Confesso que a familiaridade com o teclado virtual de Bluetooth do i-tech (ou curto VKB), que teve lugar no início deste ano, os riscos de ofuscar todos os outros eventos a serem realizados no mercado de PDA no futuro previsível. Diante de nós - uma solução elegante para o problema da entrada de texto, um acessório exclusivo para todos os dispositivos móveis, e mais importante - absolutamente fantástico para usar um brinquedo. Familiarizada com ela em detalhes.
|
Fotos não refletem o brilho real do VKB |
By the way, as fotos não refletem o brilho real do teclado virtual. Na verdade, a imagem projetada - vermelho brilhante, de alto contraste, bem lido, de modo a distinguir entre as teclas, sem problemas. Bem, sim, custos de equipamento fotográfico, e voltamos para nossa análise. Hoje, talvez, não mais precisam convencer ninguém de que trabalhar com o navegador, ICQ e documentos de e-mail e escritório, não necessariamente para levar um laptop. Claro, que oferece um elevado nível de conforto, mas também leva um monte de lugares. Entretanto, esses objetivos básicos podem ser enfrentados com êxito PDAs, telefones inteligentes e até mesmo alguns telefones celulares. No entanto, sua eficácia é bastante aceitável para ler cartas e documentos, drasticamente reduzido quando você precisa escrever uma longa resposta, ou criar qualquer arquivo grande a partir do zero. Tudo repousa na ausência de um teclado ou do seu tamanho minúsculo. Na tela, bem como, teclado e "finger", não especialmente para overclock. Portanto, a digitação é muito lenta, eo menor aceleração aumenta drasticamente o número de erros. A resolução desta situação ocorre em duas direções. Por um lado, e desenvolveu um poderoso sistema preditivo inteligente, que permite obter o máximo de velocidade e conveniência de um ecrã pequeno, ou um teclado de hardware. Por outro lado, aparecem mais e mais maneiras originais de "encolher" e "colapso" um teclado grande, é mais conveniente para a execução. Não é a primeira variedade conhecida de teclado dobrável e macio, mas eles são comparáveis em tamanho à PDAs corpo, e muitas vezes até um pouco mais do mesmo. Além disso, um grande número de dobradiças e outras peças mecânicas aumenta o risco de fracasso - como sempre, no momento mais inoportuno. No entanto, uma decisão sem estas deficiências, já apareceram no mercado.
Primeira reunião
Mesmo os mais experientes na técnica de amigos, que foi apresentado à habitação VKB, não podia adivinhar o que é. Não é à toa - uma caixa de tamanho comparável a um maço de cigarros (visivelmente mais estreito e ligeiramente mais espessa º), feitos de toque suave do plástico cinza escuro, tem um par de botões e sem partes móveis.
As inscrições, quase não há dicas, só no painel traseiro colado ajuda em combinações especiais de teclas (mais tarde sobre eles). Em geral, a valorização do mistério. Para resolver isso, você precisará instalar VKB sobre uma superfície plana e pressione o botão alguns segundos no lado esquerdo. Neste caso, a luz azul piscando na parte superior do corpo, e invisível nas condições normais de raios vermelhos "desenhar" em cima da mesa a imagem visível do teclado de 63 chaves! Vem à mente a muitos filmes fantásticos, mas ao contrário deles, VKB realmente funciona, o que lhe dá o clique "teclas virtuais" para qualquer dispositivo compatível com Bluetooth.
Para maior clareza, a proposta de se familiarizar com as características do teclado: - Layout: 63 teclas de tamanho completo, teclado QWERTY e teclado QWERTY
- Tamanho da projeção: 295 x 95 mm
- Wireless Interface: Bluetooth, versão 1.1 classe 2 com suporte para perfis HID e perfil SPP
- Compatibilidade: Pocket PC 2002, Windows Mobile 2003/2003 SE/5.0; Palm OS 5.2/OS 5,4; Symbian UIQ, Series 60, e laptops Windows 2000/XP (mas é melhor especificar um fornecedor de compatibilidade com dispositivos específicos)
- Operação: funciona com qualquer tipo de fontes de brilho da luz ambiente para 600 lux (iluminação de escritórios típico é geralmente lux 200-300)
- Dimensões e peso: 90x34x24 mm, 80 g
Fornecido
Sendo um acessório caro (cerca de US $ 250) e bastante espectacular, VKB pode ser um grande presente. Contribui para isso e uma caixa na cor preta, que é fornecido acessório. Exceto para os "cubos" do teclado, a caixa contém um carregador para o caso de bateria de lítio, levando para o dispositivo de fácil transporte, feito de couro sintético e um par de bukletikov fina com instruções e um pequeno CD com drivers para os diferentes tipos de computadores.
