informações como em todas as plataformas de PDAs Pocket PC 2002: Com o teclado na tela ou no sistema de reconhecimento de escrita. Não foi esquecido e corporativos dial joystick. Cassiopeia é alimentado por uma bateria de íon de lítio 950 mAh, que é suficiente para 6-8 horas. A capacidade da bateria é reduzida para aliviar a unidade. Na série anterior handhelds E-1xx baterias usadas de 1400 mAh.

Russificação

"Russificação" E-200 ainda está em sua infância. Já é possível trabalhar com documentos e e-mail em russo, normalmente você pode sincronizar com um computador desktop e surf. Uma localização mais completa da interface será implementada posteriormente.

Resumo

Liberar este intervalo, a Casio procurou agradar a todos os potenciais utilizadores de computadores portáteis. Então, resumo. A compra de um modelo mais novo, Pocket Viewer 450S, foi justificado no caso, se o casal baixa demanda, precisando apenas de caderno eletrônico de qualidade. Em qualquer outra versão desse montante para comprar Palm m100. Sasio Cassiopeia BE-300 é bastante adequado para os compradores que não estão dispostos a colocar para fora $ 600-700 por modelos caros de Pocket PC, mas ele não atende as oportunidades e os Pocket Viewer, por qualquer motivo não desejar considerar um dispositivo semelhante no Palm OS. Com o lançamento da localização compra BE-300 foi bastante razoável, embora a falta de um "escritório móvel" processador de texto parece estranho. No entanto, há esperança de que, como a planilha eletrônica, processador de texto será lançado por terceiros. O modelo antigo Cassiopeia E-200 é um moderno oi-end baseados no Pocket PC Pocket PC, nada de especial, no entanto, não se destaca entre seus concorrentes. USB Host no berço eo PC Card módulo tem uma novidade. Mas nos computadores de mão para a Siemens e NEC, que deve entrar na Primavera deste ano, serão implementadas, estas e muitas outras inovações.Assim, comprando agora Cassiopeia E-200, você começa Mighty produto final oi. Os autores, em tradução:

Vladimir Speransky