Ponto de vista: Os eventos mais importantes do mundo PDA para 2004

Resumindo o ano, seus pontos de vista sobre os acontecimentos mais significativos do ano apresenta Ed Hardy, editor-chefe de um respeitável site Brighthand.som. No final do ano é bastante natural para olhar para trás e pensar em tudo que nos aconteceu nos últimos 12 meses. Neste caso, lembro-me dos acontecimentos mais significativos e importantes para o ano inteiro. Na minha opinião, estes desenvolvimentos têm feito o maior impacto no mercado de equipamentos portáteis.

O surgimento do Windows Mobile 2003 Segunda Edição e Pocket PC com tela VGA

Uma das principais novidades foi o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft para handhelds e smartphones. No entanto, o Windows Mobile 2003 Second Edition não é absorvido em si mesmo é mudar de modo revolucionário, como muitos esperam dele. Ao mesmo tempo, a mera presença de apoiar telas com uma resolução de 640 por 480 pixels (VGA), resultou no aparecimento no mercado uma série de novos modelos de handhelds. De acordo com informações privilegiadas, a Microsoft, inicialmente, não pretende lançar esta versão do sistema em geral. Em vez disso, a aparência de apoio de VGA projetado OS, que incluiu uma mudança ainda mais dramática. No entanto, o lançamento do SOs novos são todos atrasados ​​e quando ele foi transferido, já em 2005, licenciados, Pocket PC, ansioso para o lançamento PDAs com ecrãs VGA, forçou a Microsoft a lançar um sistema com tal upgrade "fácil", como apenas um suporte VGA.

Retirada do mercado pela Sony e pela Toshiba

Duas empresas que estão entre os principais intervenientes neste mercado, abandonou este ano. A Sony fez isso para trás no início do verão, por sua vez da Toshiba chegaram mais alguns meses. Nenhuma das empresas não parar a produção do CPC, na íntegra, todos os seus modelos produzidos são destinados apenas para o mercado japonês. Enquanto Sony e Toshiba controlava cerca de 10 por cento do mercado de mão, as duas empresas eram do tipo de inovadores, apoiando a produção de dispositivos portáteis no nível adequado. Por exemplo, a Toshiba lançou o primeiro Pocket PC com uma tela VGA, mas a Sony colocou no seu Palm OS dispositivos multimédia de apoio muito antes da concorrência. Ora, tudo isso tem se tornado bastante comum para os fabricantes deixaram o mercado. A decisão da Sony acabou por ser um teste muito difícil para uma plataforma Palm, palmOne, uma vez que não deixaram concorrentes dignos. As pessoas que optaram pela mão o Palm OS, e assim criou nenhuma palmOne, resta apenas a aplicar aos produtos de empresas menos conhecidas, como o Tapwave. Cuidados com a Toshiba foi menos sensível para Pocket PC do mercado, porque ele contém várias grandes empresas. Mesmo para o maior deles - HP são adversários sérios, como a Dell.

Esperando PDA Palm OS Cobalt

Um dos acontecimentos mais importantes de 2004, nunca aconteceu: a luz e não adicionar novos dispositivos rodando Palm OS Cobalt. PalmSource empresa terminou o trabalho sobre a primeira versão do Cobalt no final do ano passado. Alguns meses mais tarde, na conferência de desenvolvedores PalmSource demonstrou as capacidades da versão mais recente do sistema operacional, incluindo a capacidade de executar aplicações escritas em código para a funcionalidade multimídia ARM-core e excelente. usuários de Palm são ansiosamente aguardado lançamento do primeiro computador de mão ou smartphone para um novo Cobalt. E ainda espera. Outono PalmSource lançou uma versão atualizada do Cobalt, que inclui alguns recursos não incluídos no original. No entanto, dispositivos que operam sob seu controle ainda está lá. Nenhuma informação confiável, e quando estará disponível, pelo menos, um dispositivo com o Cobalt novo a bordo, podemos supor que isso vai acontecer na próxima primavera.

Palm Sunset

Mais de três quartos do ano as vendas superaram Pocket PC Palm OS PDA. Entre as causas do incidente podem ligar para um número de fatores. Cuidados mercado da Sony estimulado muita gente a mudar para os campos rivais, e não desde o modelo de PDA da palmOne fornecê-los com todas as comodidades necessárias. Muitos dos que foram, até recentemente manteve um torcedor do Palm OS, desesperado para esperar o primeiro modelo da Palm OS Cobalt e foi por esse motivo. E, claro, PDAs Pocket PC tornaram-se concorrentes mais grave do que poderia ter parecido antes.Como mencionado acima, o mercado já existem vários Pocket PC classe oi-end, equipada com um monitor VGA com resolução duas vezes maior que a de qualquer PDA Palm OS. Também é muito mais modelos Pocket PC com rede sem fios Wi-Fi, estas máquinas têm um processador de maior freqüência e múltiplos slots para cartões de memória. dispositivos Palm, é claro, também tem suas vantagens, mas não tanto que eles foram decisivos. De uma forma ou outra, mas as vendas de dispositivos Palm OS têm diminuído significativamente, enquanto as vendas do Pocket PC é cada vez maior.

O sucesso do BlackBerry em os EUA

Após anos de espera na sombra do Palm OS e Windows Mobile, a plataforma da empresa BlackBerry Research in Motion, como o foguete subiu para o céu. Durante o último trimestre de os EUA foram vendidos cada vez mais dispositivos do BlackBerry, que um PDA iPAQ. Neste sentido, a agência Gartner na sua pesquisa de mercado pressupõe que no próximo ano, a RIM pode sair no topo das vendas de computadores de mão. concorrentes da Empresa, prestando atenção a esta tendência, o aumento da oferta no mercado diversos modelos de smartphones, especialmente em uma plataforma Pocket PC. RIM vai prender os líderes dessa categoria de dispositivos - o tempo dirá. Fontes, Materiais:

Brighthand

Os autores, em tradução:

Ilya Aksenov (tradução)

Ed Hardy