O tempo voa. Parecia ontem que eu trouxe para casa uma caixa azul com uma mão Sasio BE-300, e que está em você - quase meio ano passou ... eu tenho a dizer - uma boa máquina e dinheiro para os seus stands de pequeno porte. O mais próximo rival - Palm m130 fiscal com uma tela colorida. Esta classe de computadores semelhantes (se você não prestar atenção aos recheios moles), destinados tanto para o usuário restrito em mídia, ou para uma pessoa que tem atrativos suficientes e, além do PCC. Então, um concorrente da BE-300 (nicknames diminutivo ao longo do tempo como algo de si próprios "reabsorvida, agora eu chamá-la simplesmente" ser S-trezentos ", sem qualquer tipo de familiaridade) Computador maravilhosa em todos os aspectos. Mas veja o que acontece - m130 é mais barato e tem menos de BE-300. Encontra-se em quase todas as lojas, e BE-300 terá de procurar (o preço por isso em lojas de Moscovo mantém-se inalterado - 235-275 dólares). O que isso significa? A alta demanda para a Casio BE-300 e uma falta de demanda para Palm m130 (relativa, é claro, apenas correram para entregar a Palma de primeira baratos com tela colorida e é claramente exagerado). Ou seja, BE-300 é bastante competitivo e, hoje, após quase um ano desde o lançamento. Sem upgrades de hardware e principais mudanças no software de computador e pode agora lidar com as tarefas a ela atribuídas. Apesar de ... ", enquanto" isso e vamos conversar.
Hardware traquinagem
O primeiro passo é uma reserva - todos os comentários sobre a Casio BE-300 têm enfatizado a natureza subjetiva. Para um computador que está sempre comigo, e não uma mente aberta. Este auxiliar, e entretenimento, e até mesmo um amigo. (Oh, Satanás - temos as glândulas começam a humanizar o que está acontecendo, quando os computadores serão incorporados nos relógios ou diretamente no cérebro?) Aqui e simpatia. Esta e outras demandas.
|
Do chepuhovogo muito - capa de plástico translúcido, que é completada BE-300, foi para o canto mais distante de uma gaveta da mesa no primeiro dia. É estranho e disfuncional. A cobertura é projetada para proteger contra danos a tela e os botões de hardware no painel frontal. E protegê-los corretamente, mas exige, ao mesmo tempo mais segurança para si. Em uma cobertura aumenta dobrar o tamanho do CPC, para que se apega a objetos ao redor (por exemplo, burguês meu estômago). Nada terrível acontece, cubra com um acidente desprezível cai, isso é tudo. No lugar do instalado sem problemas. Então, ele voa para longe. E também abre com um estrondo. Posição intermediária, como indicado pelos cortes crespos no computador, mantém a tampa no estado de meia-pensão. Lança mais - Cracks ... Em suma, acabar com essa coisa e não lembro mais de cinco meses. Aproveito a capa de couro ... Não, não usá-lo, basta pedir preços. Nada digno não recebe, e se deparam, é muito muito proibitivo - estrangulando sapo ... Mesmo antes de a tampa da tela foi indeferido comunicação stub (ou sistema) do conector. Stub é concebido como uma tira de plástico em miniatura com uma projeção de uma moeda de chave de fenda, ou outros meios em mãos (pessoalmente, eu me propus a usar o verniz para as unhas de uma senhora, mas funcionou em confusão e recauchutados). Stub saltou-se e perdeu. E com prazer encontrado, foi colocado na mesma gaveta no mesmo canto. Eu entendo os conectores elétricos devem ser protegidos - a partir de poeira, sujeira, de todas as piggishness. Mas enquanto os desenvolvedores seria bom para testar sua própria invenção na prática. Não conheço um único usuário, que não perderia a ficha maldita (e não apenas sobre o BE-300, eles são uma vergonha para todos os seus carros estacionados) ... No entanto, um pouco, claro. Sem conector de sistema de proteção - e não é necessário. Todo o tempo de serviço ativo com o nada slo conector contactos que tinha acontecido ... Ou eu estou chistyulya? máquinas de Habitação não causa qualquer objecção.É verdade, no começo pensei que insere prata pintada nas laterais do corpo perdem a sua cor - as faixas de orientação varrido as projeções berço. Mas foi limitada a um par de listras escuras, que a olho nu, mal posso ver ... Ah, aqueles que experimentam um proprietário particular! Comprar um carro velho e corre ao seu redor, como Kvočka. Scratch uma brisa - estado pré-infarto, algum maluco saiu - de forma direta no hospital psiquiátrico ... e então - o carro, não um brinquedo de bolso. (Não se preocupe, eu tenho comigo mesmo).
