De todo o conjunto rico de dispositivos, vou me concentrar em quatro que são da amostra representativa suficiente em termos de psionovladeltsa. Pode-se imaginar psionovladeltsa, zarulivayuschego em aeronaves ligeiras ou batendo a porta de entrada para a barca pesada, mas esta funcionalidade avançada está além do alcance da fiscalização. Detenhamo-nos psionovladeltsah (ou GPS-proprietários) caminhar e dirigir. Para estas categorias de cidadãos são de interesse:
- Um dispositivo que é instalado no painel de um carro, que tem seu próprio visor gráfico (cor ou preto e branco), a possibilidade de lançar um cartão de variável conforme a necessidade, as refeições a bordo rede veículo, a saída para um dispositivo externo, tais como, a Psion;
GARMIN StreetPlanner e mapa de cores GARMIN GPS III Plus
Comum nesses dispositivos é a possibilidade de usar cartões de memória flash externo para carregar mapas adicionais. Como todos os garminovskoe, cartões de memória flash tem uma forma única e topografia do terminal, ou seja, com produtos garminovskimi só podem ser utilizados acessórios garminovskie. Existem cartões de memória flash com 8 ou 16 MB. O tamanho do território, que pode ser colocado em um flash depende do nível de detalhe do mapa. Mapas da Garmin para descrever um dispositivo que existem três níveis de detalhe: WorldMap (WM), Estradas e Recreações (RR) e MetroGuide (MG). Para carregar o cartão no dispositivo deve ser colocado no reservatório programa desktop (é claro, da Garmin), então escolha a partir de um mapa de menus do detalhe necessário (se disponível). O processo de instalação é convidado a designar um mapa, enquanto mostrando a quantidade de memória necessária. Aos 8 MB granularidade WM sobe quase todas Europa Ocidental e Central, sem protrusão de todo o penínsulas e da parte europeia da Rússia, incluindo o percurso de Vyborg e Brest. Mapa exatidão não é garantida. Como escrito pela Garmin, que garantem a precisão dos mapas dos EUA, e tudo mais precisão opredeleyaetsya de material cartográfico. impressões pessoais são os seguintes: Alemanha e Escandinávia ficar bastante decente, até as estradas recentemente construídas.França qualidade muito baixa: a estrada real de Lyon e Estrasburgo, por vezes, realizada em 15 quilômetros a partir da imagem. Mas este é um excelente exemplo. Moscovo é composta do Anel Moscow Road, Jardim Ring, e numeradas rotas dentro da cidade. Nova estrada Riga, por exemplo, estão ausentes. Precisão de Moscou de desenho - até 2 km. E algumas partes do mesmo ideal. Talvez o novo Anel Viário não é pavimentada, como seria GARMIN (piada). Na entrega inicial do dispositivo são europeus e americanos. O mapa europeu da Europa pré-instalado, e os EUA - um, dois, três ... É isso mesmo, pré-instalado mapa dos Estados Unidos. Um lugar em Moscovo - caixa amarela suave. Assim, sem o cartão de flash e software externo é necessário. Das características interessantes são os seguintes: computador de bordo, permite medir a distância, mostra a velocidade atual (muito mais preciso velocímetro verificado com radar automático), mede a taxa média de descarga antes da descarga, e somente enquanto estiver dirigindo, enquanto estiver em movimento eo tempo em paradas de ônibus, atingido a velocidade máxima. Enquanto o mapa mostra a posição da máquina no chão e desenha o caminho percorrido (algo em torno de 300 milhas atrás). Você pode jogar com eles mesmos em uma cobra devorando contra policiais na estrada e começar a partir deste prazo. A principal coisa - não cruze o seu próprio caminho (outra piada). Este recurso é extremamente útil em uma cidade estranha, quando caiu na direção errada. De acordo com as suas próprias pistas, como um menino-de-lei, pode sempre voltar à pista. Níveis de zoom muito alguma coisa, como 100 m, 200 m, 300 m, 500 m 1 km 2 km 3 km, 5 km, 8 km, 10 km, 15 km, 20 km, 30 km, 50 km , 100 km, 200 km em meia polegada. Sistema de medidas escolhidas pelo usuário. Horas são absolutos, ou seja, são tomadas a partir do satélite eo usuário apenas coloca viés zonal. Automaticamente determinado pelo tempo de nascer e pôr do sol, ea unidade de switches para regimes de dia e de noite cor (fundo amarelo ou preto). Na máquina parar "lembra" onde estava indo (uma vantagem significativa em comparação com o software para Psion). Dispositivo prefere comer a partir da rede de bordo, após a ignição é desligada automaticamente se apaga após 30 segundos se o tempo não interfere. 