Psion: através dos espinhos para as estrelas

Por Psion (EPOC)? Afinal, esta plataforma na Rússia é tradicionalmente não tão comum como, por exemplo, a Palm, apesar de na Europa, por exemplo, a situação é inversa. Mas as coisas tendem a mudar, mas para a esfera das altas tecnologias, esta afirmação é especialmente importante. EPOC está rapidamente ganhando popularidade no sector das telecomunicações, devido ao seu tamanho compacto, recursos de sistema baixo, fácil adaptação a qualquer tipo de dispositivo e confiabilidade - não é à toa que este sistema operacional chamou a atenção para os principais fabricantes de equipamentos de comunicação móvel. Psion PDA tem sido conhecido como extremamente fiável, fácil de usar e econômico dispositivo, eles são sempre diferentes do design refinado. Em todo o mundo, os usuários estão prestando mais atenção a esses dispositivos - não sem razão Psion abre novos escritórios regionais em diferentes países. Mesmo em os EUA, onde tradicionalmente o reduto da Palm, há um aumento significativo na demanda por Psion. Um atraso de Palm na Rússia pode ser explicado, em vez de promoção francamente fraco dos PDAs da marca no mercado. Tenho certeza que esse artigo vai ajudar os leitores a aprender mais sobre o interessante mundo da Psion, e possivelmente até mesmo provocar um desejo de se juntar a ele. Se isso acontecer, então eu tenho certeza que você é improvável a lamentar sobre isso, acredito que minha experiência. Um dia, optando pela plataforma, não gostaria de usar outra coisa. O propósito deste artigo - não apenas dar uma visão geral do número do modelo do Psion, mas sim uma tentativa de fazer algum "olhar para dentro" com as possibilidades oferecidas por computadores de mão (a seguir - CCP) do pioneiro dessa tendência - a empresa britânica Psion PLC. Começamos com uma breve excursão pela história. Psion PLC originalmente concebido criador - David Potter (David Potter) - como uma empresa, um desenvolvedor de software. E, de fato, seus primeiros passos (a partir do ano base - 1980) Psion realizados neste sentido - foi o desenvolvimento de jogos de computador para o que já foi popular em nosso país, Sinclair ZX81 (mais conhecido como Espectro), e com bastante sucesso. Tendo feito um nome para si no mundo dos computadores e do capital inicial de Skopje, a empresa começou a entrar em outros mercados, então praticamente desconhecida. É necessário prestar homenagem à sagacidade Potter - ele podia ver então o que obviamente não era para todos, mas ainda apresenta então a indústria eletrônica e de tecnologia não foram autorizados a falar muito de miniaturização. No entanto, muitos fabricantes de eletrônicos, por exemplo, Sharp, já iniciou a produção de calculadoras programáveis ​​e até uma espécie de microcomputadores com built-in intérpretes BASIC.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
No entanto, a primeira "real" PDA é lançado em 1982, a Psion Organizer. Do ponto de vista do homem moderno, acostumado com as maravilhas da tecnologia, este dispositivo era extremamente primitiva: uma linha de tela LCD, 2 KB de RAM, um processador com uma freqüência de clock de 1 MHz, aproximadamente. No entanto, o organizador tem sido uma característica importante: não era apenas uma calculadora, e, em certa medida um dispositivo de informações pessoais - foi construído notebook simples e um relógio. O dispositivo também teve a oportunidade de expandir: dois slots de cartuchos especiais com memória adicional, ou até mesmo um porto RS-232! O dispositivo foi equipado com 37 teclas do teclado alfanumérico, havia um corpo forte e uma capa deslizante que protege o teclado. Dimensões e peso do aparelho naquele momento também estavam no nível ": 142h78h29, 3 mm, 225 g. No cartuchos fornecidos com diversas utilidades, incluindo programas para cálculos financeiros e científicos. O dispositivo era popular, pois era um grande número de software aplicativo. Esta é também uma das características mais importantes da Organização: para ele, foi possível criar o seu próprio software, que atraiu um grande número de desenvolvedores.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Em 1984, um modelo organizador II, aliás, continua a produzir (ainda que sob a ordem). Produzido modificações para o aumento da RAM, versões especializadas para funcionar como terminais de compras, etc O dispositivo é amplamente utilizado como terminais de coleta de dados no comércio e na indústria (o design, boa extremamente duráveis ​​e confiáveis, que ajudou). Organizador II ainda é utilizado por muitos usuários, precisamente devido à sua força lendária. É o uso desses dispositivos na indústria impulsionou o surgimento de PDAs industriais.