|
A mais ou menos graves. Não importa a conexão mantém o berço eo dispositivo conector. Não, está tudo bem, qualquer dano ... mas nenhuma máquina no berço tem alguma mobilidade. De qualquer forma, os movimentos de cowboy energético (como tal - Máquina de molde com um erro na "cama") é melhor evitar. Dolorosamente projeto delicado .... Como exemplo positivo, podemos recordar a construção do berço de computadores da Sony Clié. Eu tive que lidar com o modelo de primeira - com o S300. Blade e guias de segurar a máquina de forma segura e protegida. Seu computador pode "puxar" a partir do "berço" em qualquer direção - por nós mesmos, para cima, para os lados. Nada terrível acontece, os contatos permanecem intactos, não solta ou ranger ... E o projeto o mais feio - um Palm m130 e se refere ao seu antecessor, m125. Não só é o berço de modelos emprestados da velha série, e não como deveria ser ao lado da borda inferior do PDA invólucro e ele irá se conectar com algum ranger de dentes fantástico.
Em rações de fome
Tudo isso é bobagem - em comparação com o problema do poder BE-300 ... Esse é um problema porque o problema. O que 6 horas de operação da bateria? 04:00 O que ouvir música? Um de 2 horas com uma pequena cauda não quer? Isso mostra o quanto o trabalho Casio BE-300 com todos o máximo brilho das luzes, e quando você executar aplicações exigentes, como a reprodução de MP3, vídeo, ou brinquedos tridimensionais (há, por exemplo, conhecido por todos os detentores de BE-300 notáveis "letalka-atirador» Metallion). Insignificante capacidade da bateria interna - uma dor de cabeça para todos os proprietários Casio BE-300. Uma bateria externa, cuja imagem pode ser visto no computador do pacote para o nosso irmão nesse pano Red Bull. Quando você diz para mim, comprar esta bateria importada? "Caro", - disse vendedores Moscovo - de oitenta dólares, esta bateria de ninguém ". "Não é gasto com o BE-300 dinheiro - Oponho-me -" ou você me aconselha a desistir de uma máquina de lado e gastar mais de duzentos cinquenta dólares em uma cor Palm »Onde, você me diz, ir" behovladeltsu? Quem reclamar com o colete? Saída, é claro. É necessário apenas ter um ferro de solda e as mãos para ela - para deslumbrar a bateria externa em si (um artigo sobre este caseiros publicados recentemente). Mas o fato da questão é que - cego. Uma máquina, entretanto, com a marca. Made in Japan. Incrivelmente bonito e elegante como um parisiense mademoiselle ... Quanto à caixa exterior peculiaridade prisobachit com pilhas? Farmácia chiclete? gesso de milho? Fabric velcro? Oh, não me faça rir ...
|
A bateria externa, mão ... |
Parece ter que esperar para a unidade MakTsentr prometeu industrial, que deve ser de alguma forma ligado ao computador (caso contrário, o que é um comercial), as faixas para esta máquina é o caso - desta vez. E dois - regularmente pedir-lhes a mesma empresa uma bateria extra (água, como vocês sabem, pedra de afiar).Oitenta dólares não é o dinheiro para se deslocar para outra plataforma. Mas com uma energia tão microscópica armazenado a bordo do BE-300, em vez de brinquedo inútil do que ferramenta. By the way, as recomendações da Casio-se ao limite para reduzir o brilho da tela para prolongar a vida útil da bateria do computador, eu não aceito. O que significa - para reduzir? Eu não vejo isso. Eu não vejo, se você não trouxer o brilho da tela, pelo menos, três quartos do máximo ... O Palm m130 cortar o brilho não é necessário, mas sobre o BE-300 não pode fugir. É uma vergonha, você sabe! Para o sangue derramado ... O problema é, de fato, muito grave. Usar um PDA apenas para deitar no sofá e ler um detetive - um cara (para ler no sofá, eu tenho um laptop, que em sua própria bateria, a propósito, o trabalho deixará de ser-300). Pegue a mesma máquina com eles para o meio do dia para ouvir o ranger melancólico da alimentação do sistema - eles dizem que é hora de recarregar - também nada ... ou Casio BE-300 para qualquer coisa de valor não é adequado, e nós realmente não deveria ter que gastar dinheiro com isso?