4 pilhas AA usado como um backup de energia da bomba, por exemplo, mas permite apenas 2-3 horas. Depois de ligar o processo de inicialização pode demorar até 3 minutos, que é por isso que na bomba é melhor usar as pilhas em vez de fora. Há uma posição da tela divertido de satélites na parte visível do céu. Neste caso, marcado por satélites ativos e satélites pouco visíveis. O dispositivo é a precisão de posicionamento auto-diagnosticar e promete a 7,4 m em 9 de satélites ativos, 15-20 m de 8,7 satélites e de 30 a 100 m, com menos satélites. O número de satélites visíveis depende fortemente da visibilidade do céu: no campo aberto, não há problemas, e no tribunal Petersburgo, o instrumento também é capaz de enviar para Raskólnikov. As ilustrações abaixo são capturas de tela dos vários mapas de detalhamento. A ilustração a seguir mostra as fotos de tela de vários mapas detalhando. A primeira imagem mostra a cidade alemã de MG cartão de Bruchsal e uma escala de 1 km por polegada. A imagem a seguir o mesmo pedaço de país da cerveja e salsichas está indicado no cartão de WM na mesma escala. Comentários, como eles dizem, são desnecessários. Depois disso, você sabe que a Rússia, Ucrânia e outros ex-URSS e Europa Oriental há somente um WM, e MG não se liga em breve. No entanto, é possível a uma escala de 70 km por polegada para levantamento do caminho de Moscovo para Nizhni Novgorod, e da escala de 3 km por polegada (uma escala mais detalhada ainda não é abrir os detalhes adicionais) o levantamento da periferia noroeste de Moscou. Se você andar em um carro com o dispositivo incluído, então todos os caminhos vão ser quase lá (um pouco média até 2 quilômetros) fora de Moscou e Leningrado milagrosamente rodovia Volokolamsk continuar e até mesmo fundir para Hydroproject e sul da rodovia há Volokolam rodovia Novorizhskoe GARMIN sobre o qual ninguém sabe. O dispositivo permite que você marque os pontos de vista, para levá-los na área de trabalho para outro dispositivo compatível, e quando re-aproximou-se do ponto de base - o alimento a uma distância predeterminada. A aplicação prática desta implora as características de auto-a: para marcar todas as mensagens DPS (ou câmera) para o Anel Moscow Road, Rublyovka, etc Leningradki Schumacher e notificar de abordar o pit stop. Tenho tantas obihozheny Ring Road e meu favorito linha Moscovo - Torfyanovka / Lingonberry.Todos os dispositivos têm um GARMIN saída NMEA padrão, o que lhes permite se conectar à Psion. Prescrição - GARMIN paixão por slots surpreendente, e diferente (por StreetPilot e eTrex conectores diferentes). Todas as conclusões sobre o mercado de rádio não resolver este problema, temos o produto original. Assim, gradualmente veio apenas ao produto comercial que está pronto para conexão a Psion imediatamente após a abertura da embalagem. Este é um GPS para Psion de Palmtop, ou, como eles são chamados agora, o TomTom. Este dispositivo não necessita de exercícios adicionais que incluí-lo no acendedor de cigarro e Psion - e para a frente. Para a frente? Com o uso de Millennium Street Planner e Millennium Route Planner.Web (Palmtop Software) oferece um programa de demonstração, que, no entanto, difere significativamente da experiência real, após testes de campo. Demo de vídeo, antes de tudo, mostra programa de inteligência de otimizar uma rota entre as cidades (Route Planner) ou nas ruas da cidade (Rua Planner). A experiência pessoal mostra que a inteligência humana é melhor lidar com a tarefa de roteamento, mas se mudar para Paris a uma velocidade de 60-80 km é o mais forte desejo - para entender o que a Square-estrelas que você chegou, como se chegar, então em algumas das vigas (sob 30, 60, 90, 120 graus, etc) para dobrar. Não tendo o tempo da MG cartões Exercício prático de GARMIN, mas ter um mapa de Paris para Street Planner, a tarefa foi cumprida