HPCru continua diy posição. Hoje apresento a vocês as instruções detalhadas com fotos para montar carregador de bateria para recarregar as pilhas NiMH diretamente para o PDA (no modelo da Sony Clie SL10), de nossos leitores, Vladimir M. Imediatamente estipular que este material é uma leitura essencial apenas para os amantes de auto-montagem de redes e diversos makeweights para os computadores portáteis e outros aparelhos eletrônicos. Esta experiência não é recomendável repetir para aqueles que não são muito versado na sabedoria de e-enchimento e trabalhar com ele. Editorial HPCru não se responsabiliza pela experiência fracassada. Aqueles que se atrevem a usar a nossa instrução, nós convidamos você para compartilhar experiências para melhorar o seu Pocket PC nesta categoria. Sobre a forma de chegar ao HPCru página pode ser encontrada no artigo. E agora - para a causa. Nos experimentos descritos a seguir eu fui inspirado pela experiência Vladimira Suho, descrito no artigo "Como usar um ferro de solda pode ser convertida em um computador de mão Palm em um dispositivo muito avançado, Parte 1". Se você decidir fazer em seu carregador de bateria de lazer, o que fiz, deve ser lido com cuidado, não só com o meu artigo, mas com este material, que descreve como o regime. Então, eu tenho um Sony Clie SL10. Nutrição do PDA por meio de duas pilhas ou baterias NiMH AAA. O dispositivo é equipado com um conector miniUSB para conexão a um PC desktop, que tem cinco contatos, mas para o barramento USB é utilizado apenas quatro linhas. Assim, um dos pinos do conector não está envolvido. Eu decidi usar esse contato para carregar a bateria NiMH diretamente para o PDA. Começamos com o esquema.
|
Como o transistor T1, usei KT644 (qualquer letra). Você pode usar qualquer PNP transistor de alta potência com um coletor de corrente, pelo menos, 0,5. Diodo D5 e D1 - KD243 (qualquer letra). Eu medi a queda de tensão através do diodo está aberto a um máximo de 0,5, ela permanece em 0.7V. O elemento mais caro do que o regime é U1 chip (MAX 712). Comprei-o por 290 rublos. Como fonte primária foi usado de um carregador de telefone celular. Este carregador deu 5V tensão estável para 0,5 atuais. Desde que a fonte primária de um volt menos do que o necessário 6B tinha que remover o diodo D2 segurança. A este respeito, deve ter cuidado quando se encaixa a fonte primária de nosso esquema, não confunda a polaridade. Esquema que tenho recolhido sobre maketnitse, a conexão é feita usando o fio MGTF. Tudo colocado em uma caixa debaixo da "Tik-Tak". Em seguida, você precisa pegar Rsense resistor de suas baterias. Eu tinha uma capacidade de bateria de 750 mAh, que indicou carregamento rápido 187mA atual. Como o resistor Rsense tomar o poder resistor MLT-0.5W. Completamente montar o dispositivo. Conecte a bateria duas séries conectado através de um amperímetro com uma corrente de até 1A (não se esqueça de ligar o diodo D5). Como um amperímetro não se esqueça de usar qualquer digital (seta tem muita resistência interna). Ligue o dispositivo. O amperímetro deve mostrar o atual mais do que precisa. Com cuidado, retire o verniz com uma faca com um resistor Rsense até pátina cinza.
|
Em seguida, o pó de esmeril fina soshlifuyte pano cinza até uma cor de porcelana branca. Primeiro soshlifuyte estreita faixa entre os contatos. Resistência aumenta ea corrente de carga cai. Aumento da área média moídas até o ponto onde o amperímetro irá mostrar-lhe a carga desejada atual. Para ser seguro, tampa com verniz resistor área de meio triturado.Tenho que recolher o carregador olha como mostrado abaixo.
Agora você deve pelo menos uma parte difícil - devaysa Finalização fiação e velas. MiniUSB ficha que eu comprei na loja por 25 rublos. Desmontado, ele olha como mostrado abaixo.
Como podemos ver, um dos terminais da ficha não faz parte do desoldering o fio. Faça o seguinte. No final dos arquivos da agulha com uma borda estreita apurar e aniquilam os lados para produzir um mikrostameska 1 mm de largura. Na bifurcação, partindo em 1-1,5 mm da borda do escudo plástico do contato quebrado curto riscado fêmea até a superfície brilhante do contato.