|
Eu acho que estes carros gloriosa deve ser vendido juntamente com o cartão de memória (que não vai comprar todos os proprietários de BE-300 - no valor nominal de 16 megabytes de "RAM" em programas considerável apetites para Windows CE não ganhar um lote) e uma bateria adicional (além de cabos, adaptadores, canetas de marca, carteiras, capas - todas as úteis e inúteis "computador de bolso" pequenas coisas, a aquisição de que é absolutamente impossível resistir). Exatas - que vem. Se você tem dinheiro, você leva o carro com os acréscimos. Não - eu cavar um pouco e chegar até a loja em outro momento. O mais curioso que mesmo um cartão de memória totalmente equipada e bateria extra, a máquina continua a ser o melhor valor eo custo não será superior a 380-385 dólares, mais barato cento e tantos que o Pocket PC muito baixo custo de classe PC. Neste caso, o usuário continua a ser a possibilidade de modernização gradual - uma espécie de empréstimo, quando a configuração básica já está em seu bolso e, eventualmente, os makeweights doce, que nós acabamos de falar.
sistema de processo
Estranhamente, mas pessoalmente eu não tenho como ofendido pelo fato de que a Casio BE-300 está instalada a versão truncada do sistema operacional Windows CE 3.0. Além disso, se o sistema for truncado e, em seguida, é feito corretamente e não sem razão. Não me lembro em sua máquina única falha crítica que me mergulhou no desespero sem esperança ... E o Pocket PC como um acidente que aconteceu! (Eu presumo que só a partir da experiência pessoal). Sistema de menus através dos quais os usuários interagem com o assistente de mão, não o topo da arte de programação. Existem alguns "bugs", não sem razão, a Casio tem produzido diversos pacotes de atualização componentes do sistema operacional. Mas, em geral, para se comunicar com o computador recém-adquirido é muito simples. Para o usuário inexperiente, esta é a máquina fundamental mesmo simples, como os computadores da família Palm. Então, quando há um desejo de ver no PDA é algo que o sistema de menu mais interessante rectangular, você começa a acumular uma grande variedade de conchas. Eu tentei todos eles. Começou com um pacote de SQ, que é "vivido" na minha máquina por três meses. Em seguida, olhou atentamente para KCmenu II. Encontrei este escudo bonito, espetacular, mas é extremamente desconfortável. Experimentou uma variedade de conchas, cujos nomes tão primitivos como os próprios programas - número do menu "fulano de tal" e ponto. Agora, felizmente mudou-se para Epod versão 2.2 (para a qualidade de "russificação" onde arco Shveps maestro `y).
|
Favoritos EPOD 2,2 |
Meu Epod favorito (recentemente tive uma opinião muito diferente sobre ele, desde que não se recusam - dizendo que se movem de bom grado a Epod, se detectar alguma qualidades notáveis, encontrou e mudou-se), exige a presença obrigatória de um cartão de memória e assume seu espaço. Este é o escudo único inconveniente, embora não tão significativa. Não é o bastante ganancioso quando compra os cartões de memória flash, eo problema é removido. Em um cartão de 64 MB pode caber tudo que você precisa (incluindo aplicativos de negócios, dicionários, livros, brinquedos). Algumas palavras sobre a "russificação". Com cada nova versão de profissionais de localização RussKey MakTsentr pode disparar duas aves - traduzido em mensagens do sistema russo do teclado na tela, nomes de menu e para pegar pequenos "bugs" sem a qual é uma parte do sistema operacional. Correndo mais avançados, uma versão de teste de uma tradução completa do BE-300 no idioma russo RuassKey 2.0, fiquei contente ao descobrir que todos os programas, começando com um notebook e terminando com o navegador para funcionar bem com o alfabeto cirílico, interagem uns com os outros e não criar nenhum problema. Pela primeira vez desde a aquisição do BE-300, percebi que é esta coisa maravilhosa - um PC de bolso. Anteriormente, tínhamos conversado mais ao toque. Ele - em Inglês, I - em russo.