com sucesso. Mas isso deve-se notar que há pouca vantagem da tela diante dos olhos do condutor, antes do netbook de tela grande sobre os joelhos do navegador (esposa, nesse experimento). Como o comando de navegação "sair na rotunda, passando por cinco raios e vire à direita na sexta" pode causar diferentes reações: a partir de "Eu me lembro do mapa que esta área de apenas 5 raios" e "Na sexta linha da suspensão kripich, ele alinhou com o tráfego próximo "Mas a reação mais adversas -" Dá-me o portátil, eu vou ver ". Que ele próprio andava de carro em Paris, eu entendo. Em termos de roteamento, o exemplo mais gritante - o check-in no hotel em Lyon. Devido ao fato de que uma pista em Lyon Street Planner armazenadas na direção errada tráfego em sentido único, o programa me convidou para ir meia volta da cidade. Na vida real, eu deslizou para fora da estrada em um proibida de acordo com Street Planner, mas no fato, a direção e depois de 200 metros e 30 segundos, retire os sacos de bagagem, lembrando Kozma Prutkova eo refrão de "não acreditar em seus olhos", que é típico da Rússia turísticos. Agora vamos ver como tudo se parece com o esplendor do netbook.
Este ponto de vista de Paris do vôo do pássaro ".
Um trabalho conjunto do GPS externa e psíquica
Para conectar um GPS externo para Psion existem três maneiras:1) usar o cabo de conexão, eTrex - psiônico (disponível na Expansys);
2) tirar proveito da ligação de cabos eTrex - 9 pinos, Psion - e de 9 pinos null-modem "Mom-Mom" (disponível em Go32, PalmTec e vários e-shop);
3) as mesmas seqüências, além de um metal e um modem nulo género changer com peças de lojas de rádio. Depois disso, o GPS deve ser configurado para ativar a saída NMEA, no link psíquica de desktop em uma posição fora (!), Enquanto nas configurações do programa para escolher dispositivo GPS NMEA, e para a frente. Isso é o que vemos na busca de satélites:
E aqui está como ele olha no mapa. Da mesma forma como o GPS nativo para Psion. Apesar do fato de que eu estive cara a sudeste, girando em torno do eixo sovey e pulou no local (apenas brincando), o cursor parece estúpido, ao norte, até, até que o movimento começa.
Das novidades desta temporada deve abster-se notar eTrex Vista:
Conclusão
No exemplo dos três software considerado comercial é fácil distinguir entre os grandes grupos de programas, trabalhando com mapas. mapas Garmin são raster. Todas as informações de mapeamento é armazenado como pontos em um mapa, mesmo um vestígio de movimento da máquina é uma série de pontos registrados em intervalos regulares. Em engarrafamentos devem fornecer uma linha preta sólida, e no ponto prorezhayutsya pista e separados um do outro a uma distância de distintos (em mapas em escala suficiente). Dispositivos da GARMIN oferecer tratamento Premark o caminho a seguir, estabelecendo pontos de interesse e conectá-los por segmentos. Neste caso, os vetores de ligação dos segmentos não "saber" sobre a existência de uma estrada ligando o mesmo ponto. Para fornecer um mapa gráfico e combinar o caminho proposto é necessário para organizar tag provisórias em todas as principais curvas da estrada. Na prática, eu não encontrar esse recurso útil, especialmente dado o fato de que a estrada real podem passar desenhada. Routeplanner e StreetPlanner são programas vetoriais. Todas as estradas são linhas retas unindo os chamados nós da rede rodoviária. Tendo em conta a direção de movimento possível dos segmentos pode ser bidirecional ou unidirecional. Tal lógica faz com que o software de simulação e otimização possível do percurso. A fim de não frustrar os usuários, o programa não torna trilha percorrida, e tendo em conta o fato de que o mouse GPS é bastante grande e seu tamanho não depende vybrannog escala do mapa, o cursor fica perto da estrada. O cursor é uma agulha do compasso em um círculo com um diâmetro ligeiramente inferior a 1 cm de propriedade cursor mais contrárias e, do meu ponto de vista, a devolução dos programas do PDA, reside no fato de que stredka voltada para o movimento da máquina somente quando em movimento. É necessário parar em um cruzamento, uma seta lembra que ela bússola e manter o