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Em 1984, foi lançada em um computador industrial especializada HC. Ele tinha um processador 80C86 com uma velocidade de clock de 3,84 MHz, 256 KB de memória ROM, a tela é 160x80 pixels com retro-iluminação. Modificações diferem principalmente na RAM (128Kb para o modelo básico). Usado para slots de expansão para discos SSD (Solid State Disk, de discos de estado sólido) - "rodas de marca" Psion. Também no HC o sistema operacional do protótipo, no que se tornou uma espécie de best-seller - SIBO (dezesseis bits Organizer). No entanto, ao invés de uma interface gráfica usada linha de comando DOS-like. O sistema de arquivos é compatível com o DOS, a ROM foi incluído língua intérprete OPL (Organização Programming Language), que, posteriormente, criou um grande pedaço de software para esta plataforma. Também produz um grande número de acessórios - docas especiais impressoras portáteis, scanners, etc Posteriormente, o conceito de HC encontrou uma nova encarnação moderna Workabout terminais industriais.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Mas Psion não acho limitado dispositivos portáteis - e como ele saiu, em vão. Algures no início dos anos 90, a empresa tentou entrar no mercado, como computadores notebook (ou, como eles disseram, laptops). Publicou uma série de MC: MC200/400/600/WORD. Apesar do fato de que, por enquanto esses dispositivos eram montados tecnologia e idéia do projeto (touch pad, interface gráfica, grande autonomia da bateria), uma série de MC foi o maior fracasso da Psion - desnecessariamente afetados superfaturada.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Mas a vida continua. Nem todo mundo precisa terminais industriais. Psion e chama a atenção para as necessidades das pessoas comuns. Em 1991 ele produziu o primeiro modelo da série "terceiros", posteriormente se tornou um best-seller: 'Clássico' Série 3. Este modelo foi lançado em 1991 e durante vários anos, definiu a aparência ea funcionalidade dos computadores Psion. O design da caixa original de dobradura, 128 ou 256 KB de memória, teclado bastante confortável e grande, uma interface de usuário totalmente gráfica (embora só controlada a partir do teclado), multi-tasking. Foi usado 80C86 compatível com processador NEC V30H com freqüência 3,84 MHz. Na ROM foi "costurado" bom conjunto de aplicativos - processador de texto do diário, planilha eletrônica, banco de dados de tabela única e simples, uma linguagem de programação OPL, base de referência nas cidades do mundo eo relógio mundial, calculadora, etc Software de qualidade da série "todo terceiro foi simplesmente incrível - o sistema foi, literalmente, lambeu a brilhar. Por todo o tempo a sua existência não foi detectada em nenhuma erros substantivos. O sistema operacional utilizado nestes PDA, chamado SIBO (dezesseis bit Organizer - Organizador de 16 bits).Boas ferramentas de desenvolvimento e familiar para a maioria dos programadores 80h86 arquitetura fizeram o seu trabalho - o número de programas para estes dispositivos tem vindo a crescer como uma bola de neve).
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Em 1993 lançou o modelo de série 3. A partir de seu antecessor, possui um tamanho de tela grande (480h160 pontos), mais memória (256-2 Mb nas versões mais recentes), processador (7,68 MHz) de casal, built-in verificador ortográfico e até mesmo um jogo de cartas da "paciência". Também foram criados apenas para a data modelo de hardware Russified - 3AR Series. Foi possível aumentar a memória SSD de disco removível. Havia uma porta serial, no entanto, incomum. Para conectar a um PC desktop requer um cabo especial.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
A filial também desenvolveu terminais industriais. Sua última encarnação foi Workabout - um burro de carga real, extremamente confiável e robusto computador. Devido às prorrogações especial (código de barras scanners, modems de rádio, etc) se adapta a qualquer necessidades de produção, tais como controle de estoque, etc Na Rússia, o terminal Workabout mesmo "armados com" uma unidade da polícia de trânsito. Especificamente para estes dispositivos foi criada entre o desenvolvimento acelerado de aplicações - OVAL (Object-Based Visual Application Language), é compatível com o Visual Basic. Em 1996 ele lançou Model Series 3c. Velocidade da porta serial (agora um "normal" RS-232) foi aumentada 19200-57600, foi assistido por uma porta de infravermelhos (mas novamente não-padrão) de iluminação. O tamanho da memória de 1 ou 2 MB.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Em 1996 a Psion mesmo foi para outro segmento do mercado de dispositivos portáteis e Siena apresentou - uma espécie de versão "lite" do Série 3 para aqueles que não necessitam de PDA, mas sim um poderoso organizador. A tela foi reduzido pela metade, o tamanho eo peso do dispositivo também foram consideravelmente reduzidas - que pode ser facilmente colocado no bolso da camisa. Suite de aplicações não mudou. Infelizmente, a abordagem inovadora Psion inerentes ao projeto de habitação para todos os seus dispositivos (e cada modelo possui algum tipo de "pérola" no desenho) desempenhou um papel melhor: Siena não estava muito forte - especialmente freqüentes foram quebrados dobradiça habitação. E o preço não foi, infelizmente, um pouco (infelizmente, esse tipo de "modismo" Psion - o preço de seus aparelhos forem mantidas mais altas, mas muito provável devido ao fato de que a produção primária é colocado na Inglaterra, onde o custo de sua própria grande).