sofrimento Software
Sim, com programas de nevazhnetskie caso Casio BE-300. Poucos programas, como necessário e útil - ainda menos. Uma versão truncada do sistema operacional Windows CE 3.0, o processador de aplicação uma vez popular família de MIPS, uma quantidade limitada de memória (cartão de memória flash adequado para armazenar programas e dados - unidades de disco como para computadores pessoais), que reduz o número de programas adequados para a execução de sobre o BE-300. Além disso, para os programas normais de instalação na Casio BE-300 utiliza um sistema único de timing. Portanto, a fim de devidamente "registrar" o programa a partir do criado para o Pocket PC ou máquinas mais antigas, e capaz de correr a partir do BE-300 (que pode ser determinado empiricamente, baixar programas gratuitos da internet e tentar um por um - uma máquina de escrever a partir desses experimentos não vai, se corretamente remover o "faixas" aplicações apagável) terá de substituir a tempo inteiro PC sincronizador Conecte o padrão Pocket PC Software ActiveSync. No entanto, eles não funcionam, obrigando desconectar um e depois outro (o fato por escrito especificamente para o BE-300 programas são instalados somente através de um PC Connect). Em suma, não é aventura ... tudo completo você precisa do software. Editores de texto (despretensioso), mesa (inteligente), os planejadores (infelizmente, só será pago) jogos. Mas o número de programas para o BE-300 é enorme para uma completa »" PC de bolso em cem, e para o Palm - aos milhares. O que fazer? Parte do problema é resolvido com um software de emulação de outros computadores e consolas de jogos. Por exemplo, instalar o emulador de NES (o mais estável e não exigentes de computação intensiva PDA), você começa um jogo de bolso cor do console - a Dandy mesmo, que no início dos anos noventa trouxeram à mente de todos os menores da Rússia (no Ocidente, ele pohozyaynichal ainda na década de oitenta). Brinquedos para o NES na internet tanto quanto necessário (na minha opinião não seja inferior a quinhentas). Na SER-300 são quase todas - com poucas exceções (a dignidade da Casio não máquinas, e qualidade de software escrito emulador). Drawback - a utilização de jogos de gestão, hardware e software botões. Ou seja, o campo de jogo não é controlado por uma caneta. Normalmente no jogo BE-300 (ou qualquer PDA), os objetos do jogo podem ser manipulados pelo toque da caneta para a tela. Aqui temos que lembrar as habilidades para usar o gamepad - se forem, essas habilidades têm sido cada vez. Melhoria emulador - SNES. Este é o nível diferente e mais elevado de qualidade.Stereo (que está em uma máquina de escrever pode ser ouvido apenas por fones de ouvido ou alto-falantes externos), uma grande gráficos - persona próprio Super Nintendo. Sob o SNES emulador não são todos os jogos têm de ser selecionados empiricamente. Também não pode ficar sem serviços públicos de distribuição de memória RAM, já que a maioria dos jogos exigem mais memória do que o exigido pelo sistema BE-300. Do computador "software-falso" vem à mente emulador ZX Spectrum. Dado o número de programas para a plataforma antiga (centenas de milhares!), A sua livre e disponível (baixado instantaneamente, pois é muito pequeno em volume), a vida do proprietário Casio BE-300 looks em rosa. Infelizmente, não é. Emuladores, emuladores, mas para o BE-300 não tenha escrito um editor de texto decente, mesmo que remotamente se aproximando da saturação funcional do Pocket Word. O mesmo se aplica a outras aplicações de negócios - planejamento do programa, apresentações, navegar bases de dados (há um par de programas, mas para mim eles gostaram) e assim por diante. Em qualquer caso, o número ea variedade de software de computador Palm ainda sem rival. Máquina de Pocket PC com este programa agora em abundância, e Casio BE-300 - até agora. Depois de uma bateria fraca é uma segunda razão para as minhas dúvidas - não se apresse I, com a aquisição de BE-300. Para ser honesto - hoje eu tomaria uma cor Palm ... eu acho ...