Princípio de funcionamento
|
Com o mesmo sucesso que você pode desenhar um teclado em uma mesa ou trabalhar às cegas ... |
Na verdade, um teclado vermelho elegante, projetado sobre a mesa, só precisamos de você. No sentido de que só assim você pode desenhar no marcador de mesa, ou mesmo a trabalhar às cegas. Para o seu toque para o topo da tabela são as teclas digitadas, é o processo seguinte. No 1-2 mm de distância da mesa, paralelo à sua superfície, a área de trabalho abrange uma LEDs unidade integrada de infravermelho. Naturalmente, este luzes auxiliares o olho não está visível. Quando você toca em um dedo de uma das chaves, você cruza este "iluminado" do avião, os raios infravermelhos são refletidas a partir do dedo. Esta luz refletida é captada CMOS sensor instalado no meio do VKB e após um processo complicado, definir as coordenadas do dedo. Comparando-os com a disposição de teclado "mesh" de memória, você pode determinar que tipo de tecla foi pressionada. Tudo isso é um pouco como o mouse óptico normal, apenas em uma forma cada vez mais tecnológico e impressionante.
Comunicação com o computador
VKB suporta dois perfis Bluetooth - HID e SPP. Primeiro usado com notebooks e computadores comuns, enquanto o segundo é útil para a comunicação com PDAs e smartphones. Assim, se seu laptop ou computador tem suporte para Bluetooth e drivers decentes estão instalados, em seguida, conectar ao computador VKB pode haver puxando para fora da "caixa de CD em casa». No entanto, você pode buscá-lo - graças aos nossos próprios drivers, você pode reconfigurar o VKB e avaliar o estado do teclado, em primeiro lugar - o nível da bateria. Para Pocket PC é instalar os drivers é obrigatória. Especificamente para este teclado, empresa de desenvolvimento de Mobilidade "MakTsentr" faz uma versão de seu teclado controlador MacCentre Uniboard. Em nossos testes, usamos uma versão alfa do presente pedido e, portanto, avisou de antemão que com o lançamento da interface do programa vai mudar um pouco.
|
|
|
Assim, nas configurações do condutor pode, em particular, para ajustar a sensibilidade do teclado que é um ponto muito relevante.
Há também ajustar o brilho da imagem projetada, a auto-mode, etc
Entre outras coisas, você pode configurar as combinações não utilizadas tecla Fn para iniciar rapidamente aplicativos.
Quando você liga o teclado, que muitas vezes azul pisca para indicar uma vontade de "mate" com o computador. Correndo em busca PDA ou smartphone para BT-dispositivos, você verá uma lista de HID dispositivo «VKB». O emparelhamento no seu PDA, é-lhe pedido um PIN, você pode inventar a si mesmo. E agora o ponto de não-óbvias - para o acasalamento de sucesso para entrar rapidamente no mesmo código PIN no teclado projetado e clique sobre ele Enter. Depois disso, o teclado liga o raro "piscadelas", sinalizando o modo normal de operação. Você pode começar a digitar.
|
Cada vez que você liga o teclado tenta estabelecer comunicação com o pai do dispositivo BT-lo quando corretamente configurado o passado, para começar com o teclado não precisa tomar nenhuma ação adicional.Se você precisa configurar o teclado para trabalhar com outro computador, o dispositivo atual registrado pode ser redefinida por meio segundo, clicando em "reset" (escondido em um recesso sob a tampa do lado direito), ou por pressionar uma combinação especial de teclas no teclado projetado.
A prática de usar
Uso de VKB é um exercício muito interessante, porque todos os sentimentos são fundamentalmente diferentes de trabalhar em um teclado convencional. A principal e mais desagradável - a falta de feedback tátil. Na verdade, você bateria em cima da mesa, que é o seu toque não reage. É verdade, o teclado produz filmes de prova, e esta é uma tarefa muito fácil. E isso complica o que é realmente urgente detectado quando o dedo ainda paira no ar a uma altitude de cerca de 1 mm, de modo que você pode digitar um texto, mesmo sem tocar na mesa.