norte. Há situações em que a Psion para olhar de vez em movimento, e ficarmos à margem, é impossível navegar usando a Psion e GPS (:-((, não tronuvshis distância. Deste ponto de vista do instrumento de GARMIN inteligente e determinar a sua posição no espaço no site. Além disso, as diferenças são ainda menos significativos. Por exemplo, o cursor GARMIN, que são selecionados pelo usuário pode ser tanto uma seta ou uma máquina de escrever está sempre no meio da tela eo mapa move-se continuamente. PDA tem o cursor se move pela tela, causando uma mudança Dist cartão somente quando os campos na borda da tela Outra diferença - no topo de cartões de Palmtop - sempre ao norte, eo cursor é dirigida pelo movimento Em além GARMIN tal opção pelo usuário podem ser selecionados:.. o cursor move-se sempre para cima e para o fundo do cartão de fiação, que seja conveniente para os condutores com :-) cretinismo topográfico) Eu sou um tal regime parecia terrivelmente desconfortável, talvez eu tenha desenvolvido outras formas de cretinismo Programa de Palmtop permite criar camadas de costume -. sobreposições Infelizmente, estas camadas extras pode trazer informações apenas sobre os pontos.. site Palmtop você pode encontrar um grande número de camadas de programas de usuário criado. Por exemplo, as câmeras escondidas na Holanda e na Bélgica (até o que nós somos todos iguais), enchimento em Amesterdão, bares e fast food em muitas cidades europeias, que é tudo o que ... do que os ricos mapas MetroGuide em GARMIN Mas para ser livre Mas não todos e não em todos os lugares benefícios substanciais seria a capacidade de criar vetores sobreposições: Considerando a escassez de cartões de extensões russo seria compensado pelo trabalho duro e entusiasmo de muitos usuários russos da Psion + GPS + PDA Soft, que estão espalhados. seria no vastas camadas Indique no seus usuários das rodovias, estradas, estradas, calçadas e outros solavancos. Sonhos, sonhos ...Palmtop rejeitou categoricamente todas as sugestões de acréscimos e correções ao software, bem como o longo e tedioso falar sobre o que é um segredo comercial é um formato engenhoso de seus cartões, que permite que muitos bocados de interseções valiosa embalado em arquivos compactos, que são muito rapidamente arrastados para as telas da Psion. Especialmente notebooks. Espera-se que cada Malchish-Kibalchish de Palmtop há um bandido Robin Good. Em termos de categorias e classes, a abordagem parece Kiberso evolução Hipismo: no mapa de fundo raster contendo detalhes da topografia (rios e corpos d'água, florestas e parques, zonas industriais e ferrovias, edifícios separados, com a numeração, etc) vetor sobreposto rede viária com a capacidade de otimizar a rota. Comparado com os programas de Palmtop modo significativamente inconveniente parece lendas, ou seja, analógica de instruções de navegação sobre quando, onde e em que direção a um colapso, eo fundo de varredura grande leva a um volume substancial PalmGIS ocupados e há muito tempo redesenhando uma mudança de escala ou de um mapa de turnos. Kiberso limitação óbvia prático é que o seu produto (por EPOC 32) existe apenas para Moscou. Habilidade para criar mapas personalizados para suas próprias necessidades de uma combinação de Psion + GPS será discutido na segunda parte do nosso artigo da equipe nacional. Durante uma recente viagem a St. Pete, eu estava preparado para a execução do DIY Designer: compre um bom mapa, e Pedro, tomando as coordenadas de vários pontos notáveis para ancorar as placas cantos. Eu gostaria de terminar com uma nota otimista. À noite, 17 de junho apareceu no pós kiberso.glasnet.ru e hPCru uma nova versão do programa para PalmGISGPS EPOC 32. O site também postou uma foto eTrex pescoço (regular, não eTrex Summit, como na imagem acima). Por causa da aversão ao pescoço, não vou dar. Busca no site para confirmar o doce especular que o cartão tem uma cor e Psion com o apoio de GPS, nada. Mas a esperança está viva, ela gurgles em sua cabeça e exige a convocação imediata para o cargo Kiberso. Tem que ser adiada até a manhã de segunda-feira. Fontes, Materiais:MyPsion.ru
Os autores, em tradução:
Oleg Lobanov