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Um ano depois (em 1997), o acordo final ", a terceira série foi lançado modelo da série 3mx - com uma velocidade de clock de 27.684 MHz e uma velocidade de porta serial 115200. Acontece que a liberação desse modelo coincidiu com a Psion transição para uma arquitetura totalmente nova e com o lançamento do primeiro modelo da série - Série 5, Série 3mx porque as vendas foram baixas. Neste "Terceira Série" tenha deixado de desenvolvimento e atualmente é quase nenhum apoio da Psion. No entanto, estes PDAs criou um grande número de aplicações de diferentes propriedades (infelizmente, a maioria deles não Russified).Mas parar a nossa digressão histórica para um momento e tente entender o que determinou o sucesso do SIBO (durante a existência de uma série de "terceira vendeu vários milhões de unidades). Primeiro, como mencionado anteriormente, isso é extremamente atraente design - qualquer dispositivo legal da Psion pegar. Em segundo lugar, é perfeitamente desenhado e implementado um sistema operacional, em que todos os deixado ao acaso. Em terceiro lugar, um grande conjunto de aplicações em quase todas as ocasiões:
  • Editor de texto Word, com recursos de formatação de texto (fontes, espaçamento de ortografia, etc);
  • Planilha Patrimonial - uma tabela com todos os recursos, não muito inferior aos seus homólogos desktop (embora várias não);
  • simples de mesa única de banco de dados de dados;
  • Agenda incrível diário - ainda considerado o melhor entre todos os programas similares;
  • alarme;
  • base, "World Time" World - Informações sobre o grande número de países e cidades do mundo com códigos de telefone, deslocamento para UTC, etc;
  • linguagem de programação OPL - uma poderosa linguagem BASIC-like, que produziu a maioria dos pedidos de SIBO;
  • poderosa calculadora Calc;
  • Jotter bloco para tomar notas;
  • software de gravação de áudio digital Record.
Adicione a isso a capacidade de instalar qualquer aplicativo (na unidade interna ou o cartão de memória), uma boa selecção de acessórios - modems, cartões de memória, etc - E nós temos uma ferramenta muito conveniente e eficiente para trabalhar longe de seu PC. Grande autonomia da bateria (Psion aqui ainda é um recordista absoluta) não pode se preocupar em encontrar saídas para um tempo muito longo. O software integrado permite que você trabalhe com documentos, e os resultados desses trabalhos pode então passar no PC, transformando-o passar de um formato de "desktop" familiar, por exemplo, o Microsoft Office. E a vitalidade extraordinária do CPC tornou possível usá-los em qualquer situação sem medo para a segurança dos dados e do próprio dispositivo. Mas como o tempo passou, houve novas tecnologias, e ficou claro que a plataforma de SIBO atingiu o ponto mais alto no seu desenvolvimento - as possibilidades de 80h86 plataforma de hardware foram esgotados, e arquitetura de 16 bits impuseram suas próprias restrições, tais como o volume máximo do documento. A questão surgiu sobre a transição para os aplicativos de 32 bits, e estava claro que o novo sistema terá que criar a partir do zero. Como a plataforma de hardware foi selecionado ARM, hoje a melhor relação desempenho consumo de energia /. Desenvolver um novo sistema operacional (conhecido como EPOC, que em Inglês soa como "época") estava envolvido na divisão Psion Software. Em 1997 ele criou o primeiro produto baseado na EPOC - Psion Series 5.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Foi uma verdadeira revolução no mundo dos PDA's. Conveniente e relativamente grande teclado, tela de 640x240 pixels boa, processador 32-bit ARM 7100, 4/8Mb slot de memória para Compact Flash, que tornou-se no momento em que o padrão da indústria, compatível com IRDA porta de infravermelhos, porta serial RS-232 touchscreen tela e do novo sistema operacional com um excelente conjunto de firmware, o projeto original com a "sair" do teclado - tudo isso contribuiu para o fato de que a demanda para o Série 5 foi muito elevado durante 1997-1998. É verdade, muito rapidamente se tornou claro que o projeto (ou melhor tipo) dispositivos são muito frágeis (na maioria das vezes quebrou a alça ligando as duas metades do aparelho), é agradável para o revestimento de borracha de toque tem uma casca forte tendência, dando a aparência de dispositivo surrado, a tela é