A partir da espessura nos dois lados da folha de fibra de vidro de 0,5-0,7 mm de placa de corte 5x8 mm. Por todos os lados são chanfrados para lugar nenhum da folha ainda não atingiu a borda do prato. Corta a folha em ambos os lados da placa, como mostrado na figura.
tiras da folha de estanho. Coloque a placa entre os contatos do terminal e solda para as trilhas da placa. Permanecer nepripayanoy uma faixa na frente da placa riscada contato. Um pedaço de fio magnético cobre com um diâmetro de 0,1-0,15 estanhar, faça uma pequena curva e solda, como mostrado na foto. Um pequeno laço é necessária a fio após a solda não estava sob a interferência.
|
A soldagem dos fios no sulco na ponta de solda puxa a dez voltas do fio de cobre de 1 mm de diâmetro, de modo que a extremidade dianteira do comprimento falou 5-7 mm. Ele aguça o fim e enlatados. Ao soldar um sulco arranhado com fluxo não-ativo líquido (solução de breu em álcool). Tenha cuidado ao provodnichok solda não deve ultrapassar a borda da placa e não deve tocar a faixa adjacente. Com a ajuda de um aparelho, verifique se há circuito entre os contatos, as deficiências correta. terminal positivo do carregador montado e testado solde a faixa, intitulada "+", negativa - "-". Pripayanuyu embrulhe a placa com uma camada de fita. Eu tinha um conjunto de fichas, sem habitação. Para a ligação do fio rígido com um garfo, eu costumava encolher tubo, o resultado é mostrado na foto.
Agora você precisa fazer uma revisão no próprio PDA, salvando todos os dados em seu PC. Com o relógio gumes arquivos de chave de fenda ou agulha desapertar os seis parafusos nas laterais do aparelho.
|
|
|
Abaixe a tela do PDA. Começamos a retirar a tampa traseira da parte inferior do lado esquerdo. Em seguida, deixou o topo, canto inferior direito ea última parte superior direita. Gentilmente levanta a tampa traseira para evitar danos à roda de rolagem, localizado no canto superior direito. Na parte inferior da (ver imagem) Abrir o PDA, vemos o compartimento da bateria e uma porta de saída miniUSB. O compartimento é montado por dois parafusos - a esquerda ea direita. Direito parafuso também tem a fibra de vidro flexíveis xale com assentos vazios em sua saída miniUSB. Do compartimento da bateria para fora dois fios (preto e vermelho, além de menos), que são conectados a um plug especial. Esta ficha é ligada na tomada, o devaysa placa de circuito. Desparafuse os parafusos, puxe o plugue da tomada e retire o compartimento da bateria. Ao mesmo tempo aliviado véu de fibra de vidro com uma miniUSB roseta. Em si é um soquete para a rigidez é inserido em ranhuras. Puxe delicadamente a borda superior do xale com soquete miniUSB e desligar-lo.
|
|
Veja que se afastar da parede de cinco faixas, com apenas quatro deles ir mais longe na devaysa taxas. Estamos interessados em música, que está indo a lugar nenhum. pigtail cuidadosamente solda MGTF 15 mm de comprimento, pré-enlatados em ambas as extremidades. Encurtar pernas do diodo D5 e colá-lo para um ânodo lenço dirigido a uma tomada elétrica. Ir para a solda do ânodo a outra extremidade do fio MGTF instalado anteriormente.
O fio vermelho é o compartimento da bateria em algum lugar sobre o valor de 1,5-2 mm. Solde um pedaço de fio desencapado MGTF comprimento de 15-20 mm. Com a ajuda da fita de isolar o local de solda no fio. Desejável usar uma fita isolante preta, ela é mais fina.
Instale a tampa da bateria e insira a tomada para carregar o dispositivo. Os fios são perfeitamente esconder exceto MGTF soldadas. Coloque no lugar com um xale miniUSB roseta. Gire os dois parafusos, garantindo a bateria e com um xale miniUSB roseta. MGTF fio que vem do cabo de alimentação vermelho, aplique solda para o catodo do diodo (ver figura).
Colocar o PCC. Insira a bateria e ligar através do nosso carregador miniUSB. Sobre o carregador da D3 LED, está a ser carregada.
Agora, enquanto o carregamento da Sony, você pode usar enquanto estava deitado no sofá. Ninharia, mas agradável.
|
Finalmente vou dizer que os restantes contactos plug neraspayannymi miniUSB pode ser usado para conectar a USB do seu PC, e em vez de a principal fonte de 5V pode ativar a saída de +5 V porta USB de um PC desktop. Boa sorte! Do editor. HPCru está dirigindo diy. Sob a sua bandeira nos propomos a unir todos os que não pára na compra de um comunicador portátil, um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel dos seus sonhos e continua a desenvolver de forma independente do produto adquirido em busca do ideal. Aceito em consideração as histórias com fotos das soluções originais, incluindo alterações de hardware, bem como produtos de software de sua própria produção é chamada de "a alma" (não por dinheiro!) Quem fez a sua vida melhor com um PDA e mais divertido. Além disso, envie seu conselhos práticos sobre os reparos, manutenção e outras realidades do quotidiano - tudo isto, de preferência com fotos. Na promessa de voltar a publicar histórias em HPCru e, portanto, conhecida em alguns círculos:) Por favor, envie suas cartas para editor@hpc.ru. Os autores, em tradução:
Vladimir M.