Bom homem, sente-se - três
A pontuação final, que me atrevo a expor a Casio BE-300 é um trio resistente - na escala tradicional de cinco pontos. É verdade, os cinco não brilha ninguém, e os computadores Pocket PC 2002, só para puxar um de três de menos. Esta estimativa parece ser baixo reflete a minha atitude pessoal com a situação no mercado de PDAs. Popular computadores Palm, pegar minhas posições exame amador quadruple-minus (por falta de recursos de multimídia), tem liderança, não só por causa de algumas qualidades sobrenaturais (eles simplesmente não fazem), mas devido à disponibilidade destas máquinas para a mais ampla gama de usuários. Daí o número enorme de programas, inclusive - grátis. Se hoje é a mesma abundância de programas para o Pocket PC, que teria pago a atenção para o custo dos computadores em si? Iria comprá-lo. E nos outros computadores não iriam prestar atenção.
|
No entanto, não é assim - num certo sentido não é tão primitivo. O sucesso sem precedentes do iPaq caro, de repente ofuscou o Palm onipresente, - em sua perfeição, construção impecável, e não a quantidade de software. Sucesso sempre é causada por uma série de razões, especialmente em áreas de alta tecnologia. A tentativa da mesma empresa para liberar um barato Casio analógico Pocket PC falhou claramente. Entre as simplificações que afetam radicalmente o custo final do BE-300, é muito, muito controversa. "Dohlenky" da bateria, ea ausência de porta de infravermelhos - a mais óbvia. Computador pode ser usado em conjunto com um telefone celular, mas apenas se a conexão do cabo. É terrível inconveniente e, em geral, é problemático. Onde encontrar drivers para apoiar o intercâmbio de BE-300 com um telefone celular? Será que eles existem? E será que vai funcionar como uma simbiose sem o software adequado? Parece que mais uma vez vai ter que experimentar ... Enquanto isso, porta de infravermelhos (que custou! - Alguns centavos) Completamente eliminaria qualquer dificuldade. Observe na mais barata a porta IR Palm está instalado e funcionando bem ... Portanto, para celular comprar Casio BE-300 é inútil. Alas. Outra limitação importante - a especificidade do sistema operacional instalado no BE-300. Diga o que você gosta, e programas para esta máquina é lamentavelmente pequeno. Além disso, a companhia prometeu Casio atualizar seu sistema operacional Windows CE.NET status não altera em nada. Muito pelo contrário - está agravando a escassez de software. Julgue por si mesmo, e programas para Windows CE.NET ainda não o suficiente para jurar. E nós, a Casio BE-300 proprietários, também irá buscar edições especiais - para o processador MIPS.E verifique o programa para as demandas com a quantidade de memória RAM, que está no BE-300 não acrescenta qualquer meio ... O mesmo Windows CE.NET para o BE-300 já causou no acampamento de usuários frustrados. A mesma versão truncada do sistema operacional de base com alguns, talvez curioso sobre as mudanças. Mas, repito, truncado.
|
Metalion olha para o pequeno ecrã muito bem ... |
Resumindo, francamente - Eu máquina e ficou muito contente e desapontado. Saudado a alta qualidade de desempenho (Casio - um Casio), o desempenho equilibrado (Metallion mesmo olha para o pequeno ecrã apenas multa), um conjunto aceitável de recursos (música de stereotelefony soa muito bem, ler livros sobre o BE-300 é um prazer e notas Scribbles manuscrita entretenimento engraçado ) e custo, é claro, razoável. Cor PDA para duzentos e cinqüenta - não é um milagre? A decepção - permanente "síncope fome, vários hardware" decapitação "e uma pequena quantidade de programas. É tempo de exclamar, indignado - e que você quer? Ela queria. E deixá-lo em um futuro próximo não vai. E o que acontece - vamos ver ... Acredite em mim, não - não uma mão sobe para desativá-lo da tomada. Como pires de leite privar um gatinho indefeso. E ela vive em seu berço, apenas ocasionalmente indo em uma viagem curta para a próxima sala - para entreter-me com novos livros, jogos tão louco "em linha" ... para uma viagem mais grave no meu bolso, ele ainda não amadureceu. Os autores, em tradução:
Nicholas Nadéjdine