bastante fácil de bater, mas a caneta ( Pen-Ponteiro) tem o hábito de ficar preso por causa do caso distorções. Posteriormente, a situação melhorou - o corpo se tornou mais forte, o revestimento não descasca muito. Ainda assim, "a primeira tentativa", foi um pouco irregular. No entanto, o novo sistema teve sucesso. E graças ao novo sistema operacional, desde o início concebida como um sistema portátil e versátil para dispositivos de informações pessoais de vários tipos, tornou-se a sério no mercado de telecomunicações interessadas luminares - Nokia, Ericsson.Tudo isso levou a que está na mesma base 1997-Psion Software criou uma nova empresa pública Symbian - a ideia de Psion, Nokia, Ericsson e Motorola, cujo objetivo principal foi o desenvolvimento e licenciamento de fabricantes de equipamentos de telecomunicações EPOC. Mais tarde se juntou a Symbian Matsushita (mais conhecido sob o nome da marca Panasonic), IBM, Sybase. Os planos para o Symbian de longo alcance, mas a descansar sobre os louros é cedo - os concorrentes (em especial o Microsoft notório) não está dormindo. O mercado de tecnologia móvel é tão atraente e promessas de lucros tais, que lutam por este boato ficou sério. Além disso, a Psion, dispositivos baseados em EPOC também anunciou Ericsson e Motorola. Em particular, este ano, a Ericsson lançou R380s - um celular híbrido e organizador, um smartphone chamado. O dispositivo pode funcionar como um telefone celular comum e um PDA - com a sua ajuda, por exemplo, pode ler-mails, navegar página WAP, etc Mas voltando ao Psion. Após o lançamento do Série 5 chegou num impasse. Enquanto Psion principais concorrentes lançaram modelos mais novos, a Psion si não tem pressa para nos agradar com novos produtos. E só depois de dois (!), Em 1999, finalmente começaram a aparecer rumores sobre o novo modelo. E aqui no verão de 1999, o público foi apresentado modelo da Série 5mx. Apesar do fato de que superficialmente, diferindo apenas na cor casca de enchimento não sofreu alterações muito significativas.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
5mx Série equipado com um processador ARM710T freqüência de clock de 36,864 MHz (duas vezes mais do que o Série 5), tela melhorada significativamente, 16MB de memória e uma nova versão do EPOC (versão 5). O último item é talvez a novidade mais importante: para decorrido desde a versão anterior (EPOC Release 3), o sistema passou por uma revisão substancial. Altamente otimizado código que é adicionado (e integrado no sistema operacional) ferramentas para trabalhar com e-mail, fax, telefones celulares, suporte para WAP, apareceu um completo navegador Web e uma Máquina Virtual Java - em outras palavras, o sistema chegou a um nível qualitativamente novo. aplicações embarcadas também sofreram algumas alterações, para maior facilidade de sincronização com o PC desktop, uma base de contatos especiais. O desempenho do novo sistema também melhorou significativamente (em comparação com a versão anterior é de 2-4 vezes apenas por otimizar o código). Em combinação com um processador mais rápido desempenho geral do PCC aumentou 3-5 vezes. Para o mercado alemão foi lançado modelo Psion 5mxPRO, em que não há ROM, eo sistema operacional é carregado em cartões de memória Compact Flash, que permite atualizar o sistema. No mesmo ano, a Ericsson lançou um MC-218, é essencialmente um clone do 5mx Series com um invólucro de cor diferente e ligeiramente aumentada conjunto de aplicações - foi um pedido especial para o ajuste de telefones celulares, o software para criação e envio de e-cards e browser WAP. O kit também fornecido modem de infravermelhos para celulares Ericsson. Infelizmente, a Ericsson não é muito activamente promover este produto, assim que suas vendas não foram tão grandes como em Série 5mx. O novo modelo foi um enorme sucesso. No mesmo Psion 1999 introduziu dois novos itens:
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Psion: através dos espinhos para as estrelas
REVO - pequeno computador e muito agradável de velocidade equivalente à Série 5mx, mas com menos memória (8MB) e sem slots de expansão. Ligar a um PC - através de uma docking station e não através de um cabo especial, como o Série 5.Conjunto de aplicações da mesma, além de que havia pedido especial para trabalhar com celulares. Em 2000, lançou uma versão atualizada do REVO Plus com 16MB de memória.