|
Acostume-se a este desafio. O principal problema - a mão e os dedos por um segundo não pode ser colocado sobre a mesa para o resto, porque enquanto a aumentar drasticamente a percentagem de falsos positivos. Também é difícil se acostumar com esse movimento o dedo do botão no botão para longe o suficiente "tomar" a partir da superfície, no ar. Em geral, quanto mais você tem experiência em trabalhar em um teclado convencional, a forma mais eficaz está a tocar nas teclas de costume, o mais difícil de reciclar. Ao imprimir cegamente erro mais comum - o aparecimento de espaços extras no meio das palavras. Ao imprimir com dois dedos, há cartas extra quando um dedo é transferido de uma chave para outro muito baixo. Infelizmente, o manual não inclui qualquer conselho sobre a cobrança precisa, por isso arrisco-me a dá-los. Em primeiro lugar, acompanhar de perto suas próprias mãos. Veja quais são as ações levam ao conjunto de errado e tentar evitá-los. Se algumas das letras que você digitou, não aparecem na tela, você deve reduzir a sensibilidade das definições do controlador ou usando uma atalhos de teclado especial. Se você estiver cartas extra, a sensibilidade deve ser aumentado. Aparentemente, os desenvolvedores a entender este termo como algo mais do que eu sou - no meu entendimento deveria ser vice-versa. Aconselhável para manter suas mãos no ar, a poucos centímetros acima da tabela. Se você está digitando cegamente, especialmente atento a "altitude" punhos e polegares. Se imprimir duas ou quatro dedos, cada tempo para levantá-los para cima, pelo menos, meio centímetro antes de passar para a próxima chave. Tudo isso só parece complicado, mas na verdade um par de dias de tormento e abuso podem ser utilizados para este tipo especial de contratação, com quase nenhum dano, em comparação com a velocidade normal de entrada, VKB trabalhar com eficiência e precisão. Na primeira, fazendo 5,3 erros por linha digitada, mas depois de alguns dias vem caindo a mais aceitável de 5,2 erros por página. Outro ponto importante - as condições de iluminação. Dependendo dessas mudanças como o teclado sobre a visibilidade da mesa, bem como a qualidade das chaves de detecção. No escritório ou iluminação artificial em casa, com luz fraca, não há problema. Se, no entanto, sente-se em um belo dia, pela janela, o teclado se desvanece. A visibilidade da imagem pode ser melhorada através do aumento da intensidade da luz, essa configuração é. Mas mesmo brilho a mais alta não vai ajudar se sua área de trabalho iluminada pela luz solar direta. Além disso, sob estas condições não funcionar corretamente combinação de diodo infravermelho e sensores, para assim determinar as combinações de teclas não impossível - as luzes do teclado vermelho. Em geral, para VKB iluminação brilhante do local de trabalho é mal.
|
Outro ponto importante quando se lida com VKB - as condições de iluminação |
Runtime
Apesar da relativa simplicidade, VKB está repleto de "greedy" componentes. Transceptor Bluetooth, projetor a laser, um LED infravermelho auxiliares - todos a bateria descarrega-se rapidamente. Durante a operação activa, as reivindicações do fabricante - mais de 120 minutos. Na realidade, depende da intensidade do jogo, o brilho do teclado de projeção, e varia entre 90 e 120 minutos. Isto é muito menos do que a "esticar" o seu PDA ou mesmo um laptop no modo de escritório, de modo que o valor é claramente muito pequeno. A boa notícia é que o conjunto de ativos por um longo tempo não precisa acontecer com muita freqüência. Para economizar bateria e tem desligamento automático VKB através de um período especificado pelo usuário de inatividade. Para ativar o teclado, basta pressionar o botão no final. E para desligar, basta destacar o caso da tabela - o sensor no fundo, desligue imediatamente todo o recheio.
A quantidade de impressões
A idéia por trás do VKB, extremamente promissora. Com o advento das baterias mais eficientes e mais compacta componentes eletrônicos podem ser definidos como todo o teclado mesmo em tamanho real é ainda mais delicada. E a versão atual é bastante confortável de transportar e cabe em qualquer bolso. Ele permite que você literalmente 3-5 segundos para implantar espaço de trabalho suficientemente confortável e funcional para qualquer aprendiz de mesa - se apenas que era plana e vazia. As chaves permanecerão em tamanho real, e seu número corresponde aos padrões do computador. Mas, infelizmente, VKB é completamente inútil em um ambiente onde o quadro acima descrito não está disponível para você, por exemplo, no carro. Nesse sentido, difícil teclados dobráveis são uma solução mais eficaz. Também incapacidade embaraçoso para trabalhar na luz do sol, por exemplo, em um restaurante no terraço de verão. Dada a onipresente Wi-Fi está se tornando uma limitação perceptível. Mas a versão mais gargalo "atual é uma bateria pequena. A bateria inteiramente carregada, não será suficiente sequer para metade de um dia de trabalho fora do escritório. Por os pontos fortes da VKB, além dos já mencionados, incluem alta flexibilidade (adequado para qualquer PDA, smartphones e computadores) e confiabilidade (não há praticamente nenhuma peça móvel e contatos confiáveis). Devido aos preços elevados, o público provavelmente serão os empresários que querem confortavelmente editar documentos e responder e-mails enquanto aguarda seu vôo no aeroporto ou em outro escritório nas negociações. Bem, é claro, não perca seus fãs as soluções técnicas mais avançadas, porque o VKB - é um gadget impressionante, e uma ótima maneira de impressionar amigos e conhecidos. Os autores, em tradução:
Boris Semenov