Psion: através dos espinhos para as estrelas
Série 7 - o computador não pode ser chamado de um bolso, mas sim um sub-notebook. tela colorida de 640x480 pixels, StrongARM processador de 133 MHz, 16 MB de memória (expansível até 32 MB), slots Compact Flash e PC-Card (PCMCIA). Versão de produção foi também lançado - netbook, característica dobro da quantidade de memória, um processador mais rápido de 190 MHz e uma falta de memória (como em Série 5mxPRO), e de 4 Mbits / s de porta infravermelha. O que oferecemos computadores Psion hoje? Como de costume, este conjunto completo de aplicativos de escritório moderno:
  • poderoso editor de texto Word, com grandes possibilidades de formatação de texto, estilos, modelos, corretor ortográfico, a capacidade de inserir imagens, tabelas e outros objetos;
  • Planilha Folha, porém, infelizmente, ainda não múltiplas;
  • programa de gravação digital Record (5/5mx série também pode ser usado como gravador de voz, sem revelar - para o alojamento há um botão especial);
  • editor gráfico Esboço, mais ou menos semelhante em recursos do Microsoft Paint - há sempre a possibilidade de algo rápido para esboçar ou escrever (você pode, por exemplo, para inserir sua assinatura em um documento do Word);
  • Agenda diário - o melhor para hoje, a Agenda não darei sono da manhã, lembrar de aniversários a namorada ou o dia do casamento, que você saiba que tipo de coisas planejadas para hoje, ajudará a distribuir o tempo - em coisa, em geral indispensável para aqueles que não fazem muito a sua confiança própria memória ;
  • World Time Clock - informações sobre as principais cidades e países ao redor do mundo, zonas de tempo, a distância entre as cidades, pôr do sol, a localização dos assentamentos e muito mais;
  • Bloco de Notas Bloco de notas - como tomar notas num caderno de papel normal, com a possibilidade de pesquisar rapidamente e edição;
  • Banco de dados de dados - para guardar uma riqueza de informações. Até 256 campos de qualquer tipo (texto / número / data, etc), a capacidade de inserir elementos gráficos em campos de texto, os nomes de domínio. Como uma opção - Livro de Endereços;
  • Terminal de Comunicação - um programa de terminal simples que suporta os padrões ANSI Terminal, VT-42 e LV-100 (por exemplo, para administração remota), trocar arquivos com outros computadores em protocolos antigos X-modem e modem-Y;
  • poderosa calculadora Calc;
  • Email Email Client - o acesso a e-mail, SMS e fax;
  • Base de Dados de Contatos - para armazenar informações sobre todos os amigos e conhecidos com a capacidade de troca de dados com aplicações populares como o Microsoft Outlook;
  • OPL linguagem de programação, embora não tão poderosa quanto em SIBO, mas o suficiente para escrever programas simples. Tradutor e editor embutido no PDA desenvolvimento de aplicativos, assim pode ser realizado no próprio dispositivo;
Psion PDA, estando plenamente dispositivos autônomos que perfeitamente se comunicar com o mundo exterior através da ligação a um PC via porta serial ou infravermelho para backup de informações, sincronizadas com os aplicativos de desktop, de organização, troca de documentos com a conversão automática de dados on the fly ". Para mim, pessoalmente, a Psion tem sido um auxiliar indispensável e confiável, sempre ajudando nos momentos difíceis, quando uma necessidade urgente de encontrar um telefone de um amigo, li o seu e-mail para longe do seu computador, não perca um evento importante ou reunião, e até mesmo resolver a cidade - um belo cartão de empresa PalmGIS não Kiberso só ajuda a encontrar a rua ou mesmo uma casa, mas também lhe diz como chegar ao lugar certo, mostrar o que está nas proximidades da estação de metro, etc Mal posso imaginar como eu poderia fazer sem tudo isso - a quantidade de papel que carregam com eles, é difícil de imaginar. Discussão do artigo na conferência Fontes, Materiais:

Computação Móvel

Os autores, em tradução:

Vladislav Voronin